• facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

Gestão financeira: o seu negócio está preparado para mudanças?

A capacidade de se adaptar é uma habilidade poderosa para as empresas atualmente. Por causa da grande presença digital, o mundo está veloz e instável, mas a gestão financeira não pode ser deixada de lado.

E a pergunta de ouro é: como aplicar mudanças que melhorem o desempenho financeiro da empresa diante das evoluções do mercado? Hoje nós vamos responder essa pergunta. Boa leitura!

Você sabe a importância da gestão financeira?

A maioria das pessoas já tem uma mínima noção da importância da gestão financeira para o mundo corporativo, certo? Afinal, é o desempenho financeiro que pode definir como anda uma empresa, e a gestão é a ferramenta que guia a otimização dos recursos, a lucratividade e todos os gastos.

Em tempos de mudanças no mercado e com a chegada da pandemia, a gestão financeira cresceu como principal saída para lidar com tantas adaptações. O comportamento dos consumidores mudou, estão mais exigentes e adotando outras formas de consumo, e as empresas precisam responder aos novos cenários.

Para entender melhor como a gestão financeira pode te ajudar a atingir os objetivos empresariais enquanto otimiza o uso dos recursos financeiros, é só conferir o nosso artigo sobre as vantagens do controle financeiro.

O que fazer para mudar o meu desempenho financeiro?

O primeiro passo para mudar é entender se a sua empresa está pronta e capacitada para essas novas adaptações. Confira alguns aspectos organizacionais que podem te dar uma resposta: cultura forte e a liderança de times engajados e inspirados.

A análise de capacidade de retenção de talentos

O turnover é o índice da rotatividade de pessoal. Para esse cálculo, você precisa ter o número de entradas e saídas em um período de tempo, somar essas quantidades e dividi-las por dois. Em seguida, o resultado deve ser dividido pelo montante de trabalhadores na empresa.

A alta rotatividade de profissionais pode significar instabilidade na empresa, perda de profissionais capacitados, além de alto custo com treinamentos, admissões e demissões. Dessa forma, é prejudicial para a implementação de mudanças na gestão financeira.

A satisfação dos colaboradores

A satisfação dos colaboradores é muito importante para um alto nível de produtividade. Essa harmonia é essencial para aplicar grandes mudanças na gestão financeira, já que você precisará de todo o potencial da equipe. Para te ajudar, indicamos o employee Net Promoter Score (eNPS), índice do quanto os funcionários são “promotores” da sua empresa.

Pergunte aos funcionários “o quanto você recomenda essa empresa como um bom lugar para trabalhar?” e a resposta deve ser numa escala de 0 a 10. Em seguida, pergunte “o que motivou a nota?”. 

Nas notas de 0 a 6, o colaborador está insatisfeito com a empresa. De 7 e 8, o colaborador é neutro. De 9 a 10, o colaborador é “promotor”, pois promove a empresa como um bom lugar de trabalho.

Em seguida, siga a fórmula: eNPS = número de promotores – número de insatisfeitos/ número total de respostas. 

Agora vamos te mostrar como se adaptar. O estudo da Bain & Company levantou mudanças que estão ocorrendo no mercado e identificou o que é essencial no processo de melhorar o desempenho financeiro:

A mudança na liderança a partir do objetivo, direção e conexão

Objetivo: Mais do que nunca, o mercado está plural, com times diversos. Dessa forma, o líder precisa se dedicar para construir uma âncora que ofereça foco, pois uma equipe unida é mais engajada e está harmonizada com a liderança. A organização deve manter a mudança como objetivo comum a todos, criar uma cultura de pertencimento e inclusão na empresa.

Direção: A direção indica como a empresa chegará aos objetivos futuros. Durante as mudanças na gestão financeira, a liderança deve guiar o time com metas em comum para cumprir a estratégia

Conexão: O líder deve manter o time informado e conectado, para que tanto a aceitação quanto a comunicação permaneçam excelentes durante a adaptação.

A aceleração das mudanças criando capacidade, coreografia e escala

Capacidade: É preciso estar atento ao quanto de mudança a sua empresa consegue abarcar. O líder deve ficar atento aos sinais de sobrecarga da equipe e até do próprio sistema produtivo e financeiro.

Coreografia: Planeje antes de executar. A empresa deve ser rápida e fluida, mas não pode faltar preparação antes de implementar as mudanças, mesmo que posteriormente seja necessário se reorganizar.

Escala: Uma ótima ideia é um começo, mas é preciso continuar agregando valor e inovação para gerar mais impacto. Permaneça testando a ideia no mercado.

Planeje, e organize a mudança com desenvolvimento, ação e flexibilidade

Desenvolvimento: Deve haver capacitação, aprendizado e treinamentos contínuos na empresa, mesmo para os gestores.

Ação: Negócios não mudam, as pessoas mudam. Por isso, devem ser implementadas ações práticas para mudanças no comportamento do time.

Flexibilidade: Com o mercado instável, a empresa deve permanecer sempre capaz de se reconfigurar, melhorar o cenário de trabalho, e abrir mão das estruturas rígidas.

Quer se aprofundar na prática de melhorar a sua gestão financeira? Confira 5 ações para implementar no seu negócio, saiba como aumentar o caixa e entenda como otimizar essa gestão.

Preparar a sua organização para mudanças é um trabalho que inclui reavaliar toda a gestão, as vendas, o Marketing, e a estrutura da sua empresa. Por isso, você precisa contar com profissionais qualificados para te auxiliar nas adaptações corretas. A Produtiva tem tudo isso e muito mais para você! Com a nossa consultoria vamos te guiar em direção ao sucesso financeiro. Fale conosco!

  • facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

Leia também

  • Como criar um processo seletivo eficaz?

    Você já parou para pensar sobre como o recrutamento é parte essencial de um negócio? […]

  • Como criar um planejamento financeiro: Etapas e pontos de atenção

    Você não consegue entender as entradas e saídas de dinheiro na sua empresa? Por vezes, […]

  • Como retomar o crescimento de um negócio?

    A estagnação de um negócio significa a falta de crescimento, os resultados inalterados e a […]