O período da pandemia levou diversas empresas a falência e outras estão tentando sobreviver no mercado. Entretanto, das micro às grandes empresas a falta de um bom planejamento financeiro se mostra um problema, pois é uma ferramenta eficiente na estratégia do empreendimento. Ter uma gestão financeira que se prepara para momentos bons e períodos de crise é essencial.
Diversas empresas estão recuperando as finanças pós-crise, mas nem todas sabem por onde começar. Controle financeiro não é tão complicado quanto parece, porém necessita de constante análise de fluxo de caixa e relatórios frequentes das finanças. Estamos no período pós-crise, a época ideal para recuperação: fazer um balanço geral para saber a real situação da sua empresa e procurar ações que ajudem a alavancar as vendas do seu negócio.
A Gestão financeira está conectadas a todas as atividades financeiras de uma empresa. É através dela que os recursos financeiros (impostos, salários, benefícios, entre outros) são corretamente administrados com base nas receitas e despesas previstas, o que fortalece a organização e consequentemente a companhia cresce de maneira sustentável, possibilitando novos investimentos.
Um dos principais pontos que uma boa gestão estratégica foca é a precificação. Nem todo empreendedor sabe como precificar seus produtos ou serviços o que pode causar o fechamento do negócio em períodos bons ou ruins. É a venda do seu produto/serviço que irá retornar o valor investido, se ele não está de acordo com as necessidades financeiras, o fluxo de caixa não será positivo, resultando em mais saídas (despesas) que entradas (receitas).
Principalmente depois que o mercado passou por uma crise, o (re)planejamento é quase obrigatório, pois todas as informações que se tinha de fluxo de caixa, já não mais correspondem à realidade atual.
Um planejamento financeiro nunca é feito apenas uma vez, ele é refeito de tempos em tempos já que o mercado está em constante mudança, e sua empresa, em constante crescimento. Caso ainda não tenha feito o seu planejamento, comece o quanto antes. Assim você resguarda sua empresa de futuros problemas e beneficia a saúde do seu negócio.
Dica: Procure informações externas, analise o mercado, verifique se houveram quedas, qual a variação financeira, locais onde ocorreram as maiores oscilações e qual a situação do seu nicho. Informações assim te ajudam a ter uma visão macro da realidade e influenciam diretamente na recriação do planejamento.
Com base nas informações colhidas sobre as oscilações financeiras do mercado, você possui dados para determinar uma média base de preços cobrados no seu nicho. E sim, os preços dos seus produtos podem variar de acordo com a sua necessidade, o que evita perda de clientes e diminuição do lucro da empresa. Esteja sempre atento (a) às necessidades dos clientes e ao valor percebido nos seus produtos/serviços oferecidos.
Saber os objetivos e metas da empresa é traçar os caminhos para a melhorias e expansões. Os objetivos e metas devem ser compartilhados por todos os colaboradores a fim de se transformar em guias para todas as ações empresariais. Assim todos caminham juntos para um mesmo lugar.
O erro mais comum que os empreendedores cometem é misturar as finanças pessoais, com as empresariais, principalmente em empresas familiares. O lucro da empresa acaba não possuindo um objetivo ou meta, e com o tempo, o proprietário precisa investir suas economias para que a empresa não “morra”.
Um planejamento financeiro adequado separará as finanças e definirá passos serão concretos para fortalecer a saúde financeira do negócio. Dessa forma, nem o empreendedor, nem a empresa se prejudicam.
O crédito emergencial salvou diversas empresas brasileiras, então aproveite esse momento para organizar tudo. Um bom sistema de gestão terá informações decisivas para os próximos passos, porém quando não planejado, o crédito empresarial pode ser prejudicial.
É necessário ter muito cuidado quando solicitar créditos, mesmo com juros baixos, eles podem destruir seu negócio se o mercado esfriar e não tiver um fluxo de caixa ativo.
“Não adianta pegar pensando em ter a mesma operação que teria antes da crise. A condição será pior.”
(diz o assessor econômico da FecomercioSP, Guilherme Dietze).
Antes de pedir um empréstimo, analise bem o mercado e procure outras opções viáveis, como entrar no modelo de negócio digital e expandir virtualmente sua empresa com a adesão de um marketplace ou e-commerce. Qualquer que seja decisão você vá tomar, é imprescindível que se tenha um planejamento financeiro, sem ele você fica para trás na corrida do empreendedorismo.
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