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Tendências do mercado para 2023

Você conhece o termo “business trends”?

São as tendências de negócios, um conceito que norteia muitas empresas e tende a impactar o funcionamento de diversos setores. Negligenciar as tendências significa negligenciar o comportamento do consumidor e as suas mudanças, perdendo competitividade no negócio.

Então, sem mais demora, vamos falar sobre as tendências que estão por vir, e assim,  a sua empresa manter um alto nível de inovação e força no mercado.

Por que sua empresa deve se atentar às tendências de mercado?

As tendências de mercado são os sinais que os consumidores, a economia e outras variáveis entregam para que você possa guiar as suas decisões e ser mais assertivo nos seus planejamentos. São os sinais de mudança do mercado.

As tendências mostram o futuro, o que os clientes pedem da sua empresa, pois normalmente as inovações que estão em alta são as desejadas pelos consumidores.

Assim, é possível entender mais sobre o futuro e guiar o seu time com base no que o público comunica. Se quer saber mais detalhes sobre as tendências a serem seguidas, continue a leitura para conferir as 5 tendências mais pedidas no próximo ano. 

5 tendências para seguir em 2023

Antes de colocar em prática qualquer plano de ação para atingir as tendências que falamos a seguir, lembre-se que é necessário se planejar bem e analisar o que querem os seus clientes.  

Agora vamos aos tópicos:

Tecnologia: marketing responsivo

O mundo digital está cada vez mais tomando o mercado e até o formato de compra, por isso, uma das principais tendências para 2023 é no formato de se comunicar com o cliente e vender. 

Desde o seu website até os conteúdos que você cria devem ser adequados aos canais digitais, as redes sociais, o e-commerce e os smartphones. Isso porque é muito provável que os seus clientes comprem majoritariamente online.

De acordo pesquisa da FGV, o Brasil possui mais celulares do que habitantes! Se você não mira nesse público, pode estar perdendo dinheiro.

Adaptação ao Data Driven

O uso correto dos dados pode guiar a sua empresa e evitar imensos prejuízos. A cultura Data Driven, que se baseia em captar informações e, com base nelas, tomar decisões, é essencial para evitar que processos cheios de falhas tomem a sua produção. Os dados tornam a tomada de decisões diária muito mais fácil.

Crescimento ainda maior dos vídeos

Os vídeos estão em alta! O próprio Instagram está mudando para um formato cada vez mais centrado em vídeos. Esse tipo de conteúdo ganhou cada vez mais espaço desde o TikTok, e atinge uma imensa quantidade de público.

Não se esqueça de criar uma boa estratégia digital antes de entrar nesse mundo, ou você não irá alcançar os clientes certos.

Busca por voz

Chamar os famosos Assistentes de Voz (o famoso Ok, Google e a Siri, por exemplo) é cada vez mais comum, prático e intuitivo. 

Essa é uma grande tendência futura: a busca por voz. Além de ser uma técnica ágil, é acessível às pessoas com deficiência visual ou baixa escolaridade.

Conteúdo interativo

O conteúdo interativo coloca os consumidores no centro dos processos de vendas, adaptando o fluxo conforme as suas dores e necessidades. As avaliações, perguntas, chatbots, gamificação e outras ferramentas de opinião ficam mais centralizadas.

Além disso, o conteúdo interativo é mais imersivo, e vai ter mais e mais investimento para os próximos anos, juntamente ao famoso metaverso.

Faltam apenas dois meses para a chegada de 2023, e é preciso se preparar para as mudanças que estão por vir. Comece construindo um planejamento estratégico, otimizando o seu Marketing Digital e ouvindo a opinião do seu público.

Se precisar da nossa ajuda, estamos sempre disponíveis. Somos especializados em otimização de processos e inovação. Fale conosco!

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