• facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

Sintomas de um estoque mal gerido no seu negócio

O estoque é uma ferramenta-chave para uma empresa. Qualquer problema nele, seja excesso de produtos ou falta, dificuldade de encontrar materiais, manutenções atrasadas… Qualquer situação pode definir o rumo da companhia.

Sendo assim, você já deve saber quão importante é manter o estoque bem organizado e gerenciado. Mas como identificar se afinal o seu estoque está indo bem? Como não ser pego desprevenido por problemas? É só seguir a leitura que nós te ajudaremos a identificar.

O que causa um estoque mal gerido nas empresa?

O gerenciamento do estoque é o manuseio de um bem de alto valor para empresas, ainda mais se os produtos presentes no armazenamento forem diversos, e assim mais difíceis de controlar. Esses insumos normalmente são transportados, seja para iniciar a produção do produto final ou diretamente para o cliente. 

No transporte ou antes dele, muitos erros podem ocorrer. A falta de controle gera a dificuldade de identificar quando os produtos sairão da validade, o que inclusive causa riscos à reputação do negócio, caso produtos fora da validade sejam vendidos. O prejuízo de insumos parados ou estragados é enorme.

Além disso, os insumos podem ser danificados, esquecidos, comprados além do necessário, ou ainda estarem em falta – o que para a produção… Por isso, é necessário tomar medidas que evitem esses cenários. É preciso ter uma gestão que cuide da entrada e saída dos produtos.

Quer saber mais sobre a importância do controle do estoque e os bens que ele traz para a sua empresa? Confira! 

Sintomas de um estoque mal gerido

Agora vamos ao que você precisa notar para identificar se o seu estoque está com problemas: 

Ausência de relatórios

Relatórios são registros do monitoramento do estoque, e, quando estão disponíveis para todos os colaboradores, tornam esse controle muito mais assertivo. A partir deles, é possível saber dados sobre os itens, se estão em falta ou em grande quantidade. Por isso, a falta desses documentos podem indicar que informações e erros estão passando despercebidos. 

Ausência de cálculos que dizem o tempo do produto na empresa

Produtos estragados são grande causa de prejuízos para a empresa, além de poderem gerar enormes erros que danificam a produção e a imagem da empresa no mercado. Nesse quesito, não há como correr riscos. Por isso, se a empresa não está fazendo cálculos que exerçam controle sobre a condição de cada produto, isso é um indicativo de perigo

Excesso de locais de armazenagem

Quando os produtos são comprados em excesso, a empresa precisa de mais locais para armazenagem, o que custa caro. Todos esses locais devem ter seus custos contabilizados, e o controle do estoque irá ajudar a identificar se eles são mesmo necessários ou se há excesso de insumos parados.

Você sabe como escoar estoque em pausa e evitar produtos estragados? Confira aqui como driblar essa situação com eficiência! 

Ausência de treinamento

Nenhum controle de estoque funciona bem se o colaborador que o gerencia não for bem treinado para esse feito. Ele deve saber repassar tanto os pontos de qualidade do produto quanto a logística do manuseio do estoque e o uso dos softwares de controle. Se houver ausência de treinamento da equipe, erros podem passar despercebidos.

Ausência de organização

Organização é uma palavra-chave quando se trata de controle de estoque. Sem ela, todos os riscos que falamos anteriormente estarão presentes. A organização envolve revisar as instalações de armazenamento, manter os relatórios em dia, avaliar as validades, utilizar estratégia para alocação dos insumos e mais.

Ausência de inventário

O inventário é uma parte necessária da organização dos produtos no estoque – ele mostra o que foi vendido, armazenado, comprado e outras informações. Sem essa lista atualizada, as perdas podem ser grandes e todo o fluxo pode ser danificado. Caso o seu estoque não tenha um inventário (de preferência digital), provavelmente há descontrole dos números e perda de mercadorias

Se quer entender o que fazer diante desses problemas, confira o nosso artigo sobre métodos de gestão de estoques. Ao aplicar um bom gerenciamento, os benefícios adquiridos pela empresa são inúmeros. Há facilidade na logística, aumento do lucro e proteção contra custos desnecessários.

A Produtiva tem a equipe que você precisa para te ajudar a aplicar metodologias ideais para gerenciamento de estoque! Vamos te dar suporte para neutralizar qualquer erro de gestão, otimizando os seus processos e alcançando maior lucro. Fale conosco!

  • facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

Leia também

  • Como criar um processo seletivo eficaz?

    Você já parou para pensar sobre como o recrutamento é parte essencial de um negócio? […]

  • Como criar um planejamento financeiro: Etapas e pontos de atenção

    Você não consegue entender as entradas e saídas de dinheiro na sua empresa? Por vezes, […]

  • Como retomar o crescimento de um negócio?

    A estagnação de um negócio significa a falta de crescimento, os resultados inalterados e a […]