Toda empresa necessita de recursos financeiros, mas nem sempre tocar a estrutura financeira de uma empresa é uma tarefa fácil.
É preciso organização e disciplina para manter o controle de tudo que entra e sai, e acompanhamento para saber o momento certo de poupar ou investir, e como se planejar para manter a saúde financeira da organização.
Os grandes problemas financeiros de uma empresa começam em pequenas ações ou simplesmente pela falta delas.
Como, por exemplo, a falta de uma rotina para gerir as movimentações, a falta de um acompanhamento dos investimentos ou a falta de planejamento frente ao que se gasta e ao que se ganha.
E por onde começar? Como saber quando é preciso investir em um planejamento financeiro? Como saber se estou no caminho certo?
Se você se identifica com algum dos questionamentos abaixo, talvez você esteja precisando de uma auditoria financeira em seu negócio.
Ter controle sobre as entradas e saídas da empresa é primordial para o planejamento financeiro.
Ter centros de custos bem definidos ajuda a manter a organização das contas, classificá-las dá a oportunidade de saber para onde está indo o dinheiro que entra.
Dessa forma será possível saber, por exemplo, qual setor da empresa representa a maior porcentagem dos gastos, ou de que forma seria possível reduzir os custos da empresa.
Além disso, é possível definir prioridades de gastos, se suas despesas superam os seus custos talvez seja hora de frear e investir mais no que é de fato seu produto final.
Identificando também valores altos e discrepantes é possível analisar a possibilidade de cortes ou negociações dependendo de qual centro de custo a conta está inserida.
Por praticidade do dia-a-dia, alguns gestores costumam realizar compras pessoais no cartão da empresa, ou na urgência, comprar no seu cartão pessoal algo que esteja faltando na empresa.
Esse é um dos piores erros que uma organização pode cometer, misturar as contas empresariais e pessoais compromete a assertividade dos dados financeiros e impede que planos de ação assertivos sejam tomados.
É possível reverter, mas imagine o quanto seria difícil separar e discriminar cada movimentação de todas as contas envolvidas para de fato saber as saídas feitas em nome da empresa.
O ideal é que no início do seu funcionamento, a organização tenha uma conta separada, e nela sejam realizadas todas as entradas e saídas para que dessa forma os números não se tornem irreais.
Muitas empresas analisam suas vendas de forma individual em uma ótica de saídas e volume de vendas apenas.
Porém, essa não é a única perspectiva que o financeiro deve ter, o quanto é gasto para poder chegar de fato à venda é um valor essencial para a análise de lucro x prejuízo na empresa.
Afinal, vender 1.000 produtos ou 10.000 não determina definitivamente um cenário positivo.
Mas o grande segredo do planejamento financeiro é olhar por todas as perspectivas e analisar todas as vertentes, e incluir nessa análise não só o quanto se tem de custos.
Mas o quanto se tem de investimentos, depreciação e despesas em geral, para definir se as vendas estão cobrindo todo o gasto necessário para a entrega de valor final.
Seja esse gasto uma agregação de valor de forma direta ou indiretamente.
Tem sempre aquela meta que não é alcançada por falta de dinheiro para investir? Não para nada no caixa?
Ter sempre um valor guardado para emergências, ou ter um valor para investir em algo novo do mercado é muito importante para o crescimento e sobrevivência da empresa.
Mas contas não param de chegar, por isso, é necessário se planejar financeiramente para nunca faltar ou sobrar demais.
Um planejamento pode ajudar na programação de gastos e reservas de forma saudável, mantendo as contas em dias mas norteando a empresa na melhor maneira de usar seu lucro de forma segura.
Saber utilizar e gerenciar indicadores financeiros pode ser um ganho de tempo e até dinheiro se você considerar que tomadas de decisões rápidas podem ser mais lucrativas.
Analisar as informações financeiras, pode levar muito tempo e se tornar uma atividade exaustiva.
Por isso, compilar em indicadores otimiza o tempo destinado à análise e possibilita decisões bem mais assertivas.
Lucratividade, rentabilidade, margem de contribuição, ponto de equilíbrio são alguns dos indicadores que podem auxiliar a gestão da empresa.
Independente do porte ou segmento da empresa sempre existem várias opções de indicadores que podem ser acompanhados, e aprender a interpretá-los pode ser crucial para a estratégia da organização.
Ficou alguma dúvida ou quer saber mais sobre planejamento financeiro? Entre em contato com nosso time! Estaremos à disposição para te ajudar.