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Entenda a importância da gestão da qualidade em sua empresa

A gestão de qualidade são todas as atividades desempenhadas dentro de uma empresa, de forma a garantir a consistente conformidade, dos produtos ou serviços ofertados por ela com as expectativas dos consumidores. 

Assim, a qualidade em uma empresa não deve ser somente ligada às atividades operacionais, mas sim, transformadas em responsabilidade de toda organização. Com intuito de aprimorar os processos da empresa e aumentar o nível de excelência em suas atividades. 

Importância da gestão de qualidade 

Atualmente há uma crescente consciência de que bens e serviços de alta qualidade podem dar a uma organização considerável vantagem competitiva. Isso se deve, ao elevado poder competitivo do mercado, aliado às exigências do público se tornarem cada vez maiores. 

Por isso, é importante que as empresas busquem diariamente eliminar as lacunas de seus processos, tanto na produção, como na entrega do produto ou serviço, procurando sempre a plena satisfação de seus clientes. 

Que benefícios da gestão da qualidade pode trazer para o seu negócio

Através da gestão da qualidade, a empresa passa a ter processos cada vez mais bem estruturados e, consequentemente, uma variedade cada vez mais baixa, o que é o mesmo de dizer, que os produtos e processos estão cada vez mais padronizados. Assim, a empresa consegue agradar seu público alvo com mais facilidade. 

Confira abaixo, algumas das vantagens alcançadas pela implementação de uma gestão da qualidade empresarial: 

Eficiência dos processos 

O gerenciamento da qualidade em projetos contribui para a aplicação de métodos mais eficientes dentro do processo. Assim, pontos de melhorias são mais facilmente identificados, alcançando uma maior assertividade nas formas de realizar as atividades, otimizando tempo e recursos. Nesse sentido, a gestão de qualidade analise cada etapa dos processos, identificando melhorias e planos para essas serem aplicadas. 

Padronização de processos 

Mesmo adotando metodologias mais eficientes, é preciso haver processos bem estruturados para que a equipe possa trabalhar de forma mais organizada, garantindo melhores resultados. Nesse cenário, a empresa deve adotar processos padronizados e uma metodologia de trabalho única, facilitando o monitoramento dos indicadores de desempenho. 

O princípio disso é baseado pelo fato de que quanto mais uma atividade é repetida, mais clara ela fica e automaticamente a pessoa ganha mais destreza em realizá-la, reduzindo o número de falhas e variações do produto. 

Redução de Riscos 

Os riscos advindos dos projetos, tanto no desenvolver do produto, como também quando este já estiver pronto, podem ser reduzidos se você tiver um controle de qualidade. Já que o controle de qualidade atua na identificação de falhas e não conformidades. 

Ela também atua na prevenção de possível adversidades, já que a equipe passa a atuar de maneira mais proativa em todo o decorrer do projeto, identificando as raízes do problema e traçando planos para solucioná-los. 

Economia de recursos 

A partir das melhorias no processo produtivo, que um dos focos é sempre a redução de desperdícios, os orçamentos dos projetos são cada vez mais reduzidos. Dessa forma, tornasse viável a redução do uso de recursos, favorecendo a diminuição do custo de produção, beneficiando o gerenciamento financeiro no negócio. 

Compreensão das necessidades do cliente 

Ao adotar o processo de gestão da qualidade, todo o trabalho deve ser focado em atender a demanda do cliente. Para isso, as respostas dos clientes e suas necessidades são transformadas em funcionalidades, que agregam valor ao produto. 

 

Satisfação dos clientes 

Partindo da ideia de que o negócio ao aplicar uma gestão de qualidade irá compreender melhor as necessidades de seu público, ele também irá oferecer tais necessidades da melhor forma ao cliente, contribuindo para a fidelização deles. 

Como aplicar a gestão de qualidade em sua empresa

Para aplicar a gestão da qualidade em uma organização, é interessante conhecer todos os processos da empresa e analisá-los minuciosamente. Além de entender que o gerenciamento da qualidade é um processo contínuo de melhoria no sistema. 

Nesse sentido, é importante utilizar uma metodologia cíclica, como o método PDCA (Plan, Do, Check, Act). Ele é utilizado para aperfeiçoar o nível de gestão através do controle eficiente processos, padronizando informações e reduzindo as chances de erros nas tomadas de decisões. O uso dele é importante ao aplicar a gestão da qualidade, pois ele define a ordem de cada etapa de gerenciamento. 

As etapas dos clico PCDA serão apresentadas a seguir:

Plan 

Sendo a primeira etapa, identificada como Plan, ou seja, é uma etapa de planejamento. Nela deve ser analisado o cenário da empresa e identificado pontos de melhorias nos processos, por meio de ferramentas da qualidade como diagrama de Ishikawa, matriz Gut e cinco porquês. Em seguida, ainda na mesma etapa, são traçados planos de ação, como também são criados indicadores, para 

serem utilizados mais a frente, que mediram o nível de desempenho do processo. 

Do 

A segunda etapa, representa a execução dos planos de ação, desenvolvidos na etapa anterior, na empresa em questão. 

Check 

Nessa etapa, acontece a checagem dos planos que foram realizados no projeto. Dessa forma, é verificado se as metas foram alcançadas, caso não forem, é investigado o motivo disso. É nessa etapa que também ocorre o monitoramento dos indicadores de desempenho, auxiliando também na identificação gargalos que prejudicaram o alcance das metas. 

Action 

Na última parte o ciclo, ocorre a padronização dos processos que atingiram o resultado esperado na empresa, a fim de que tragam mais benéficos para o negócio. Por outro lado, para os planos de ação que não conseguiram oferecer tantos resultados ou não alcançaram as metas previstas, serão desenvolvidas para eles ações corretivas, dando início há um novo ciclo PDCA. 

A gestão da qualidade é um processo contínuo de controle e melhoria de um projeto, a ideia é que ao aplicá-lo você sempre esteja buscando aprimorar os processos e as técnicas de sua empresa. Com objetivo de oferecer o produto ou serviço de forma mais fidedigna ao cliente, em relação às especificações determinadas pela própria empresa. 

Quer colocar em prática e garantir a uma gestão de qualidade na sua empresa? Entre em contato conosco e fale com um especialista.

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