Otimização do tempo é muito importante na vida pessoal, e é ainda mais no trabalho. Com o mercado acelerado, a saúde mental parece ter ficado para depois e é cada vez mais difícil gerir tudo o que é necessário para não se sentir sobrecarregado.
Atualmente, a boa gestão do tempo anda lado a lado com a saúde mental. Por isso, o nosso tema de hoje são dicas e técnicas para otimização de tempo no trabalho e como elas fazem diferença para o bem-estar do colaborador. Boa leitura!
Gestão de tempo parece um conceito muito comum, mas afinal, o que é?
Trata-se do planejamento das tarefas diárias (nesse caso, empresariais) para que elas sejam feitas com mais eficiência, organização e controle. Com o tempo bem dividido, além da produtividade ser maior, nenhuma prioridade será deixada de lado e não faltará tempo para o que importa.
Ou seja, não é apenas elencar um conjunto de atividades e os seus horários, mas gerir esses tempos para que nenhuma atividade sobreponha a outra, para que tudo o que é importante permaneça no topo e para que tudo seja realizado com sucesso.
Você pode ter se cansado só de ler o conceito da gestão de tempo, mas a técnica é extremamente essencial.
Ela contribui para que o colaborador tenha uma agenda organizada e o cenário não se resuma em cobrança, sobrecarga, responsabilidades mal divididas, atrasos e outros problemas que prejudicam a saúde mental da equipe.
Uma gestão mal feita impacta diretamente na qualidade de vida dos funcionários, já que o resultado é quase sempre um grande acúmulo de demandas e uma insatisfação generalizada.
Esse tipo de cenário pode, inclusive, interferir na vida pessoal do colaborador, já que ele comumente acha que deve “levar trabalho para casa” – mesmo que seja através das preocupações constantes.
Quer saber mais sobre saúde mental no trabalho? Leia aqui o nosso artigo sobre o tema.
Você pode estar surpreso sobre o quão próxima a gestão de tempo está de uma mente saudável. De fato, esse é um conhecimento que nem todo mundo tem. Mas, já que começamos o tema, saiba que tem solução! Então vamos partir para a prática:
Fazer esse simples planejamento é mais complexo do que parece. Para começar, você deve ter um conhecimento prévio, ou seja, você precisa saber quanto tempo normalmente demora para cumprir cada uma das tarefas que terá nestes dias. Nenhuma atividade deve se sobrepor a outra!
Contabilize também as preparações para cada uma dessas atividades, como o sono ou o estudo necessários para que a hora da prática vá bem. Seja honesto consigo mesmo, e defina quanto tempo você consegue permanecer focado sem dispersar. Com certeza, esse número aumentará com o tempo, mas é essencial manter a exatidão.
O planejamento deve ser construído de forma que o que é prioridade nunca deixe de ser feito!
Então, faça a boa e velha lista de tarefas. Tenha uma visão a médio e longo prazo, priorizando o que é emergencial e analisando quando é possível trabalhar naqueles projetos pendentes.
Trabalhe a sua própria capacidade de entender em quanto tempo você precisa começar vs tarefas para que elas estejam prontas dentro do prazo.
Finalmente, você deve delimitar um tempo final. Caso ele já exista (determinado pela própria empresa ou cliente, por exemplo), o ideal é que você delimite o seu próprio prazo antecipado para que haja um tempo “para emergências”.
Caso o prazo não exista, é hora de exercitar o autocontrole e delimitar o seu próprio. Isso vai te ajudar a fugir da procrastinação, trabalhar mais focado e melhorar a atenção.
A saúde mental deve sempre ser prioridade nessa lista. Ela é o pilar. A gestão de tempo é um método que deve trazer resultados positivos para todos na empresa, não só para a produtividade em si.
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