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Saiba o valor de ter bons indicadores

Em uma empresa, só é possível gerenciar o que se mede, só se mede aquilo que se define e só se define aquilo que se compreende.

Para entender o que está se passando na empresa, os indicadores são fundamentais, pois vão mostrar de forma objetiva como o desempenho da empresa está em relação ao almejado, ou seja, sua meta.

É importante que os indicadores sejam expostos em algum tipo de gestão visual, para que o maior número de funcionários tenha conhecimento do desempenho dos setores.

O que você vai aprender neste post:

  • Como os indicadores auxiliam a bater metas?
  • Como criar indicadores?
  • Tipos de indicadores
  • Exemplos de indicadores

 

Antes de criar indicadores:

É importante que antes da implementação de indicadores seja estabelecido metas. Um planejamento estratégico para definir onde a empresa deseja estar no futuro e que tenha noção dos seus recursos disponíveis é de extrema importância, para que a empresa consiga medir o seu desempenho e a partir disso identificar se está no caminho certo ou se necessita urgentemente de planos de ação. É importante que se tenham metas em todas áreas chave da empresa para que todos os setores evoluam em conjunto e contribuam para as batidas de metas, geralmente essas áreas são: Processos, Recursos-Humanos, Clientes e Financeiro.

Como os indicadores auxiliam a bater metas?

A partir da noção do gestor sobre como o está o andamento da sua empresa, os indicadores vão servir de base referencial e vão apontar o caminho correto que o empresário deverá seguir. Os indicadores vão ajudar a identificação de problemas, definição de prioridades e a partir disso, elaboração de planos de ação para que a empresa alavanque cada vez mais o seu negócio.

Como criar indicadores?

Para usar indicadores, é necessário começar coletando dados da empresa, sejam dados financeiros, de produtividade ou até mesmo de capacitação, para que a partir da soma desses dados coletados se obtenha informações e com isso, seja demonstrado em números como anda o desempenho de certa área. Geralmente os indicadores são elaborados a partir de fórmulas matemáticas, que relacionam os dados coletados no período com os de um período anterior, para assim, saber de forma quantitativa como o desempenho está evoluindo.

Tipos de indicadores:

Dentro de uma e presa, podem existir dois tipos diferentes de indicadores, o indicador de resultado e os de processo.

  • Indicador de resultado: Vai medir como está o andamento da empresa de acordo com as metas estabelecidas e o planejamento estratégico traçado. Basicamente vai medir o alcance dos resultados.
  • Indicador de processo: Vai medir se a empresa está conseguindo utilizar seus recursos da melhor forma possível. Basicamente vai medir o esforço capaz de construir o

Exemplos de indicadores:

Como dito anteriormente, para bater metas, é importante que cada setor da empresa tenha objetivos que devem ser mensurados. Isso deve ocorrer para que, caso algum setor não esteja atingindo as suas metas, aconteça uma reunião para revisão das metas e depois se possa elaborar planos de ação. Então, para que se compreenda melhor algumas formas de medir o desempenho dos setores, listamos exemplos dos principais indicadores dentro de uma empresa:

  • Faturamento: Um dos indicadores mais conhecidos, o faturamento vai mostrar o quanto de dinheiro que está entrando na empresa através de suas
  • Lucro: O lucro mostra o quanto a empresa está ganhando com as vendas, ou seja, o dinheiro que entra com as vendas descontando os custos dos produtos.

Lucro = Faturamento/Custos

  • Lucratividade: É a porcentagem de lucro pelo faturamento que a empresa está obtendo, vai ser importante para o empresário entender melhor o caminho da sua empresa, pois muitas vezes os gestores so se preocupam com o faturamento e esquecem de buscar entender o quanto ele realmente está ganhando com

Lucratividade = (Faturamento/Custos) x 100%

  • Ticket Médio: O Ticket Médio vai relacionar o faturamento total com a quantidade de produtos vendido. É importante para ter uma ideia de quanto a empresa vai precisar vender para bater determinadas

Ticket Médio = Faturamento/Quantidade vendida

  • ROI: Do inglês “Return over investiment”, o ROI vai saber a porcentagem do ganho em cima do que foi investido. Pode ser aplicado desde um produto que foi comprado e posteriormente revendido, matéria-prima comprada, modificada e vendida ou até na parte de RH, quando há um investimento com treinamentos ou consultoria interna, onde há um gasto inicial e depois vem um retorno financeiro.

ROI = (Retorno Obtido – Investimento Realizado/Investimento Realizado) x 100%

  • Turnover: Esse indicador vai mostrar como é a rotatividade dos funcionários na empresa. É importante que o Turnover da empresa seja o menor possível, isso porque existe taxa de rescindir com os funcionários e além de demandar tempo de adaptação de novos.

Turnover = Número de Funcionários Desligados/Número total de funcionários ativos em determinado período

  • NPS: Net Promoter Score é um indicador de satisfação do cliente. Após a realização de um serviço ou a venda de um produto, pode-se fazer uma pesquisa com os clientes para saber de 0 a 10 o quanto ele recomendaria a empresa para seus amigos, pois além de saber o quão feliz seus consumidores estão com você, é possível, através de feedbacks, saber o que pode ser melhorado. As notas no NPS são separadas em três tipos: Promotor (notas 9 e 10), Neutro (notas 7 e 8) e Detrator (notas de 0 a 6).

% Clientes Promotores – % Clientes Detratores = %NPS.

  • Taxa de conversão: É um indicador que vai mostrar a porcentagem de pessoas que contataram a empresa que foram convertidas em clientes. É importante para analisar as estratégias de marketing e ver o que qual a melhor forma de prospectar clientes. Pode ser utilizado desde com pessoas que visitaram o site a pessoas que foi oferecido algum produto ou serviço.

Visitantes convertidos/Visitantes que tiveram contato

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado e que os indicadores ajudem a alavancar cada vez mais o seu negócio! Caso tenha restado alguma dúvida, contate nossa empresa que com certeza traremos a melhor solução para sua empresa, é sempre um prazer transformar pessoas!

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