Em uma empresa, só é possível gerenciar o que se mede, só se mede aquilo que se define e só se define aquilo que se compreende.
Para entender o que está se passando na empresa, os indicadores são fundamentais, pois vão mostrar de forma objetiva como o desempenho da empresa está em relação ao almejado, ou seja, sua meta.
É importante que os indicadores sejam expostos em algum tipo de gestão visual, para que o maior número de funcionários tenha conhecimento do desempenho dos setores.
O que você vai aprender neste post:
É importante que antes da implementação de indicadores seja estabelecido metas. Um planejamento estratégico para definir onde a empresa deseja estar no futuro e que tenha noção dos seus recursos disponíveis é de extrema importância, para que a empresa consiga medir o seu desempenho e a partir disso identificar se está no caminho certo ou se necessita urgentemente de planos de ação. É importante que se tenham metas em todas áreas chave da empresa para que todos os setores evoluam em conjunto e contribuam para as batidas de metas, geralmente essas áreas são: Processos, Recursos-Humanos, Clientes e Financeiro.
A partir da noção do gestor sobre como o está o andamento da sua empresa, os indicadores vão servir de base referencial e vão apontar o caminho correto que o empresário deverá seguir. Os indicadores vão ajudar a identificação de problemas, definição de prioridades e a partir disso, elaboração de planos de ação para que a empresa alavanque cada vez mais o seu negócio.
Para usar indicadores, é necessário começar coletando dados da empresa, sejam dados financeiros, de produtividade ou até mesmo de capacitação, para que a partir da soma desses dados coletados se obtenha informações e com isso, seja demonstrado em números como anda o desempenho de certa área. Geralmente os indicadores são elaborados a partir de fórmulas matemáticas, que relacionam os dados coletados no período com os de um período anterior, para assim, saber de forma quantitativa como o desempenho está evoluindo.
Dentro de uma e presa, podem existir dois tipos diferentes de indicadores, o indicador de resultado e os de processo.
Como dito anteriormente, para bater metas, é importante que cada setor da empresa tenha objetivos que devem ser mensurados. Isso deve ocorrer para que, caso algum setor não esteja atingindo as suas metas, aconteça uma reunião para revisão das metas e depois se possa elaborar planos de ação. Então, para que se compreenda melhor algumas formas de medir o desempenho dos setores, listamos exemplos dos principais indicadores dentro de uma empresa:
Lucro = Faturamento/Custos
Lucratividade = (Faturamento/Custos) x 100%
Ticket Médio = Faturamento/Quantidade vendida
ROI = (Retorno Obtido – Investimento Realizado/Investimento Realizado) x 100%
Turnover = Número de Funcionários Desligados/Número total de funcionários ativos em determinado período
% Clientes Promotores – % Clientes Detratores = %NPS.
Visitantes convertidos/Visitantes que tiveram contato
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado e que os indicadores ajudem a alavancar cada vez mais o seu negócio! Caso tenha restado alguma dúvida, contate nossa empresa que com certeza traremos a melhor solução para sua empresa, é sempre um prazer transformar pessoas!