Muito se fala de como uma Assessoria pode melhorar uma empresa, porém esse serviço ainda é desconhecido para alguns empreendedores. Seja para quem está iniciando um negócio, para quem precisa organizar os processos internos da sua empresa – de forma a melhor aproveitar os recursos e reduzir gastos – ou trazer um olhar inovador para o seu mercado. Os benefícios da Assessoria são muitos para qualquer setor e empreendimento, do pequeno ao grande porte, mas vamos por partes. A primeira coisa que precisa-se saber é…
Uma assessoria atua auxiliando o empreendedor em uma necessidade técnica específica. Dessa forma, a empresa retira a sobrecarga dos colaboradores e os direciona para atividades e setores que requerem atenção exclusiva. Nas mãos dos profissionais experientes da assessoria, atividades e processos antes problemáticos na empresa, rapidamente observam melhoria na mão de obra especializada.
Lembre-se: Uma empresa organizada e funcional, com foco em inovação e uma boa gestão estratégica tende a observar um maior desempenho com uma assessoria especializada na necessidade do cliente.
A Consultoria consiste no acompanhamento do seu negócio, a fim de realizar um diagnóstico que irá guiar soluções e indicar à gestão os caminhos para colocá-las em prática. Existem consultorias voltadas a todos os setores da empresa, sendo a de processos e a financeira as consultorias mais buscadas pelos gestores. Uma visão externa pode ajudar a impulsionar o seu negócio.
A Assessoria realiza o diagnóstico da empresa e levanta cenários com soluções possíveis para auxiliar a gestão na solução de problemas. Diferente da consultoria, o trabalho continua na implementação do plano ação.
Sabendo a definição de cada trabalho exercido pelos profissionais, as diferenças entre ambos torna-se mais evidente. Para comparar separamos 3 pontos essenciais:
Enquanto o trabalho do consultor é identificar e entregar um plano de ações para ser executado pela empresa, o assessor põe em prática o plano de ação e acompanha de perto cada detalhe, realizando ajustes no decorrer da jornada. Ambos possuem um olhar técnico e experiente, mas apenas o trabalho de assessoria irá realizar pelo gestor o plano apresentado.
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Qual a duração do trabalho realizado? Neste ponto as diferenças são claras: o consultor tem o tempo de trabalho mais curto, pois seu trabalho se detém ao diagnóstico da empresa. Já o assessor vai além da análise e executa as melhorias identificadas.
Por exemplo, se o assessor percebe que a melhor solução para o seu cliente é liberar determinados setores para trabalho remoto, ele terá que formular todo o plano e executá-lo de forma que a empresa não tenha que se preocupar e isso é algo a ser implantado a médio e longo prazo.
Ambos os serviços realizarão a imersão na realidade da empresa, mas a assessoria, por seu caráter prático, costuma estar envolvida diretamente nas atividades diárias, observando em tempo real como o empreendimento funciona, buscando sempre identificar falhas e aumentar a performance . Por esse motivo tem maior dependência que o consultor.
Muitas vezes, um olhar de fora consegue encontrar falhas e melhorias, estratégias para alavancar seu negócio. Por isso contratar uma assessoria traz diversos benefícios para a empresa.
Os indicadores serão aliados da assessoria durante todo processo. Com dados atualizados, o assessor poderá mensurar quais ações terão um retorno mais positivo para a estratégia em questão.
Entre os benefícios já citados ainda temos:
É de extrema importância que a gestão esteja sempre atenta ao que acontece dentro da empresa, só assim conseguirá perceber a necessidade de um profissional para resolver um problema que esteja prejudicando o crescimento e a entrega do seu negócio.
Contrate uma assessoria quando:
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