Muitos brasileiros possuem o sonho de empreender, acreditam que criando seu próprio negócio podem obter sucesso e garantir um futuro melhor. E assim, diversas novas empresas surgem, porém, a vontade de “fazer dar certo” não é o suficiente, pela falta de organização e ideias estruturadas a empresa não consegue se consolidar no mercado, seja logo no período inicial, seja depois de um certo tempo de experiência. Os clientes deixam de ser atraídos e, sem clientes, não há como sobreviver.
Por isso, um fator muito importante que deve ser pensado ao se planejar um empreendimento, antes até do público que alcançará e dos produtos que serão ofertados, é o motivo que faz necessário ele existir.
Preste bastante atenção, a não ser que você esteja querendo criar uma organização sem fins lucrativos, você se interessará pelo faturamento que sua empresa é capaz de obter. Contudo, todas as empresas existentes no sistema capitalista já fazem isso, seu empreendimento pode ser apenas mais um, se quiser ir além, o faturamento não pode ser priorizado.
Pense no caso dos alimentos orgânicos, ou qualquer outro alimento para o público vegano, é um mercado em expansão pois cada vez mais pessoas estão aderindo ao movimento. Porém, os produtos ofertados, em sua maioria são caros e vamos assumir que seja porque o custo de produção também é caro. As pessoas que fazem parte desse grupo, dessa cultura, independente do preço que esteja a carne, não a consumirão. Seus valores são bem mais importantes do que o dinheiro economizado.
Agora imagine você conseguido fazer algo semelhante a isso em sua organização. Mesmo possuindo concorrentes que ofertem o mesmo produto e com promoções mais vantajosas, os clientes continuarão preferindo o seu produto. Parece absurdo de imaginar, mas a realidade é que isso já acontece em diversos mercados.
Um exemplo que eu posso citar agora é a Disney, que possui como missão simplesmente “alegrar pessoas”. Se fosse perguntado ao próprio Walt era isso que ele diria, e desde 1923, quando foi fundada, até hoje, os funcionários continuam alinhados e fiéis esse propósito.
Por isso, se você precisasse escolher entre duas animações completamente desconhecidos que acabaram de estrear no cinema para levar suas crianças, é muito provável que a escolhida fosse a que tivesse a marca do Walt Disney Studios.
Para deixar mais evidente toda essa ideia do porquê sua empresa existe tem uma palestra muito famosa no TED Talks, de Simon Sinek, que foi quem compilou tudo no livro “Comece Pelo Porquê – como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir”.
Esse vídeo é uma versão legendada e resumida e por isso recomendo que você veja a palestra completa e posteriormente leia a obra original.
Além de assistir ao vídeo, você também pode descobrir o motivo da sua empresa existir lendo nosso conteúdo sobre planejamento estratégico. Lá é exposto de forma mais detalhadas ferramentas que estruturarão sua empresa para operar de forma mais satisfatória ao longo de toda sua existência.
Porém, se quiser obter a resposta de forma mais simples e rápida, vou te dar algumas ideias de como fazer isso. Primeiramente, vamos começar em uma escala menor, pense no principal produto que sua empresa oferece, pode focar no bem material, de forma mais objetiva que você conseguir.
Para te ajudar com os parâmetros vou seguir o pensamento como se fosse o gestor da Produtiva. No meu caso eu vendo consultorias empresariais, esse é meu produto, eu faço parte desse mercado.
Depois dessa etapa, o primeiro porquê será perguntado. Que é: “por que você teria um cliente?”. Não é tão crucial a causa que levou você a criar o empreendimento, tente pensar na visão do cliente, sua resposta nunca pode ser puramente “porque estava precisando do dinheiro” ou “porque é algo que eu gosto de fazer”. Respostas possíveis são:
“Porque enxerguei espaço no mercado.”
“Acho que é um produto inovador.”
“Ninguém faz como eu faço.”
“Acreditei que as pessoas fossem se interessar.”
Algo que siga essa linha de raciocínio. Continuando com a ideia da Produtiva, nosso caso é que o mercado de médias e pequenas empresas no Rio Grande do Norte é bastante vasto e muitas delas podem precisar de nossa ajuda.
Agora, vem o segundo porquê e o mais “difícil” por ser em grande parte subjetivo. Atrelado à etapa anterior, pense qual o motivo do cliente necessitar o produto que é oferecido e generalizá-lo para que todos os clientes se encaixem nessa resposta.
Mais uma vez citando a Produtiva como exemplo, os clientes nos procuram pelas consultorias e procuram as consultorias citando frases como por exemplo:
“Quero expandir minha empresa”
“Meu sonho é solucionar tal problema”
“Estou tendo muito prejuízo devido a isso”
“Preciso ter as atividades daquele setor todas padronizadas”
Por fim, generalizando essas respostas, definimos nossa missão como:
“Ser a mudança necessária para transformar expectativas em realidade.”
Pois entendemos que nessa frase está incluído sanar todas as dores de nosso cliente, realizar seus sonhos, garantir que tudo planejado por eles seja concretizado. Além de mudar também a vida de nossos membros.
Dessa forma, pensamos que se a Produtiva não existisse milhares de pessoas não teriam suas expectativas realizadas, mesmo existindo outras empresas que prestam consultoria empresarial. Porém, reconhecemos nossa importância, principalmente quanto à vivência empresarial dos membros e capacitação total para enfrentar não só o mercado de trabalho quanto qualquer adversidade da vida.
Para mudar o exemplo e auxiliar seu entendimento, falarei de outra empresa. Eu sou dono de uma empresa do ramo dos cosméticos, ou seja, a resposta da primeira pergunta é maquiagem no geral.
“Eu criei minha empresa porque acredito que entendo melhor o gosto dos clientes do que as outras empresas do mercado”. Essa foi a segunda resposta.
“Muitas mulheres que consomem meus cosméticos dizem se sentir realizadas com a beleza provocada nelas e se sentem mais satisfeitas consigo mesmas quando os utilizam”. Esse é o motivo do cliente comprar seu produto e, portanto, a terceira resposta.
Como quarto ponto, vou resumir a resposta da etapa anterior e esse será o porquê da minha empresa fazer o que faz. “Minha empresa existe para satisfazer a necessidade de autorrealização das mulheres”.
Essa ideia não surgiu do nada da minha cabeça, me inspirei na missão da Avon que é “ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e autorrealização das mulheres no mundo todo.”
Espero que tenha gostado e que o conteúdo apresentado seja útil. Caso tenha se interessado, conheça mais sobre nós e, se precisar de qualquer ajuda, entre em contato.