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4 passos para precificação de produtos que toda empresa precisa saber

Um dos melhores cenários para um empresário é um bom lucro ao final do mês, mas como obtê-lo? 

Um dos pontos mais importantes é a precificação de produtos assertiva, isto é a definição dos preços que serão cobrados pelos serviços e produtos ofertados pelo seu negócio. 

Por ser um processo tão importante para a manutenção da sua empresa, separamos 4 passos que você deve conhecer para realizar uma precificação certeira dos seus produtos e serviços.

Quer descobrir? Entao acompanhe.

1. Conheça a estratégia da sua empresa 

É fundamental que a empresa tenha  sua a estratégia bem defendida. 

Segundo Michael Porter, professor da Harvard Business School e autor de diversos livros, essa estratégia nada mais é que o posicionamento da empresa para obter uma vantagem competitiva sustentável, sendo classificada em três tipos:

Liderança em custos

Atinge um público maior, foca no preço baixo a fim de gerar um alto volume.

Ao optar por essa estratégia, é fundamental  possuir custos baixos de produção e distribuição, sendo normalmente usada em empresas que possuam menor valor agregado em seus produtos ou serviços.

Deve-se atentar que é de grande valia, que a empresa detenha um capital de giro ampliado, uma vez que as guerras de preços praticadas entre os concorrentes que aplicam a mesma estratégia é bastante comum.

Diferenciação

Já essa é conselhada para empresas que oferecem produtos e serviços com maior valor agregado.

Assim, é fundamental mostrar para o cliente o valor do seu produto ou serviço, seja retratando a qualidade, diferencial ou benefício que ele oferece, logo aconselha-se a  investir bastante em marketing

Lembre-se que, por pagar o preço ofertado, o cliente compreende o seu diferencial, mas ele exige mais e é mais criterioso.

Enfoque

Visa atender com excelência um grupo de clientes, área geográfica ou segmento de produtos específico.

Assim, a empresa busca ser a melhor na sua área e diferenciar-se quanto ao seu quesito de foco perante os concorrentes.

Vale lembrar que essa estratégia muitas vezes é combinada com uma das duas já mencionadas (liderança em custo ou diferenciação). 

2. Conheça rentabilidade do seu negócio

Ao investir em algum negócio, pensa-se logo em quando o capital investido terá retorno. 

Assim, é imprescindível definir metas realistas e ponderadas pelo risco inerente ao investimento, para que possa planejar a rentabilidade do capital investido.

O planejamento, deve absorver as expectativas dos acionistas quanto ao sucesso do negócio, bem como os esforços empregados pelos colaboradores para o funcionamento da empresa. 

Dessa forma, considera-se esse planejamento e o toma como guia para a precificação de produtos e serviços ofertados, uma vez que, será considerado a satisfação dos acionistas e colaboradores no preço praticado.

3. Conheça o mercado

Uma empresa deve conhecer sobre o mercado pelo qual ela está inserida.

Assim, é necessário entender as características do ramo, seu histórico e suas perspectivas para o futuro. 

Por isso, atente-se aos preços praticados por outras empresas que ofereçam o mesmo produto ou serviço que o seu, a fim de não fugir tanto do preço praticado pelo mercado.

Também, considere quem são as empresas que mais se destacam no ramo na sua cidade, no seu estado, no seu país bem como no mundo. 

Ainda, vale frisar que quanto mais profunda a análise, mais artifício e insumo que possa ser usado ao seu favor, a fim de entender o motivo do sucesso dessas empresas na sua área.

Bem como absorvidos e transformados em estratégias que busquem a captação e sucesso dos seus clientes com os seus serviços ou produtos ofertados.

Além disso, é fundamental pontuar os concorrentes diretos da sua empresa, uma vez que, são essas empresas que o público tomará como base na hora de avaliar os seus serviços e produtos alinhados com os preços. 

Logo, conhecer os pontos fracos dos seus concorrentes, pode ser uma arma bastante vantajosa, que possa ser usada a favor da sua empresa.

 4. Entenda seus custos

Um dos principais fatores que influenciam o preço de um produto ou serviços são os seus custos.

Para realizar a etapa do custo é necessário conhecer alguns conceitos:

Custos são todos os gastos da empresa que estão diretamente ligados a atividade fim do negócio, ou seja, a atividade principal.

Além disso, podemos dividir eles em:

Custos diretos: custos relacionados diretamente ao produto ou serviço prestado, sendo perceptível ao cliente.

Custos indiretos: custos que não são possíveis de mensurar facilmente em função de um produto ou serviço.

Despesas são gastos qeu não estão ligados a atividade-fim, ou seja, a empresa não consegue funcionar sem eles, pois funcionam como suporte a toda a produção.

Podemos ainda entender tanto as despesas quanto os custos ainda como:

Despesa/Custo Fixo: custos ou despesas que não variam conforme alteração na quantidade de produtos produzidos ou vendidos, ou serviços ofertados.

Despesa/Custo variável: custos ou despesas que variam conforma a produção.

Rateio: é necessário criar um parâmetro para medir, logo é definido de forma arbitrária.

Rastreio: é definido por meio de pesquisas e estudos e entende a relação entre causa e efeito

Compreendido esses conceitos, é hora de escolher a método de custeio que melhor se adéqua as suas condições:

Método de absorção

Considerado o ideal, porém de difícil implementação.

Nesse método, todos os custos são rateados em cada fase de produção de acordo com os produtos produzidos ou serviço desempenhado.

Assim, cada produto “absorve” uma parcela dos custos diretos e indiretos. As despesas ficam

Método variável

Mais simples e consequentemente mais utilizado.

Nesse método, apenas os custos variáveis, diretos e indiretos são considerados como custos do processo.

Já os custos fixos, são encarados como despesas.

Método Abc

Utilizado por empresas a fim de obter informações mais detalhada, porém não é aceito pela legislação, configurando-se apenas para gestão interna.

Nesse método, é rastreado os custos de cada atividade realizada e feito a análise do impacto dessas atividades na geração de receitas e consumo de recursos.

Precificação de produtos na prática

Assim, conhecido a estratégia adotada pela sua empresa, o mercado, a rentabilidade do seu negócio e os seus custos é possível estruturar uma boa precificação de produtos. 

Muitas vezes, os gestores levam em conta apenas um ponto desse exclusivamente na hora de precificar, o que acaba convergindo para uma precificação de produtos falha e não tão eficiente.

Na hora de precificar prioriza-se um aspecto, mas sem desconsiderar totalmente as análises resultantes dos demais.

Sendo bem direto, algumas formas de precificar são com base na:

Demanda

É buscado o ponto ideal que maximize o lucro, relacionando a demanda e o lucro.

Pontua-se que pequenas variações de preços podem ter impactos muito significativos nas vendas, além de que a demanda tende, na maioria dos casos, diminuir à medida que o preço aumenta.

Concorrência

Analisa os preços cobrados pela concorrência e tende a seguir uma mesma linha de cobrança, ponderando as especificações e/ou diferenciais do seu produto, ou da concorrência;

Custos

Com os custos calculados, é pensado no quanto de lucro deseja-se obter e somado a esses custos, a fim de obter o preço de venda;

Markup

É um índice bastante utilizado para precificar um produto ou serviço com base nas suas despesas, impostos e lucro desejado.

Calculado da seguinte forma:

  • Markup = (100/(100-(DF+DV+L+I))
  • DF: Despesas fixas
  • DV: Despesas variáveis
  • L: Lucro desejado
  • I: Imposto

Frisa-se que os dados são utilizados em porcentagens.

Calculado o markup, multiplica-o pelo custo do produto, a fim de obter o preço de venda deste.

Principais benefícios de uma boa precificação

Falei muito de precificação de produtos, mas, fazendo da forma correta, quais são os reais benefócios de uma?

Promoções mais assertivas

Ao conhecer as margens de lucro é possível realizar promoções com os produtos/serviços que possuem uma maior margem de lucro.

Realizar Combos

Por conhecer a margem de preço dos produtos é viável realizar uma venda casada, de um produto ou serviço que possua uma boa margem de lucro, mas que esteja com baixa demanda com um possua uma demanda alta, por exemplo.

Força perante o mercado

Por possuir um valor final assertivo e condizente com o seu produto ou serviço, a empresa ganha competitividade no mercado;

Preço alinhado com o do mercado

Por ter analisado os preços praticados pela concorrência, a sua empresa consegue competir com os concorrentes.

Preço com base nos custos

Por ter calculado os custos dos seus produtos ou serviços, tem-se uma visão da lucratividade do seu negócio.

Para complementar, separamos alguns indicadores financeiros que você pode utilizar para monitorar a saúde financeira do seu negócio, clicando aqui.

Conclusão

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, caso haja alguma dúvida não hesite em entrar em contato conosco.

Caso tenha interesse em nossos serviços, sinta-se à vontade para marcar um diagnóstico sem compromisso, ficaremos muito honrados em poder ajudar a sua empresa.

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