Se você abriu um novo negócio e quer descobrir como alcançar ótimos resultados, precisa utilizar a ferramenta do Plano de Marketing. Esse documento será o guia para direcionar os esforços da empresa em direção ao alcance das metas.
Siga a leitura para entender mais!
O Plano de Marketing utiliza dados e muita pesquisa para definir os objetivos da empresa, indicá-los para a equipe e ajudar a construir o caminho para alcançá-los.
Trata-se da síntese do planejamento estratégico de Marketing da corporação durante um determinado período. Inclui metas, indicadores, análises e dados que irão direcionar os colaboradores.
Dessa forma, o Plano de Marketing é uma importante ferramenta de gestão. Funciona de fato como um mapa para atrair mais clientes, gerar mais lucro e crescimento da empresa. Quando bem elaborado, o plano irá alavancar as vendas do negócio.
O primeiro passo para investir num bom Plano de Marketing é entender a sua relevância, passar essa importância para a equipe e seguir certos passos para que ele aconteça. Confira as etapas:
Faça um amplo estudo sobre a situação interna da empresa, desde a estrutura do negócio, colaboradores, vendas, situação financeira, uso dos recursos e mais.
Defina os pontos fortes e fracos da empresa, quais são as oportunidades e ameaças que ela pode encontrar (essa é a famosa Análise SWOT). O Plano de Marketing deve ser adequado ao negócio, ao orçamento disponível e aos objetivos da corporação.
A análise do setor deve falar sobre o macroambiente e o microambiente, entendendo o cenário no qual a empresa está inserida para que a execução do plano seja coerente e antecipe fatores.
Entenda, no macroambiente: as tendências vigentes no mercado que interessam ao seu negócio, questões jurídicas, demográficas, econômicas e mais.
No microambiente, estude fornecedores, concorrentes, clientes, dados sobre os produtos e serviços e mais.
O estudo da concorrência é muito importante, já que as outras empresas podem ser uma ótima forma de averiguar o que funciona ou não no seu setor.
Busque informações sobre os concorrentes para buscar insights, identificar tendências e inovações, oportunidades e ameaças, bem como a sua vantagem competitiva e posição no mercado.
Primeiro, entenda a diferença entre público-alvo e persona: o público-alvo é uma descrição genérica para segmentação. A persona é um perfil humano, mais aprofundado, usado para traçar estratégias de conteúdo e conexão com o cliente. Ambos irão te ajudar a direcionar as estratégias de Marketing.
Para entender em detalhes a diferença entre esses dois conceitos, confira o nosso post sobre o tema.
Como a sua empresa deve se mostrar para os consumidores? Construa a sua imagem de forma única e relevante para o público. Faça isso com base no mercado, nos concorrentes, no comportamento do público e da sua empresa.
O posicionamento é definido pelos atributos da empresa, os valores da marca e que são interessantes para a sua persona. Esse posicionamento deve transparecer em todos os âmbitos da corporação.
Nessa etapa, você deve definir as estratégias de marketing que vão contribuir para alcançar os objetivos da empresa. As estratégias devem ter base em todos os dados que listamos aqui, pois não podem ser direcionadas por achismos.
No seu Plano de Marketing, você irá delinear as estratégias alinhadas às metas e posicionamentos da empresa. Para entender mais sobre o passo a passo da criação do plano, confira o nosso artigo!
Conheça exemplos de estratégias a seguir:
A sua empresa precisa ter uma identidade visual e de comunicação muito clara para transmitir a imagem que deseja aos clientes. Faz parte da sua identidade visual: o nome da empresa, o logotipo, as cores usadas, as imagens, tudo o que é usado na publicidade empresarial.
O ideal é contar com uma agência especialista para lidar com essa parte do seu Marketing, já que é o branding que vai mostrar a sua empresa aos clientes, seja online ou offline.
A publicidade digital é uma importante arma que não pode ser deixada de lado. Anúncios são uma das melhores maneiras de segmentar um público, já que pode ser personalizado por idade, interesses, localização e mais.
Seja Google Ads, Facebook Ads ou outras plataformas, costumam ser sistemas fáceis de usar, investir costuma ser relativamente barato e a possibilidade de alcance é grande.
Um site mal projetado pode danificar o seu negócio ao impedir que o cliente passeie livremente pela sua plataforma, dificultar o alcance do público, ficar mal posicionado nas buscas do Google e outros problemas.
Este é um erro muito importante a se evitar, por isso, invista em um site simples, de fácil leitura e completo. Para entender melhor a importância desse passo, conheça o conceito do Marketing 5.0.
Um bom Plano de Marketing é essencial para o crescimento de pequenos negócios. Claro, é importante ter especialistas ao seu lado nessa jornada. Então, conte com a Produtiva, é só clicar aqui e falar com um dos nossos consultores!