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Os principais erros na previsão de demanda de uma empresa

Você quer ter uma ideia do quanto irá vender antes de produzir a mais e sair no prejuízo? Esse direcionamento estratégico da produtividade do seu negócio se chama previsão de demanda.

Antes de tentar implementar essa técnica na sua empresa, confira aqui os erros a não cometer para ter uma maior eficiência.

O que é a previsão de demanda?

A previsão de demanda é uma estimativa do que vai acontecer em questão de demanda em um determinado período para a empresa. Ou seja, a previsão especialmente das vendas dos produtos

Essa ferramenta objetiva avaliar incertezas, riscos, mudanças no comportamento do consumidor, sazonalidades e outras características do mercado. 

As atividades da previsão de demanda estudam o que pode vir no futuro da corporação e como deve agir a sua cadeia produtiva. Ela pode e deve ser usada para o desenvolvimento de estratégias mais assertivas e para uma boa tomada de decisões.

Quer saber com mais detalhes o que é uma previsão de demanda e qual é a sua importância? Leia aqui.

Evite desperdício de estoque: 5 erros a evitar na previsão de demanda

O objetivo da previsão da demanda é tornar os gestores aptos a decidir bem sobre preços, apostar ou não na produção, expandir, analisar o potencial do mercado e mais. A ferramenta evita enormes prejuízos ou desperdícios.

Para implementá-la bem e aproveitar os seus benefícios, confira os 5 erros a evitar na previsão de estoque:

Não ter um objetivo definido

Antes de pôr em prática uma previsão de demanda, é necessário saber o que você quer prever e com que objetivo. A meta deve estar clara antes de começar esse planejamento, pois tentar prever tudo nem sempre é viável ou produtivo.

Você precisa:

  • Definir um período;
  • Definir o espaço (segmento do mercado);

Não escolher o método correto para investir

Para ser feita, a previsão de demanda precisa de método. No geral, existem dois:

– Avaliação de dados – A partir de observações, questionários, pesquisas e entrevistas.

– Resultados estimados – Estimativas obtidas a partir do estudo dos anos passados.

Caso um método errado ou não assertivo seja escolhido para a sua situação, pode acarretar em perda de lucro. 

Não dimensionar o estoque corretamente

Não adianta prever bem a demanda se o estoque não está pronto! Um dimensionamento de estoque correto leva em conta a demanda estipulada, para que a empresa consiga atingir a sua meta de produção sem prejuízos.

O estoque não pode ser muito grande para não ser um espaço parado ou causar perdas de produtos, mas também não pode ser muito pequeno, pois precisa ser bem abastecido. Lembre-se que insumos mal manuseados ou estragados significam grandes custos.

Conheça aqui os principais métodos de controle de estoque!

Ter uma comunicação negativa entre os setores

Tanto a boa previsão de demanda quanto a boa gestão de estoque só funcionam a partir de uma boa comunicação entre todos. As vendas devem falar com o atendimento, com o transporte e outras áreas da empresa para alinhar dados e organizar as melhorias necessárias.

Não acompanhar o cenário do estoque periodicamente

O gestor precisa sempre verificar se a previsão de demanda está atualizada, funcionando, sendo assertiva… Afinal, o mercado muda, e pode reagir de forma diferente caso algum imprevisto aconteça. 

Por isso, recomendamos que periodicamente você faça reuniões para analisar relatórios feitos pela sua equipe de vendas, analisar o estoque e implementar melhorias. É ótimo utilizar softwares para te ajudar, afinal, eles evitam muitos erros humanos.

A previsão de demanda deve ser considerada uma atividade essencial da sua empresa, afinal, a partir dela você irá alcançar os resultados propostos pelas suas metas. Então, conte com uma equipe especializada como a Produtiva para te ajudar a implementar a melhor previsão possível. Fale conosco!

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