O Marketing evolui, acompanhando o mercado e as novas tecnologias, e a sua empresa precisa aproveitar bem essa evolução para se manter competitiva e forte no setor.
Por isso, hoje nós vamos te incentivar na adaptação ao Marketing 5.0 falando sobre o conceito e os seus benefícios. Boa leitura!
Apenas pelo 5.0 ao lado já dá para perceber que esse Marketing é uma evolução dos outros, e uma evolução que chegou com bastante rapidez! O Marketing 4.0 chegou ao Brasil em 2017, mas, com todas as adaptações promovidas com o pós-pandemia e as necessidades do mercado, logo a evolução precisou continuar.
Agora, a Inteligência Artificial se une às capacidades humanas em prol do cliente, em prol de entregar a melhor jornada para o usuário e enriquecer a conexão entre marca e público. A percepção do consumidor mudou durante a pandemia, e o mercado precisou se adaptar. A resposta foi o Marketing 5.0.
Alguns benefícios de usar o Marketing 5.0 é a sua capacidade de tornar uma campanha mais assertiva a partir da coleta de dados, automatização do atendimento (chatbots, por exemplo), experiência marcante de consumo e várias vantagens trazidas com a tecnologia.
O Marketing 5.0 melhora a jornada do público com a sua marca de um jeito único. Para não ficar para trás, só se adequando a essa nova realidade de mercado.
Nós falamos mais sobre o que é esse Marketing no nosso artigo sobre a evolução digital. Boa leitura!
Agora vamos destrinchar um pouco mais o conceito do Marketing 5.0, e, claro, vamos usar o livro do Philip Kotler (Marketing 5.0 – Tecnologia para a humanidade) como base.
Conforme descrevem os autores, esse conceito é composto por cinco elementos:
Marketing ágil: Esse Marketing entrega mais valor em menos tempo, os resultados são em tempo real e as modificações podem ser feitas de forma imediata.
Marketing preditivo: O Marketing 5.0 tem uma equipe que se dedica apenas a construir análises para que a empresa saiba como agir. A ação é feita a partir da observação de dados, de forma preditiva, para que não seja necessário corrigir depois que o erro já está feito.
Marketing contextual: Esse pilar leva em conta a região onde o público está inserido, a qual classe social pertence, quais são seus hobbies e muitos outros dados que tornam tudo mais personalizado e contextualizado. Os profissionais podem fazer uma comunicação clara com o cliente.
Marketing aumentado: Busca uma conexão entre marca e cliente, principalmente a partir do funil de vendas e das ferramentas tecnológicas. Ao fim do funil, o consumidor já estará confiante sobre a marca.
Marketing baseado em dados: Agora as campanhas não são apenas baseadas em interpretações ou análises, mas em dados reais e exatos, coletados sobre o público-alvo. Assim, os gestores otimizam a tomada de decisões e as propagandas são mais assertivas.
Entender os princípios do Marketing 5.0 já é um bom caminho para implementá-lo na sua empresa. Depois, você deve passar a buscar e estudar as ferramentas necessárias para colocar esses princípios em prática dependendo do comportamento do seu consumidor.
É necessário investir em tecnologia para coleta de dados (muitas plataformas para campanhas como Google Ads e Facebook Ads já coletam dados), ou ainda automatização do atendimento (chatbots), Metodologias Ágeis e até mesmo Inteligência Artificial.
É preciso fazer um bom estudo do conceito do Marketing 5.0 para implementá-lo da forma correta, por isso você deve contar com uma equipe especializada. A Produtiva já guiou várias empresas para a inovação, a automatização e o melhor uso da tecnologia. Comece uma nova fase com profissionais capacitados ao seu lado!