Não tem nada mais necessário para se destacar no mercado moderno do que a inovação. Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, ela não precisa ser espontânea, mas pode vir a partir de uma cultura organizacional de criatividade na sua empresa.
O Open Innovation, é um conceito recente que rompe com o tradicional, e vai te ajudar a aproveitar os potenciais e talentos da sua empresa, promover ideias e processos criativos na organização de forma colaborativa e muito mais.
Queremos te ajudar a transformar a inovação em um fluxo contínuo, diário e com resultados de sucesso para o seu negócio. É só seguir a leitura e entender mais sobre o Open Innovation!
A expressão Open Innovation, ou Inovação Aberta, nasceu na Universidade de Berkeley, na Califórnia. O professor Henry Chesbrough, P.H.D. em administração empresarial, foi o criador do conceito que não é tão recente, mas é bem eficaz.
O método foi escrito em um livro chamado “Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology” (Inovação aberta: o novo imperativo para criar e lucrar com tecnologia), considerado uma das melhores obras para negócios de 2003.
O modelo de Open Innovation propõe, como o próprio nome diz, um estilo de desenvolvimento mais aberto para empresas, onde a utilização de ideias externas pode valer para o seu próprio processo de inovação.
Assim, as diferentes corporações trocam pesquisas e compartilham descobertas que não serão utilizadas em seu negócio, no intuito de que o peso do conhecimento não esteja apenas em uma marca e todos possam trabalhar para melhorar os estudos atuais.
No sistema tradicional, as empresas têm os seus próprios departamentos de pesquisa e criatividade. No caso da Inovação Aberta, trabalhamos para absorver novas tecnologias e melhorar os processos internos da empresa, analisamos os concorrentes e aprendemos com os estudos feitos por terceiros.
Por outro lado, também disponibilizamos as nossas próprias ideias de forma inteligente. É claro, o objetivo não é compartilhar o segredo da existência do seu negócio ou o toque diferenciado da receita do seu bolo, mas as suas ideias menos utilizadas, ou as que você percebeu que não servirão para a sua empresa, ou ainda pesquisas ou descobertas interessantes para o mercado.
Assim, você estará integrado ao processo de inovação de outros parceiros e todos terão recursos humanos bem qualificados fora da empresa, grandes aliados para que o setor se desenvolva em pesquisa.
Lembre-se que o seu modelo de negócio e as suas estratégias pautarão como essas parcerias em Open innovation vão ocorrer. Se quiser saber mais sobre como construir uma cultura organizacional voltada para inovação e bons resultados, leia aqui.
Com o Open Innovation, melhoramos o conceito de equipe, quebramos barreiras tradicionais que amarravam as ideias, e fazemos com que o desenvolvimento dos seus produtos não dependam apenas dos seus colaboradores, mas também do mercado, das descobertas científicas e de outras fontes de conhecimento.
A ideia é combinar recursos internos e externos, aliando-se às outras organizações, reconhecendo o brilhantismo dos profissionais de outros setores e utilizando essa criatividade ao seu favor.
Os benefícios são vários, entre eles:
1. Mais conhecimento
A Inovação Aberta possibilita o envolvimento de um maior número de grupos de pesquisa e profissionais qualificados para o crescimento dos conhecimentos, não sendo apenas advindo dos profissionais da própria empresa.
2. Custos reduzidos
Enquanto na Inovação Fechada você conta apenas com o seu próprio grupo e capacidade tecnológica de pesquisa, a Inovação Aberta tem custos menores, menos horas gastas pelos seus funcionários, e maior quantidade de ideias.
3. Fortalecimento da marca
O uso do Open Innovation melhora as relações públicas da empresa, pois há uma cooperação com outras marcas e grande troca de ideias e tecnologias. Assim, geramos mais valor também para os clientes.
4. Mais clientes
Naturalmente, com mais tecnologia, mais inovação e produtos que vão de acordo com os novos comportamentos dos clientes, você alcançará mais público.
5. Clientes envolvidos no processo
Para que a jornada do consumidor seja muito mais personalizada na sua empresa, o Open Innovation permite que os clientes estejam envolvidos na cultura da inovação, nas pesquisas e nas novas tecnologias. A empresa pode receber feedbacks e melhorar os produtos de acordo com o que pede o seu público, aumentando a probabilidade de sucesso.
6. Parcerias lucrativas
A colaboração entre empresas pode ser lucrativa para ambas. Juntas, podem trocar tecnologias, compartilhar propriedade intelectual sem serem sobrepostas no mercado e ampliar o potencial de criação.
Como implementar o Open Innovation na sua empresa?
Entenda melhor como o Open Innovation pode abrir o processo de inovação e o fluxo de ideias na sua empresa a partir das 2 formas de aplicá-lo:
1. Inovação em inbound –
É o ato de buscar as expertises externas à organização, com benchmarking (comparação de produtos, serviços, ideias e comportamentos empresariais), análise de ambiente, busca de novas informações, parcerias, identificação e seleção de ideias no mercado ou mais.
2. Inovação Outbound –
Quando a sua empresa é quem desenvolve a ideia inovadora e disponibiliza para parcerias externas, seja para melhorar, estudar ou comercializar esse ativo. Você pode revelar a sua ideia apenas parcialmente, ou até mesmo vender apenas peças específicas.
É possível também rever o serviço para obter feedbacks, inclusive a partir de contato com os consumidores, para entender as necessidades de melhoria dos produtos.
As diversas formas de implementar dependem dos objetivos e necessidades da sua organização. O essencial é estabelecer um planejamento estratégico antes de começar. É possível implementar a Open Innovation através de projetos, produtos e serviços específicos ou outras formas.
Vamos apresentar os modos mais utilizados:
A Cocriação é uma ótima prática de Open Innovation, já que se trata da construção compartilhada de ideias, a criação em conjunto. Deve existir um diálogo, equipes de todas as empresas e informações reunidas para que o projeto seja desenvolvido com transparência.
Os Hackathons são eventos voltados especialmente para a tecnologia, que podem durar de um dia a uma semana. Trata-se da reunião de profissionais de tecnologia (programadores, profissionais de TI, Analistas de Sistemas, designers e etc.) para criar soluções e trocar ideias.
Os eventos não precisam ser apenas de tecnologia ou produzidos por terceiros. Essas reuniões são a forma mais tradicional de praticar Open Innovation, pois organizações já bem colocadas no mercado podem se reunir com startups para construir novos projetos.
Também chamada de Contribuição Colaborativa, o processo Crowdsourcing é um método de obter novas ideias, trocar informações e arrecadar fundos (crowdfunding) em grande escala, de forma barata e precisa. Pode ser um financiamento ou engajamento coletivo, produção comunitária ou outros métodos.
Quer saber mais para inovar melhor? Descubra 4 ferramentas que estimulam a produtividade com o nosso artigo.
O mundo atual é conectado,e com a internet se tornou ainda mais fácil trabalhar em conjunto para uma Inovação Aberta. É um benefício para todo o meio corporativo. Para colocar a Open Innovation em prática, é ideal que você tenha auxílio qualificado nesta etapa.
É necessária a construção de um planejamento estratégico e uma boa análise da sua empresa para entender qual método de Open Innovation é ideal. Faça uma consultoria prévia sobre o seu modelo de negócio e conte com a nossa equipe especializada para esse passo a passo. Fale conosco!