A comunicação onlife – online e offline – com o público é uma necessidade para toda empresa no mundo da transformação digital. Apesar de estarmos em um mercado moderno, que pede presença da sua marca nas mais diversas redes para atingir o público, o Marketing Omnichannel ainda é visto como uma ferramenta para grandes empresas. Esse erro comum é o que leva muitos negócios a ter grandes dificuldades para alcançar e encantar os clientes. Uma estratégia Omnichannel pode parecer muito complexa, mas nós vamos te ajudar a entender como implementá-la na sua empresa.
Um dos benefícios das estratégias Omnichannel é a sua incrível capacidade de adaptação ao mundo de constante velocidade de interações, pois é uma estratégia onde a sua empresa está presente em diversos canais que se complementam. Dessa forma, você está sempre acessível para o seu cliente, construindo um relacionamento duradouro. Antes de partir para o passo a passo da implementação de uma cultura Omnichannel na sua empresa, é importante lembrar que, apesar das semelhanças, o Marketing Omnichannel não é a mesma coisa que o Marketing Multicanal.
O Marketing Multicanal pensa apenas nos canais de comunicação diferentes que são porta para que o seu cliente entre em contato com você. Os clientes podem adquirir o mesmo produto ou serviço pela loja física e virtual, por exemplo. Já a comunicação Omnichannel é um conceito adaptado às infinitas possibilidades de conexões do mundo moderno e é construído pensando na experiência do consumidor: site adaptado ao celular, propaganda baseada em geolocalização, etc.
Apesar de ser mais interligado do que a estratégia Multicanal, o Marketing Omnichannel é essencial e possível para qualquer empresa de pequeno e médio porte. Na realidade, é a ferramenta ideal para que pequenos empreendedores possam crescer e se comunicar com novos públicos, ganhando reputação: além de ser uma necessidade para os empreendimentos, ter presença orgânica nas redes sociais costuma ser uma estratégia barata e com grande potencial de alcance.
Agora vamos partir para o passo a passo:
Esse primeiro passo é a base para qualquer estratégia, não é mesmo? Não há como fazer um bom planejamento sem conhecer as pessoas para quem dedicamos os nossos produtos e serviços. Precisamos entender os gostos, idade, onde vivem, necessidades, os canais nos quais eles buscam a sua empresa e todas as informações possíveis.
Faça um estudo sobre a jornada do seu cliente, ou seja, por onde ele encontra ou prefere encontrar a sua marca: o Instagram, Facebook, Youtube, loja física, e-commerce, e-mail… São tantas opções. Só com uma boa pesquisa você saberá quais canais são melhores para a sua comunicação e por onde começar cada etapa da venda.
Agora que você já entendeu o que deve melhorar para a satisfação do seu cliente, é a hora de fazer um um mapeamento dos processos do seu negócio e, com base nessas informações, um planejamento comunicacional. Estude onde as tecnologias do Omnichannel podem ser implementadas e crie um plano de ação de Marketing junto com a equipe de comunicação da sua empresa.
Exemplos: caso o seu cliente sinta falta de um canal mais ágil para entrar em contato com a sua empresa, você pode optar por criar um WhatsApp comercial. Mas se o seu consumidor prefere o e-mail, é uma boa ideia criar Newsletters, campanhas com Landing Pages e materiais ricos para enviar por esse canal, como E-books.
Caso a sua loja física esteja tendo problemas na pandemia, é uma boa ideia abrir uma loja virtual e iniciar anúncios no Instagram e Facebook. Você pode até montar um canal no Youtube para se relacionar com o seu público mais cara a cara, se isso combina com o seu estilo de negócio. O importante é ampliar a sua marca para as mais úteis e melhores tecnologias e canais de forma interligada e inteligente.
A identidade visual e a voz de uma empresa são muito importantes. Os posts precisam ter um visual agradável, então não subestime o papel de bons profissionais da comunicação. É muito comum que negócios iniciantes façam esse trabalho por conta própria, para cortar custos. Investir em comunicação e marketing para um trabalho profissional pode alavancar de forma mais veloz o seu negócio.
A sua comunicação com o cliente também deve ser pessoal. Com os dados que você tem, personalize as mensagens, aborde os temas de forma que seja útil para quem lê e fidelize o público.
O trabalho não acaba depois que os novos canais já estão abertos! Com uma comunicação tão integrada, será mais fácil medir a satisfação dos seus clientes, conhecer o público e testar novidades. Use ao seu favor ferramentas como o Google Ads, Instagram Insights e outras plataformas para definir metas e indicadores. Lembre-se de armazenar todas as informações que você pesquisa sobre os seus clientes em um sistema fácil para que a sua empresa possa sempre acessar.
Queremos te ajudar a ir mais longe! Boas estratégias Omnichannel vão manter a competitividade da sua empresa, encantando e fidelizando o público. Gostou das nossas dicas? Então você vai adorar contar com a nossa equipe especializada para se manter inovando e aumentando os resultados. Fale com nossos consultores!