Você é gestor de uma empresa e precisa tomar uma decisão importante para o futuro da organização. Como você escolhe qual caminho seguir? Como define se a opção que escolheu é a melhor? Sua empresa possui informações que realmente auxiliem nesse momento? Independente da resposta para essas perguntas, esse conteúdo vai te auxiliar a entender o que é Business Intelligence e como pode ajudar sua empresa.
Na Era da Informação, as organizações que conhecem o poder dos dados e sabem usá-los como vantagem competitiva se destacam de forma relevante no mercado. É nesse contexto que o Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios, age: fornecendo a informação certa para a pessoa certa e na hora certa.
O business intelligence nada mais é do que um processo que envolve um conjunto de técnicas que busca gerar informações relevantes e úteis para auxiliar na tomada de decisões empresariais, as quais podem ser de qualquer nível: estratégico, tático ou operacional. Basicamente, o objetivo é transformar um volume de dados brutos em conhecimento valioso para tomada de decisão.
Nesse contexto, o Business InteIligence deve ser pautado em fases imprescindíveis para que se tenha sucesso, as quais devem ser seguidas a fim de que os resultados obtidos sejam, de fato, satisfatórios e úteis para a sua empresa:
Corresponde à captura dos dados que serão usados, os quais devem estar em uma fonte de dados (data source) confiável, segura e bem alimentada.
Contempla os processos de organização dos dados obtidos. Nessa etapa, é possível minerar os dados a fim de achar padrões e criar subconjunto de dados a partir do cruzamento dos já existentes.
Com o suporte de plataformas e softwares, essa etapa consiste em apresentar os dados organizados de forma visual a fim de se ter uma noção clara das informações que os dados permitem ter.
Após a organização e análise dos dados, é necessário compartilhá-los com as pessoas que precisam apresentando essas informações de maneira objetiva, de fácil acesso e na hora certa.
O monitoramento é uma etapa crucial para o Business InteIligence pois é ele que garante o sucesso da aplicação. Por meio dessa fase, é possível estabelecer ciclos de atualização e análise, mantendo o uso de dados atualizados e as informações úteis e relevantes disponíveis, viabilizando a tomada de decisões que agreguem valor à organização.
Dessa maneira, a Inteligência de Negócios tira o peso da intuição, achismo ou feeling dos gestores e torna o processo decisório mais pautado em informações confiáveis e reais. Sobre isso, Carly Fiorina, ex-CEO da Hewlett-Packard, companhia de tecnologia da informação multinacional americana, diz:
“O ponto é transformar dado em informação, informação em conhecimento e em insight, e conhecimento em vantagem competitiva – e fazê-lo em questão de minutos e segundos, não em dias ou semanas.”
Por converter dados, que sozinhos não significam nada, em informações, que em conjunto são essenciais para um boa gestão, o Business Intelligence é um poderoso meio orientado pela tecnologia que gera forte vantagem competitiva pelo modo que permite a visualização de informações sobre o mercado ou sobre o seu próprio negócio. O Business InteIligence não diz ao gestor o que ele deve fazer mas dá o suporte para que ele defina as melhores estratégias para a sua organização, auxiliando na gestão do negócio.
Diante dos benefícios que o Business Intelligence traz para uma empresa, aqui vão alguns passos de como aplicar os conceitos do BI na prática na sua organização:
Com um sistema seguro de fácil acesso, é possível se obter dados confiáveis a partir de automatizações ou da alimentação desse sistema pelos colaboradores. Além disso, o armazenamento desses dados deve ser feito numa infraestrutura de qualidade. Nesse contexto, existem diversas fontes de dados que podem ser usadas para gerar informações de valor como por exemplo: CRM, fluxo de caixa e relatórios de desempenho. Todas as fontes de dados são válidas desde que, além de relevantes para sua empresa, sejam dados confiáveis e de qualidade.
Ao iniciar o processo de Business Intelligence, é preciso ter em mente quais objetivos se pretende atingir com as análises. Tal direcionamento servirá como guia em todos os momentos, desde a coleta de dados até as análises e o monitoramento pois, dessa forma, os esforços serão voltados a entender quais parâmetros serão observados e quais indicadores se deseja mensurar. Nesse momento é importante responder às seguintes perguntas:
Acerca disso, é comum que sejam usados KPI’s (Key Performance Indicator ou Indicadores-Chave de Desempenho) pois estes permitem um monitoramento mais direto. Diferentemente das métricas, que são medidas isoladas, um KPI permite a visualização e acompanhamento mais qualificado de indicadores, os quais devem estar alinhados com o planejamento estratégico da empresa.
Dentro da organização, é preciso definir quem serão os responsáveis por cada etapa do processo. Inicialmente, escolher quem deverá coletar, tratar, cruzar os dados, analisar, monitorar e tomar planos de ação, essas tarefas podem ser desempenhadas por uma só pessoal ou até por um setor inteiro de Business Intelligence, dependendo da realidade da sua empresa.
Atualmente, existem diversos softwares de BI e essa escolha é de extrema importância para o sucesso da implementação e deve ser feita avaliando qual ferramenta se encaixa mais na realidade da sua empresa. Entre as ferramentas que podem ser utilizadas, alguns exemplos são: Microsoft Power BI e Adobe Analytics. A primeira dela é uma das mais utilizadas e fornece diversos materiais para aprendizado sobre o assunto.
Em muitos casos, os relatórios de Business Intelligence gerados não são atualizados em tempo real e de forma automática, isso depende do tipo de ferramenta usada e de como foi programada. Nesse caso, é necessário definir uma periodicidade de atualização do relatório de acordo com a natureza dos dados e os objetivos. Somado à isso, também é interessante estabelecer quando serão feitas os monitoramentos das informações: em qual momento o time se reunirá para analisar os resultados exibidos nos relatórios e discutir sobre as conclusões.
Com a implementação do Business Intelligence é possível identificar falhas, observar oportunidades, obter respostas rápidas e informações valiosas, bem como, ajudar a entender melhor o seu negócio. Quer conversar mais sobre essa nova tendência entre as organizações? Entre em contato com o nosso time por aqui.