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O que é Business Intelligence como aplicar no seu negócio

Você é gestor de uma empresa e precisa tomar uma decisão importante para o futuro da organização. Como você escolhe qual caminho seguir? Como define se a opção que escolheu é a melhor? Sua empresa possui informações que realmente auxiliem nesse momento? Independente da resposta para essas perguntas, esse conteúdo vai te auxiliar a entender o que é Business Intelligence  e como pode ajudar sua empresa.

Na Era da Informação, as organizações que conhecem o poder dos dados e sabem usá-los como vantagem competitiva se destacam de forma relevante no mercado. É nesse contexto que o Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios, age: fornecendo a informação certa para a pessoa certa e na hora certa.

O business intelligence nada mais é do que um processo que envolve um conjunto de técnicas que busca gerar informações relevantes e úteis para auxiliar na tomada de decisões empresariais, as quais podem ser de qualquer nível: estratégico, tático ou operacional. Basicamente, o objetivo é transformar um volume de dados brutos em conhecimento valioso para tomada de decisão.

Nesse contexto, o Business InteIligence deve ser pautado em fases imprescindíveis para que se tenha sucesso, as quais devem ser seguidas a fim de que os resultados obtidos sejam, de fato, satisfatórios e úteis para a sua empresa:

1. Coleta

Corresponde à captura dos dados que serão usados, os quais devem estar em uma fonte de dados (data source) confiável, segura e bem alimentada.

2. Organização

Contempla os processos de organização dos dados obtidos. Nessa etapa, é possível minerar os dados a fim de achar padrões e criar subconjunto de dados a partir do cruzamento dos já existentes.

3. Análise

Com o suporte de plataformas e softwares, essa etapa consiste em apresentar os dados organizados de forma visual a fim de se ter uma noção clara das informações que os dados permitem ter.

4. Compartilhamento

Após a organização e análise dos dados, é necessário compartilhá-los com as pessoas que precisam apresentando essas informações de maneira objetiva, de fácil acesso e na hora certa.

5. Monitoramento

O monitoramento é uma etapa crucial para o Business InteIligence  pois é ele que garante o sucesso da aplicação. Por meio dessa fase, é possível estabelecer ciclos de atualização e análise, mantendo o uso de dados atualizados e as informações úteis e relevantes disponíveis, viabilizando a tomada de decisões que agreguem valor à organização.

Dessa maneira, a Inteligência de Negócios tira o peso da intuição, achismo ou feeling dos gestores e torna o processo decisório mais pautado em informações confiáveis e reais. Sobre isso, Carly Fiorina, ex-CEO da  Hewlett-Packard, companhia de tecnologia da informação multinacional americana, diz:

“O ponto é transformar dado em informação, informação em conhecimento e em insight, e conhecimento em vantagem competitiva – e fazê-lo em questão de minutos e segundos, não em dias ou semanas.”

Por converter dados, que sozinhos não significam nada, em informações, que em conjunto são essenciais para um boa gestão, o Business Intelligence é um poderoso meio orientado pela tecnologia que gera forte vantagem competitiva pelo modo que permite a visualização de informações sobre o mercado ou sobre o seu próprio negócio. O Business InteIligence não diz ao gestor o que ele deve fazer mas dá o suporte para que ele defina as melhores estratégias para a sua organização, auxiliando na gestão do negócio.

Diante dos benefícios que o Business Intelligence traz para uma empresa, aqui vão alguns passos de como aplicar os conceitos do BI na prática na sua organização:

Tenha dados confiáveis e de qualidade

Com um sistema seguro de fácil acesso, é possível se obter dados confiáveis a partir de automatizações ou da alimentação desse sistema pelos colaboradores. Além disso, o armazenamento desses dados deve ser feito numa infraestrutura de qualidade. Nesse contexto, existem diversas fontes de dados que podem ser usadas para gerar informações de valor como por exemplo: CRM, fluxo de caixa e relatórios de desempenho. Todas as fontes de dados são válidas desde que, além de relevantes para sua empresa, sejam dados confiáveis e de qualidade.  

Foque no resultado

Ao iniciar o processo de Business Intelligence, é preciso ter em mente quais objetivos se pretende atingir com as análises. Tal direcionamento servirá como guia em todos os momentos, desde a coleta de dados até as análises e o monitoramento pois, dessa forma, os esforços serão voltados a entender quais parâmetros serão observados e quais indicadores se deseja mensurar. Nesse momento é importante responder às seguintes perguntas:

  • O que quero medir?
  • Por que essa análise é necessária?
  • Quem precisa dessas informações?

Acerca disso, é comum que sejam usados KPI’s (Key Performance Indicator ou Indicadores-Chave de Desempenho) pois estes permitem um monitoramento mais direto. Diferentemente das métricas, que são medidas isoladas, um KPI permite a visualização e acompanhamento mais qualificado de indicadores, os quais devem estar alinhados com o planejamento estratégico da empresa.

Defina o time

Dentro da organização, é preciso definir quem serão os responsáveis por cada etapa do processo. Inicialmente, escolher quem deverá coletar, tratar, cruzar os dados, analisar, monitorar e tomar planos de ação, essas tarefas podem ser desempenhadas por uma só pessoal ou até por um setor inteiro de Business Intelligence, dependendo da realidade da sua empresa.

Escolha o ferramenta ideal

Atualmente, existem diversos softwares de BI e essa escolha é de extrema importância para o sucesso da implementação e deve ser feita avaliando qual ferramenta se encaixa mais na realidade da sua empresa. Entre as ferramentas que podem ser utilizadas, alguns exemplos são: Microsoft Power BI e  Adobe Analytics. A primeira dela é uma das mais utilizadas e fornece diversos materiais para aprendizado sobre o assunto.  

Determine a periodicidade de atualização e monitoramento

Em muitos casos, os relatórios de Business Intelligence gerados não são atualizados em tempo real e de forma automática, isso depende do tipo de ferramenta usada e de como foi programada. Nesse caso, é necessário definir uma periodicidade de atualização do relatório de acordo com a natureza dos dados e os objetivos. Somado à isso, também é interessante estabelecer quando serão feitas os monitoramentos das informações: em qual momento o time se reunirá para analisar os resultados exibidos nos relatórios e discutir sobre as conclusões.

Com a implementação do Business Intelligence é possível identificar falhas, observar oportunidades, obter respostas rápidas e informações valiosas, bem como, ajudar a entender melhor o seu negócio. Quer conversar mais sobre essa nova tendência entre as organizações? Entre em contato com o nosso time por aqui.

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