A cultura empresarial guia a forma como os funcionários enxergam a organização. Quando a cultura é forte, a empresa ganha em força competitiva, produtividade e na otimização dos resultados.
Mas, afinal, o que é essa cultura, como é possível implementar o conceito e adquirir essas vantagens? Veja a seguir!
A cultura empresarial é a combinação das práticas, hábitos, comportamentos, valores éticos, políticas internas e externas, missão, clima organizacional e outros fatores de uma empresa.
O objetivo principal é que o comportamento diário esteja alinhado com as expectativas da empresa. Afinal, esses valores guiam a organização, e a cultura da equipe precisa estar harmonizada com a identidade empresarial.
Por isso, a cultura empresarial dita a forma com a qual os colaboradores vêem a organização, impactando nas ações diárias e nos seus resultados.
A cultura da sua empresa pode determinar o crescimento do negócio! Entenda mais a seguir.
A cultura empresarial direciona o negócio, guiando os passos dos colaboradores e da liderança com base nos valores da corporação. A cultura define o posicionamento e ajuda a equipe a entender quais ações devem ser realizadas.
Por meio dela, os colaboradores têm a dimensão do que devem fazer, quais são as suas metas, qual a filosofia interna da empresa e mais. Assim, o time fica alinhado, a imagem do negócio fica unificada, e a produtividade cresce.
Os resultados da cultura empresarial só reforçam quão importante é esse método.
Para que essa cultura seja forte, você deve criar a base da missão, a visão e os valores.
Missão: é opropósito da organização, o motivo pelo qual a empresa existe.
Visão: a visão do futuro, o objetivo geral e prioritário da organização.
Valores: os princípios que movem a empresa e se refletem no comportamento do dia a dia.
Esses são os principais pilares da cultura empresarial, devem estar alinhados entre si, com a liderança e com os colaboradores. Esses pilares devem engajar a equipe, encaminhando o time para os objetivos da empresa.
A comunicação deve ser clara e a liderança precisa agir conforme esses valores para que sejam bem transmitidos.
Para implementar a cultura, você precisa escolher qual quer aplicar na sua empresa:
São as empresas guiadas por um único líder, com poder centralizado. É comum em pequenos negócios, e estimula o alcance das metas, mas não costuma favorecer um ambiente saudável de autonomia e participação.
Você sabe como definir cargos na sua empresa? Se essa tarefa te gera dúvidas, leia mais aqui.
É um estilo mais burocrático e rígido, que funciona com base em determinação de tarefas. Tem muitas regras e não têm muita flexibilidade. Não é o ideal para empresas que trabalham com inovação constante.
A cultura da tarefa busca valorizar o potencial, o talento e as capacidades dos seus colaboradores. É um formato horizontal, mais flexível, que motiva e dá autonomia.
Um formato que estimula o bem-estar dos colaboradores; costuma promover capacitações, treinamentos e práticas para desenvolvimento da equipe, e o ambiente saudável está em primeiro lugar.
Na cultura empresarial focada na pessoa, técnicas como o plano de carreira e a retenção de talentos é comum. Você sabe como tirar o melhor da sua equipe? Confira o nosso post!
A importância da cultura empresarial é imensa! É essencial envolver todo o seu time na adoção e promoção de uma cultura forte, pautada por valores éticos e profissionalismo.
Após todo esse estudo, é hora de implementar! E você precisa de um time qualificado para te ajudar a construir uma cultura empresarial de sucesso. Nós da Produtiva, somos referência em gestão, estruturação interna e construção de estratégias. Fale conosco!