• facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

O que é a cronoanálise e como ela pode otimizar seu negócio

Todo gestor está constantemente buscando formas de aumentar a eficiência e a produtividade, e a resposta pode ser a cronoanálise, metodologia que se adapta bem à inovadora Indústria 4.0.

Trata-se de usar o tempo para entender de forma otimizada a linha de produção. Quer entender na prática como usar a cronoanálise a seu favor? Veja a seguir!

O que é a cronoanálise?

Esse nome pode causar estranhamento, então vamos de uma vez ao conceito de cronoanálise.

Cronoanálise é uma ferramenta de análise de qualidade que estuda os tempos de cada movimento/atividade ou processo de uma linha de produção ou de sua logística para otimizá-los. Ou seja, a cronoanálise verifica quanto tempo e esforço são precisos para a execução das tarefas.

O método se originou a partir de Frederick Taylor, engenheiro mecânico ligado a estudos de tempo, e Frank Bunker Gilbreth, engenheiro que estudou os movimentos junto a sua esposa e colaboradora Lillian Moller Gilbreth. 

Benefícios que a cronoanálise traz para o cenário do negócio

Ao inserir a cronoanálise na sua empresa, você garante que as atividades sejam otimizadas e realizadas em menos tempo, mesmo que a produtividade permaneça em grande quantidade e na melhor qualidade. Ou seja, a cronoanálise só resulta em práticas positivas para o seu negócio.

Quer saber como trabalhar a produtividade da equipe? Nós te indicamos 4 ferramentas aqui!

Confira os benefícios que também são objetivos diretos dessa ferramenta: 

Aprimoramento de processos

A Cronoanálise busca alcançar o melhor resultado em menos tempo. Qual gestor não quer isso? Trata-se de encontrar a forma mais rápida, eficiente e com excelente qualidade para executar uma atividade na empresa, levando em conta todas as variáveis que podem entrar no processos.

Economia de tempo e recursos

O estudo da Cronoanálise, ao medir o tempo, também mede os recursos necessários em cada tarefa. Assim, o gestor pode eliminar os desperdícios, fazer melhor uso de todos os recursos (humanos, monetários e materiais), incluindo o tempo. Até a remuneração dos colaboradores será melhor mensurada.

Aumento de qualidade

Todos esses benefícios acabam culminando no aumento da qualidade dos processos, pois sobra mais dinheiro para investimentos, os processos são feitos com mais precisão, agilidade e assertividade, e, no fim, a cronoanálise prioriza a padronização do melhor resultado.

Passo a passo para inserir e cronoanálise na sua empresa

Agora, vamos falar sobre como é possível chegar nesse resultado ao inserir a Cronoanálise na empresa. Confira o passo a passo:

Definir qual processo da empresa possui a necessidade de ser aprimorado

Qual será o processo-alvo da Cronoanálise? 

Para essa escolha, você precisa analisar a linha de produção ou logística, e escolher um processo já padronizado, que deva ser feito em uma quantidade X de tempo, não seja automatizado e seja importante para a empresa. Então, é a hora de fazer a cronometragem dessa tarefa. 

Escolher o operador presente que participará da Cronoanálise

Depois de escolhido o processo, você deve escolher um responsável para efetivar a atividade para que seja feita essa análise. Esse profissional vai representar a equipe, ou seja, o tempo em média com o qual o processo é feito. O operador deve estar consciente dessa representação, portanto ele não deve ser mais ou menos rápido do que o normal.

Separar os instrumentos necessários 

Não se preocupe, há poucos materiais realmente essenciais para uma Cronoanálise: um cronômetro e um suporte para anotar os resultados encontrados. Então, combine o horário com o funcionário para a análise, lembrando que o colaborador precisa estar bem, como em um dia normal de trabalho – pronto para repetir a atividade no mínimo 10 vezes para que a análise seja fidedigna.

Avaliar o ritmo de trabalho analisado e determinar mudanças

Depois de cronometrar cada tarefa e fazer as anotações, é hora de analisar os dados, observar as variações e o que pode tê-las influenciado. Encontre a média padrão e estabeleça um tempo de tolerância para pausas (cerca de 10% do ritmo total de trabalho, a depender da cultura da empresa e outros fatores). 

Caso ache falhas que estejam atrasando as atividades, solucione esses erros com o auxílio de ferramentas de qualidade e treine os colaboradores para que consigam alcançar esses mesmos padrões.  

Os benefícios da Cronoanálise são essenciais para as atividades de uma empresa, mas só são obtidos se o gestor seguir o passo a passo corretamente. É preciso que os líderes estudem bem o tema para que a Cronoanálise seja aprimorada a cada implementação, e, caso restem dúvidas, a Produtiva está com você. Nós implementamos métodos que otimizam processos, aumentam os lucros e diminuem os custos indevidos! Fale conosco para saber mais.

  • facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

Leia também

  • Como criar um processo seletivo eficaz?

    Você já parou para pensar sobre como o recrutamento é parte essencial de um negócio? […]

  • Como criar um planejamento financeiro: Etapas e pontos de atenção

    Você não consegue entender as entradas e saídas de dinheiro na sua empresa? Por vezes, […]

  • Como retomar o crescimento de um negócio?

    A estagnação de um negócio significa a falta de crescimento, os resultados inalterados e a […]