No mercado competitivo, você não pode ficar para trás.
Mais do que nunca, os consumidores adquirem produtos online e querem conforto e praticidade na hora das compras. Quem não se adapta ao mundo virtual pode perder o seu lugar no setor.
Para te ajudar a inovar, hoje nós vamos falar sobre pagamentos digitais e como implementá-los na sua empresa.
Boa leitura!
Os pagamentos digitais vêm das novas tecnologias que tornam as transações financeiras mais acessíveis. Os diferentes sistemas processam as compras dos consumidores fazendo todas as conexões necessárias para que o dinheiro se movimente.
Essa novidade tão necessária nasceu com as fintechs, que são tecnologias e inovações para serviços financeiros. As fintechs revolucionaram o mercado, trazendo processos que ocorrem totalmente em meio virtual.
Para oferecer uma boa experiência de compra, muitos meios de pagamento ficaram disponíveis: QR Code, boletos digitais, reconhecimento facial, instituições especializadas em transferências online e muito mais.
Assim, as operações ficaram mais seguras, mais rápidas e menos custosas, com tarifas menores. É melhor para o seu bolso e para o do seu cliente.
Já imaginou um mundo em que o cliente não precisa ficar horas na fila de uma agência física para resolver burocracias bancárias? Em que não é preciso estar presencialmente na sua loja para comprar? É muito mais fácil e rápido simplesmente abrir o smartphone a qualquer hora do dia e decidir qual produto adquirir.
Se você quer essa facilidade para a sua empresa, conheça os principais meios de pagamento digital:
Emissão de boletos
Agora a emissão de boletos ocorre sem taxas. Com a chegada dos bancos digitais, qualquer instituição realiza emissões de graça, embora possam ter limites de boletos por mês ou limites de valor.
É uma excelente forma de pagamento para os negócios online ou físicos, prestação de serviços por profissional ou empresa e outros tipos de transações.
Cartões de aproximação e pulseiras de crédito
São duas formas de pagamento que dispensam a senha se o valor da compra não exceder determinado limite. São também mais higiênicos, pois os sensores são apenas de aproximação, sem toques. Só benefícios para os consumidores.
É acessível, pois a maioria dos celulares atualmente contam com a tecnologia que possibilita esse pagamento, chamada Near Field Communication (comunicação por campo de proximidade).
Apenas é preciso cadastrar-se na plataforma de pagamento do seu celular, podendo ser Samsung Pay, Android Pay e Apple Pay, ou cadastrar-se em requerimentos específicos do seu banco.
Links para pagamento
Alguns bancos digitais permitem pagamentos através de links criados especialmente para esse fim.
É totalmente seguro, pois funciona a partir de criptografia, e o pagamento é feito com apenas alguns cliques, o que torna tudo bem fácil para o consumidor.
Normalmente, esses links são enviados ao usuário através do Whatsapp, e-mail ou SMS, com taxa mínima.
Reconhecimento facial
O reconhecimento facial não é mais só visto em filmes. É uma realidade já usada para transações financeiras, tem segurança comprovada e estuda o indivíduo para permanecer estável mesmo com o seu envelhecimento ou mudanças de expressão.
Para o reconhecimento facial, o pagamento ocorre por aplicativo específico e o pagamento é feito por uma selfie.
Aplicativos que permitem pagamento
O aplicativo mais famoso até então é provavelmente o Whatsapp Pay. O serviço é recente, e o próprio Whatsapp te explica como usar aqui. É gratuito para pessoas físicas, mas há uma pequena taxa para empresas.
QR Code
O QR code também é um método bem acessível de pagamento. Apenas é necessário escanear ou até emitir o seu QR Code, verificar as informações e finalizar o processo de venda. Esse modelo é usado até por instituições de caridade.
Você sabia que as buscas por links de pagamento cresceram 375% em 2020? As buscas por QR Code também cresceram 103%. De acordo com o Google, atualmente, os brasileiros fazem 7 vezes mais pagamentos por link e 4 vezes mais transações à distância ou por tecnologias NFC.
Os benefícios de utilizar esses diferentes métodos são vários:
Com essas plataformas, possibilitamos o pagamento por diversos métodos para o cliente, com mais higiene, praticidade e segurança. Assim, a experiência de compra é melhorada, e temos consumidores mais satisfeitos.
O público não precisa esperar em filas, relembrar senhas, procurar o dinheiro na carteira, ou até aguardar pelo troco. Para a empresa, também é possível dispor de métodos mais econômicos, sem taxas. Tudo é exato e acessível.
A diversificação de meios de pagamento ajuda a conquistar os clientes, além de também auxiliar na expansão do negócio, que não precisa se ater ao físico. São grandes vantagens no mercado, ainda mais em tempos de crise.
Para implementar no seu negócio é simples! Basta escolher a melhor opção para o seu público, para o seu plano financeiro e estratégico, ajustar-se ao que pede o método e informar aos seus consumidores.
Quer saber mais sobre as tecnologias que viraram tendências para empresas em 2021? Leia aqui.
Mas, se ainda tem dúvidas, a nossa consultoria vai te guiar em cada passo em direção ao sucesso, à praticidade financeira e à melhor experiência para os seus clientes. Fale conosco!