A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi aprovada em 2018, mas apenas entrou em vigor em setembro de 2020. A lei, trouxe diversas regras e exigências que devem ser cumpridas quando falamos de tratamentos de dados, com risco de sanções aplicadas caso haja erro nesse tratamento.
As penalidades, que podem ser aplicadas em formas de multas milionárias, começam a preocupar empresas que ainda não estão adequadas à legislação, e por isso, vulneráveis. O passo a passo para a implantação da LGPD, demanda atenção e esforço de múltiplos setores. Confira neste artigo, escrito pelos consultores da Produtiva e CONSEJ, como se adequar.
O primeiro passo que deve ser seguido, para a segura implantação da LGPD, é reunir quais são os dados que são tratados, e a partir daí, examinar como eles são tratados e como ocorre o compartilhamento.
Com a visão global de como ocorre esse procedimento, é possível pensar em estratégias para melhorar a maneira de como eles serão tratados de acordo com a LGPD, principalmente buscando evitar vazamentos no compartilhamento dos mesmos, seja interna ou externamente ao negócio.
Continuando, o passo dois visa observar se o tratamento que ocorre nos dados atualmente está de acordo com a Lei nº 13.709/2018. Deve-se observar a natureza de cada dado, distinguindo-o entre pessoais e sensíveis, de acordo com a classificação que a própria lei traz, além de saber se existem dados que são anonimizados.
A legislação divide os dados em quatro categorias: Dados pessoais, dados pessoais sensíveis, dados anonimizados, dados pessoais provenientes de crianças e adolescentes.
Com esse prévio conhecimento será possível adequar a melhor forma de tratá-los, diminuindo os riscos de um tratamento mal executado que possivelmente levaria a aplicações de altas multas.
A adequação dos dados passa pela garantia dos direitos do usuário, seguindo os critérios definidos em lei para o compartilhamento de dados.
É fundamental que você tenha, em seu site, tanto uma Política de Privacidade, como uma Política de Cookies bem elaborada. Essas duas ferramentas são responsáveis pela transparência sobre o tratamento de dados, o qual representa o principal pilar da LGPD.
A Política de Privacidade consiste em um documento contendo informações como: os dados que serão coletados, a forma como estes dados serão tratados e os direitos do usuário. A Política de Privacidade, por lei, não é obrigatória, mas vem sendo utilizada como uma ótima ferramenta para manter a transparência sobre o tratamento dos dados.
Já a Política de Cookies é fundamental para que o usuário saiba quais são os cookies utilizados no seu site, e quais informações técnicas serão coletadas.
Porém, em consonância com o Art. 8, § 6º da LGPD:
“Em caso de alteração de informação referida nos incisos I, II, III ou V do art. 9º desta Lei, o controlador deverá informar ao titular, com destaque de forma específica do teor das alterações, podendo o titular, nos casos em que o seu consentimento é exigido, revogá-lo caso discorde da alteração”
É fundamental que você informe ao usuário sobre qualquer mudança efetuada na forma como os dados estão sendo tratados. Sendo necessário que a comunicação seja efetuada da maneira mais clara e eficiente possível.
Você irá sempre verificar se os dados que já se encontram armazenados estão organizados, atualizados, tratados de maneira segura e se foram coletados com consentimento. Isso ajudará na agilidade de processos da sua empresa.
Para manter esse cuidado, passa a ser importante realizar auditorias, ter sempre um olhar especializado sobre os armazenamentos, garantir a segurança e refinar o gerenciamento de dados.
O Business Intelligence (ou BI) engloba um conjunto de práticas para formular estratégias com base em dados. Para o mercado atual, manter essas práticas é necessário, já que o mundo gira em torno de dados.
O BI utiliza a interpretação de dados para formular planejamentos assertivos para a empresa. É o guia para a tomada de decisões de todo gestor moderno.
A ferramenta te ajuda a desenvolver uma visão abrangente, séria e baseada nos dados da sua organização. O uso correto dos dados atuais e históricos geram mudanças positivas, já que você entende os seus consumidores, a economia, os concorrentes (benchmarking), o mercado e as suas tendências, e ganha expertise para construir um caminho seguro no seu negócio.
Quando bem utilizado, o BI elimina a ineficiência, a incapacidade de se adaptar às mudanças do mercado e o despreparo com ameaças, já que os dados vão te proporcionar as informações certas para lidar com esses problemas.
Quando usados da melhor forma, os dados contribuem para os diversos departamentos. Alguns exemplos dos benefícios e práticas de BI são:
A LGPD é um divisor de marcos para estratégias como o Business Intelligence. As empresas precisam ter em mente tudo que é necessário sobre a LGPD, tudo o que de fato podem averiguar e armazenar sobre os usuários, com as devidas autorizações, e assim construir um planejamento estratégico interligando a metodologia BI com a organização da empresa para a LGPD.
Embora a LGPD pareça uma limitação para os negócios, é na realidade um grande benefício. A lei permite que as empresas aproveitem técnicas como a BI com segurança, de forma padronizada para trabalhar dentro de uma nova realidade digital.
A ferramenta do Business Intelligence, quando está de acordo com as diretrizes da LGPD, entrega recursos que permitem análises detalhadas e avançadas para dar à sua empresa base suficiente para ter força no mercado. É fundamental para a competitividade.
A única opção para o empreendedor é seguir a nova lei com a ajuda de profissionais competentes, evitando prejuízos e garantindo a segurança. A CONSEJ e a Produtiva estão ao seu lado nessa jornada, somos complementares para o seu planejamento estratégico com todos os benefícios do BI e todas as necessidades da LGPD!
Temos equipes capacitadas para te ajudar. A CONSEJ quer te ensinar a captar clientes de forma segura, a partir da consultoria jurídica, enquanto a Produtiva vai construir o planejamento estratégico ideal para aumentar os seus resultados e a força da sua empresa. Fale conosco e una as consultorias para o sucesso da sua marca!