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Heineken: Curiosidades e produção de uma das maiores produtoras de cerveja do mundo

Deu água na boca? Quem não gosta de uma cerveja gelada…

Foi pensando nisso que trouxemos esse conteúdo com curiosidades sobre a marca e uma das maiores produtoras dessa bebida amada pelos brasileiros.

Uma Breve história da cerveja

A cerveja tem sua aparição atribuída ao povo sumério, localizados na região da mesopotâmia e datada de cerca de 6 mil anos atrás.

Provavelmente a primeira produção dessa bebida foi feita por acidente e partir daí começou a ser produzida de forma proposital.

Já no Brasil, a cerveja começou a ser feita e consumida a partir da chegada do holandês Maurício de Nassau no estado de Pernambuco em 1637.

Pouco depois de sua chegada, ele montou uma cervejaria e trouxe o cervejeiro Dirck Dicx para cuidar de toda a produção da bebida.

Por um padrão histórico e cultural, as cervejas consumidas antigamente costumavam ser de cor mais escura e encorpada. Isso deixou de ser um padrão mundial devido a algumas marcas romperem com essa ideia, sendo a principal delas a empresa que citaremos a seguir.

A Heineken

A Heineken foi fundada em 1873, por um jovem chamado Gerard Adriaan Heineken, em Amsterdã, capital da Holanda.

A marca foi ganhando notoriedade e expansão no mercado até que hoje ocupa o primeiro lugar no ranking de cervejarias da Europa, quarta no mercado mundial e maior distribuidor de bebidas da Europa ocidental.

Hoje a empresa conta com 165 cervejarias espalhadas pelo mundo, estando presentes em mais de 70 países.

No Brasil, a Heineken começou sua trajetória em 2010, instalando sua fábrica em Ponta Grossa/PR e adquirindo marcas como a Kaiser e Sol.

Em 2017, comprou a cervejaria Brasil Kirin. Com ela marcas como Devassa, Baden Baden, Schin, Glacial e Eisenbahn, se tornando a segunda maior fabricante de cerveja no país, atrás apenas da Ambev.

Curiosidades

  1. A empresa produz cerca de 16 bilhões de litros de cerveja ao ano, o que é suficiente para “encher” 15 estádios de futebol de grande porte;
  2. Possui a maior cervejaria do mundo, presente em um espaço de 1 milhão de m², equivalente a 150 campos de futebol profissionais;
  3. Se colocássemos a produção dessa cervejaria em garrafas long neck (330ml) e fizéssemos uma linha reta dessas garrafas, daríamos 4 voltas ao mundo;
  4. A Heineken possui uma estação de tratamento própria, fazendo uso de água comum e de sobras do processo de produção, tratando o equivalente a 15 piscinas olímpicas de água por dia;
  5. A máquina de envase (enchimento) dessa cervejaria tem capacidade para encher meio bilhão de garrafas long neck ao ano;
  6. Durante a guerra fria, a empresa caracterizada por sua estrela vermelha no rótulo passou a imprimir estrelas de cor branca para evitar associação com a ideologia comunista, voltando ao rótulo original depois de certo tempo.

Produção

A forma de produzir uma cerveja é basicamente padrão para qualquer cervejaria. Esse processo é similar ao de milhares de anos atrás, desde seus primeiros relatos na mesopotâmia e no antigo Egito.

Então, o que realmente vai diferenciar o produto final, são os métodos para realizar cada etapa dessa produção e principalmente a proporção entre os ingredientes.

As cervejas são compostas de quatro ingredientes simples: água, cevada, lúpulo e levedura. Outros ingredientes usados em algumas cervejas específicas são considerados um elemento adjunto.

Maltagem

No processo de maltagem, que nada mais é que a transformação da cevada em malte, esses grãos passam por um processo chamado de maceração, onde são misturados com água para que comecem a germinar.

Após esse processo, são levadas às caixas de germinação, onde irão amadurecer por um certo tempo. Depois disso, os grãos amadurecidos serão levados para o forno de maltagem, onde o calor finaliza a germinação.

Um ponto interessante é que, no caso da Heineken, após o processo de maltagem cada lote já é testado para que não haja nenhum desvio significativo na qualidade final da cerveja.

Moagem

Na moagem, os grãos são moídos em alta velocidade e depois são classificados de acordo com a espessura.

Todos os tamanhos obtidos são necessários para a produção de cerveja, pois as partículas mais finas serão usadas para formar um concentrado de açúcar. Esse concentrado, também chamado de purê, e as partículas mais grossas ajudarão na filtragem da bebida.

Antes de passar para a próxima etapa, essas partículas são esmagadas e passam por um processo de maceração, similar ao que ocorreu no processo de maltagem, para que se obtenha açúcar a partir do amido presente nos grãos.

Após esta etapa, esse concentrado de açúcar passa a se chamar mosto.

Filtração

No processo de filtração, o mosto passa enormes tanques, que têm estruturas de aço específicas para conseguir realizar a separação dos pequenos grãos sólidos ainda presentes.

Após esse processo, sobra apenas um líquido doce que deve estar de acordo com o padrão estabelecido pela cervejaria, mas que ainda não é o produto final. 

Neste momento, entra um ingrediente essencial para a cerveja, que é a levedura.

Ela é a responsável por transformar esses açúcares presentes no líquido em álcool e dióxido de carbono, além de também atribuir aroma ao produto.

No caso da Heineken, a levedura é um fator diferencial, pois a empresa possui a Levedura A, um tipo especial desse fungo usado desde 1886.

Fermentação

Na fermentação, grandes quantidades de leveduras são adicionadas ao líquido doce que foram levados a enormes barris.

Esse processo deve ocorrer por cerca de 7 dias, fazendo com que todo o açúcar fermentável presente seja transformado em álcool.

Ocorre uma repetição desse processo para que o teor de álcool aumente a se forme a espuma presente na cerveja que bebemos.

Clarificação

Após a dupla fermentação, já podemos chamar o líquido presente de cerveja, porém ainda não é igual ao que bebemos, pois, ela ainda precisa passar pelo processo de clarificação.

A clarificação é feita em enormes tanques capazes de realizar essa filtragem, retirando alguns elementos que deixam a cerveja turva.

Envase

Com o produto líquido pronto e após os protocolos de testagem de sabor, aroma, densidade e aparência, falta apenas a etapa de envase, onde a cerveja será inserida no recipiente desejado e ficará pronta para a distribuição.

Nesse processo, diversas máquinas operam em velocidade altíssima para encher os devidos recipientes, sendo posteriormente adesivadas e empilhadas em paletes, que em sua grande maioria serão colocados em contêineres para serem distribuídos para todo o mundo por via marítima.

 

Expansão

Um diferencial da marca é o fato de ser extremamente global, sendo a cerveja presente no maior número de países no mundo.

Um acontecimento que contribuiu para isso foi a Heineken ter sido a primeira empresa a entregar cerveja nos Estados Unidos da América após a lei seca, evento marcante no país na primeira metade do século XX.

Esse fato contribuiu para a expansão e consolidação da marca em toda a América, fato que dura até os dias de hoje.

Dentro de uma ideia inovadora de marketing, especialmente no século passado, a empresa conseguiu alcançar excelentes resultados em relação a expansão e reconhecimento da marca, sendo uma das pioneiras em estratégias mais agressivas e ousadas de divulgação da empresa.

Esperamos que tenham gostado desse post de entretenimento e recomendamos a leitura dos outros posts do nosso blog, tem muito conteúdo interessante!! Qualquer dúvida estamos a disposição.

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