Deu água na boca? Quem não gosta de uma cerveja gelada…

Foi pensando nisso que trouxemos esse conteúdo com curiosidades sobre a marca e uma das maiores produtoras dessa bebida amada pelos brasileiros.

Uma Breve história da cerveja

A cerveja tem sua aparição atribuída ao povo sumério, localizados na região da mesopotâmia e datada de cerca de 6 mil anos atrás.

Provavelmente a primeira produção dessa bebida foi feita por acidente e partir daí começou a ser produzida de forma proposital.

Já no Brasil, a cerveja começou a ser feita e consumida a partir da chegada do holandês Maurício de Nassau no estado de Pernambuco em 1637.

Pouco depois de sua chegada, ele montou uma cervejaria e trouxe o cervejeiro Dirck Dicx para cuidar de toda a produção da bebida.

Por um padrão histórico e cultural, as cervejas consumidas antigamente costumavam ser de cor mais escura e encorpada. Isso deixou de ser um padrão mundial devido a algumas marcas romperem com essa ideia, sendo a principal delas a empresa que citaremos a seguir.

A Heineken

A Heineken foi fundada em 1873, por um jovem chamado Gerard Adriaan Heineken, em Amsterdã, capital da Holanda.

A marca foi ganhando notoriedade e expansão no mercado até que hoje ocupa o primeiro lugar no ranking de cervejarias da Europa, quarta no mercado mundial e maior distribuidor de bebidas da Europa ocidental.

Hoje a empresa conta com 165 cervejarias espalhadas pelo mundo, estando presentes em mais de 70 países.

No Brasil, a Heineken começou sua trajetória em 2010, instalando sua fábrica em Ponta Grossa/PR e adquirindo marcas como a Kaiser e Sol.

Em 2017, comprou a cervejaria Brasil Kirin. Com ela marcas como Devassa, Baden Baden, Schin, Glacial e Eisenbahn, se tornando a segunda maior fabricante de cerveja no país, atrás apenas da Ambev.

Curiosidades

  1. A empresa produz cerca de 16 bilhões de litros de cerveja ao ano, o que é suficiente para “encher” 15 estádios de futebol de grande porte;
  2. Possui a maior cervejaria do mundo, presente em um espaço de 1 milhão de m², equivalente a 150 campos de futebol profissionais;
  3. Se colocássemos a produção dessa cervejaria em garrafas long neck (330ml) e fizéssemos uma linha reta dessas garrafas, daríamos 4 voltas ao mundo;
  4. A Heineken possui uma estação de tratamento própria, fazendo uso de água comum e de sobras do processo de produção, tratando o equivalente a 15 piscinas olímpicas de água por dia;
  5. A máquina de envase (enchimento) dessa cervejaria tem capacidade para encher meio bilhão de garrafas long neck ao ano;
  6. Durante a guerra fria, a empresa caracterizada por sua estrela vermelha no rótulo passou a imprimir estrelas de cor branca para evitar associação com a ideologia comunista, voltando ao rótulo original depois de certo tempo.

Produção

A forma de produzir uma cerveja é basicamente padrão para qualquer cervejaria. Esse processo é similar ao de milhares de anos atrás, desde seus primeiros relatos na mesopotâmia e no antigo Egito.

Então, o que realmente vai diferenciar o produto final, são os métodos para realizar cada etapa dessa produção e principalmente a proporção entre os ingredientes.

As cervejas são compostas de quatro ingredientes simples: água, cevada, lúpulo e levedura. Outros ingredientes usados em algumas cervejas específicas são considerados um elemento adjunto.

Maltagem

No processo de maltagem, que nada mais é que a transformação da cevada em malte, esses grãos passam por um processo chamado de maceração, onde são misturados com água para que comecem a germinar.

Após esse processo, são levadas às caixas de germinação, onde irão amadurecer por um certo tempo. Depois disso, os grãos amadurecidos serão levados para o forno de maltagem, onde o calor finaliza a germinação.

Um ponto interessante é que, no caso da Heineken, após o processo de maltagem cada lote já é testado para que não haja nenhum desvio significativo na qualidade final da cerveja.

Moagem

Na moagem, os grãos são moídos em alta velocidade e depois são classificados de acordo com a espessura.

Todos os tamanhos obtidos são necessários para a produção de cerveja, pois as partículas mais finas serão usadas para formar um concentrado de açúcar. Esse concentrado, também chamado de purê, e as partículas mais grossas ajudarão na filtragem da bebida.

Antes de passar para a próxima etapa, essas partículas são esmagadas e passam por um processo de maceração, similar ao que ocorreu no processo de maltagem, para que se obtenha açúcar a partir do amido presente nos grãos.

Após esta etapa, esse concentrado de açúcar passa a se chamar mosto.

Filtração

No processo de filtração, o mosto passa enormes tanques, que têm estruturas de aço específicas para conseguir realizar a separação dos pequenos grãos sólidos ainda presentes.

Após esse processo, sobra apenas um líquido doce que deve estar de acordo com o padrão estabelecido pela cervejaria, mas que ainda não é o produto final. 

Neste momento, entra um ingrediente essencial para a cerveja, que é a levedura.

Ela é a responsável por transformar esses açúcares presentes no líquido em álcool e dióxido de carbono, além de também atribuir aroma ao produto.

No caso da Heineken, a levedura é um fator diferencial, pois a empresa possui a Levedura A, um tipo especial desse fungo usado desde 1886.

Fermentação

Na fermentação, grandes quantidades de leveduras são adicionadas ao líquido doce que foram levados a enormes barris.

Esse processo deve ocorrer por cerca de 7 dias, fazendo com que todo o açúcar fermentável presente seja transformado em álcool.

Ocorre uma repetição desse processo para que o teor de álcool aumente a se forme a espuma presente na cerveja que bebemos.

Clarificação

Após a dupla fermentação, já podemos chamar o líquido presente de cerveja, porém ainda não é igual ao que bebemos, pois, ela ainda precisa passar pelo processo de clarificação.

A clarificação é feita em enormes tanques capazes de realizar essa filtragem, retirando alguns elementos que deixam a cerveja turva.

Envase

Com o produto líquido pronto e após os protocolos de testagem de sabor, aroma, densidade e aparência, falta apenas a etapa de envase, onde a cerveja será inserida no recipiente desejado e ficará pronta para a distribuição.

Nesse processo, diversas máquinas operam em velocidade altíssima para encher os devidos recipientes, sendo posteriormente adesivadas e empilhadas em paletes, que em sua grande maioria serão colocados em contêineres para serem distribuídos para todo o mundo por via marítima.

 

Expansão

Um diferencial da marca é o fato de ser extremamente global, sendo a cerveja presente no maior número de países no mundo.

Um acontecimento que contribuiu para isso foi a Heineken ter sido a primeira empresa a entregar cerveja nos Estados Unidos da América após a lei seca, evento marcante no país na primeira metade do século XX.

Esse fato contribuiu para a expansão e consolidação da marca em toda a América, fato que dura até os dias de hoje.

Dentro de uma ideia inovadora de marketing, especialmente no século passado, a empresa conseguiu alcançar excelentes resultados em relação a expansão e reconhecimento da marca, sendo uma das pioneiras em estratégias mais agressivas e ousadas de divulgação da empresa.

Esperamos que tenham gostado desse post de entretenimento e recomendamos a leitura dos outros posts do nosso blog, tem muito conteúdo interessante!! Qualquer dúvida estamos a disposição.

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