• facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

Guia básico: O que fazer antes de abrir um negócio?

Muitas pessoas pensam em abrir o seu próprio negócio, mas a realidade é que poucos o fazem e, dos que fazem, muitos não prosperam. Por qual motivo isso ocorre? Como abrir um negócio com eficiência e sem dores de cabeça? Continue a leitura para entender!

O básico sobre abrir um negócio

A verdade é que a abertura de um negócio vai além de apenas comprar um espaço, realizar um investimento financeiro e começar a vender. A falta de conhecimento e de ideias inovadoras são os grandes obstáculos para empreendedores jovens. 

Não significa que você vai desistir do seu sonho ao se deparar com esses problemas, mas sim combatê-los através de muita pesquisa e preparação. A abertura e o gerenciamento de uma empresa exige o entendimento do mercado, do público e o planejamento das etapas durante a após a abertura.

É verdade que não existe receita de bolo para uma empresa bem-sucedida, mas existem alguns pontos essenciais para se atentar. Confira a seguir.

Pontos importantes para analisar antes de abrir o seu negócio

Sabendo que você está quase começando a sua própria marca, criamos alguns pontos principais a seguir no início de um novo negócio. Confira:

Pesquise e registre sua marca

Esse é um passo que você deve tomar com antecipação, pois rapidamente nomes acabam sendo usados por outras pessoas, e aquele título criativo para o seu instagram já pertence a outra marca. 

Por isso, pesquise se o nome fantasia, o logotipo e demais características da sua empresa já pertencem a outro negócio, para não ter que lidar com problemas relativos à direitos de marca. 

Analise o mercado que você irá atuar

Você deve amadurecer bastante a ideia antes de começar o negócio, e isso inclui fazer uma pesquisa profunda sobre o mercado. Afinal, mesmo que o seu produto seja muito bom, se o concorrente tiver um melhor ou o mercado não tiver espaço para ele, ele não prosperará.

Entenda se há viabilidade econômica, quais são as medidas tomadas pelos concorrentes, como anda a economia, qual o comportamento dos consumidores e mais.

Estude o público-alvo

O consumidor é peça-chave para o seu negócio – sem ele, nenhuma empresa é bem-sucedida. Por isso, defina de antemão quem é o seu público-alvo, e crie a sua persona, ou seja, o seu cliente ideal em grandes detalhes: nome fictício, idade, hobbies, características, localização geográfica e mais. 

Invista no marketing da sua empresa 

Verifique qual região é melhor para a sua empresa física, quais canais você utilizará para contatar o seu cliente, qual será a embalagem do produto, qual a linguagem utilizada para se comunicar… Enfim, monte uma estratégia de Marketing, de preferência com profissionais especializados.

Estabeleça já o planejamento estratégico da sua marca! Saiba como aqui.

Observe a infraestrutura do local onde vai instalar a empresa 

Pense bem na logística utilizada para que a sua empresa funcione. Como será a infraestrutura do local? Quais processos e equipamentos são necessários para a produção? A sua empresa funcionará digitalmente ou de forma física? Como o seu produto chegará ao cliente? Todas essas perguntas e outras devem ser respondidas com cautela.

Você já escolheu o modelo de negócios da sua empresa? Para conhecer os tipos, quais são as suas características e qualidades, leia o nosso post.

O mapeamento de processos

Para elencar toda a logística de forma eficiente, você precisa ter os seus processos bem detalhados. 

Já ouviu falar em mapeamento de processos? Essa é uma ferramenta essencial para qualquer gestor, e deve ser implementada logo no início de uma empresa – embora, claro, precise ser constantemente atualizada.

Para aprender mais sobre a relevância dessa ferramenta, leia mais aqui. Se quer saber como implementar um mapeamento de processos com eficiência, confira o nosso artigo que é um verdadeiro guia sobre o tema.

Você não precisa passar por toda a criação de um negócio sem uma ajuda especializada! Contar com profissionais capacitados pode ser a verdadeira diferença entre uma empresa falida e uma marca de sucesso. Entre em contato com o nosso time e conte com a expertise da Produtiva! 

  • facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

Leia também

  • Como criar um processo seletivo eficaz?

    Você já parou para pensar sobre como o recrutamento é parte essencial de um negócio? […]

  • Como criar um planejamento financeiro: Etapas e pontos de atenção

    Você não consegue entender as entradas e saídas de dinheiro na sua empresa? Por vezes, […]

  • Como retomar o crescimento de um negócio?

    A estagnação de um negócio significa a falta de crescimento, os resultados inalterados e a […]