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Geração C: entenda como são os novos consumidores conectados

O que esperar dos consumidores que passaram pela pandemia COVID-19? Como lidar com as mudanças de comportamento deles no pós-pandemia? Se você tem dúvidas sobre como vender para a Geração C, está no lugar certo. 

Hoje vamos falar sobre o surgimento desses consumidores e como funciona o comportamento de compras deles. Boa leitura!

Como surgiu a geração C?

A agência de marketing digital FleishmanHillard foi uma das primeiras a falar sobre o surgimento de um novo perfil de consumidores, a Geração C. Esses consumidores vieram das mudanças causadas pela pandemia do novo coronavírus, e, por causa do fechamento do comércio e da necessidade de ficar em casa, se voltaram rapidamente para os meios digitais.

Estão incluídos na Geração C tanto os consumidores que nasceram na pandemia de 2020, quanto os que tiveram seus hábitos modificados por causa dessa crise, não importando a qual geração pertence.

Na vida da Geração C, a internet é usada de forma intensa, é parte essencial de sua rotina, uma forma de se relacionar com outros seres humanos e, claro, uma forma de consumidor. As ações de compra do consumidor da Geração C são majoritariamente feitas pela internet. 

A Geração C é de fato ativa nas comunidades digitais. Ela revisa produtos, avalia, solta depoimentos, usam redes sociais, criam, acompanham e consomem conteúdos diariamente na internet.

Quer saber como a jornada de compra mudou diante de tantas novas características pós-pandemia? Nós te explicamos aqui!

O que as marcas devem fazer para alcançar esse consumidor?


Como alcançar esses consumidores? Essa é uma pergunta que muitas marcas fazem. A mudança de comportamento pode significar que antigas formas de fazer Marketing precisam mudar, mesmo que não totalmente. Após dois anos de isolamento, as empresas buscam se adaptar ao que pedem os consumidores. 

A criação de conteúdo de valor é uma estratégia até mesmo antiga, mas que deve continuar e ser otimizada. Os conteúdos compartilhados nas redes sociais devem ser divertidos e úteis, criando conexão com os clientes, solucionando dúvidas e aprofundando o conhecimento deles sobre o seu produto. Essa é uma forma completa de criar ações publicitárias.

As marcas também devem fazer uso constante dos dados para entender os seus consumidores. Deve-se captar, analisar, interpretar e usar esses dados para embasar campanhas criativas e bem segmentadas.

A marca também deve ter comprometimento com valores que os consumidores acham importante. Tem crescido a quantidade de consumidores que buscam analisar se as marcas testam em animais, apoiam a diversidade, cumprem com a sua palavra e outras questões éticas e morais… A sua marca deve ir além do comercial, mostrando um comprometimento humanizado.

Quer saber como analisar essas mudanças no comportamento do consumidor com mais eficiência? Confira o nosso artigo com dicas imperdíveis.

Como anda o mercado da Geração C?

Existem algumas características do mercado pós-pandemia que refletem bastante dos próprios comportamentos da Geração C. Naturalmente, quando os consumidores mudam, o próprio mercado precisa mudar. É um grande exemplo a maior valorização do comércio local.

Agora, os consumidores querem comprar mais perto de suas casas, e priorizam mais as suas próprias necessidades básicas, a saúde e a higiene. Por isso, facilmente o comércio local supre as suas necessidades e é até preferível em comparação às grandes marcas. 

A preferência por produtos de origem artesanal também é característica da Geração C, e está nessa pirâmide, por prioridade: bens embalados e bebidas, produtos de higiene, alimentos frescos e orgânicos e produtos de cuidado pessoal.

O consumidor também passou a cobrar da marca certos posicionamentos, tendo em vista algumas problemáticas da sociedade. De acordo com estudo, isso foi impulsionado diante das dores da pandemia, de forma que as marcas estão sendo aplaudidas ou rejeitadas por causa de determinadas ações como:

  • 62% – questões de desigualdade de raça ou gênero.
  • 32% – questões relacionadas à desigualdade racial.
  • 306% – conexão emocional da marca com o cliente.

É o cliente que move tudo o que a sua marca faz para alcançar melhores vendas e grande competitividade no mercado. Para que você consiga entender exatamente o que o consumidor quer da sua marca, conte com a Produtiva! Nós contamos com profissionais qualificados que irão te guiar através da nova geração de consumidores. Fale conosco!

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