No meio da rotina, o gestor pode se deparar com um estoque parado e se assustar. Como lidar com esses insumos estagnados?
De fato, não é bom para nenhuma empresa encontrar a falta de movimentação onde deveriam ocorrer diversas vendas. Para te ajudar indicamos usar o Marketing ao seu favor e escoar de vez esse estoque, confira o post de hoje.
O bom funcionamento de qualquer negócio depende de um bom funcionamento do seu estoque. Tanto a falta quanto a parada e o excesso de materiais impactam diretamente a saúde financeira do negócio, afinal, os produtos precisam ter um giro saudável para que o negócio venda e cresça.
Por isso, os gestores não podem esperar pela movimentação normal do estoque sem fazer uma boa gestão. Então, como agir para evitar mercadorias estagnadas?
Tudo começa com uma análise. Você deve entender como anda a demanda do mercado ao longo do ano para o seu nicho, inclusive verificando a sazonalidade. Ou seja, estruture uma previsão do estoque.
Assim, você vai evitar a falta ou acúmulo de materiais. É claro, mesmo com essa análise, é possível que itens não tenham o escoamento esperado. É a hora de você estudar por qual motivo esses itens estão parados para saber como driblar esse cenário.
Tanto essa análise, quanto a previsão e as estratégias criadas fazem parte de uma boa gestão do estoque, o que exige muito cuidado. Qualquer erro no estoque pode causar muito prejuízo a empresa, por exemplo:
Por isso, antes de tudo, aplique bons métodos de gestão de estoque e siga os passos para uma boa gestão.
Então vamos às dicas!
Com a análise que citamos antes, você deve fazer um diagnóstico e entender por qual motivo as mercadorias estão paradas.
Faça um relatório da movimentação dos produtos e comece a perceber quais estratégias visuais podem ser usadas nesses insumos para incentivar a venda.
É a hora de colocar as mercadorias em posições vantajosas na loja, como vitrines em destaque, imagens para serem usadas no Marketing e mais.
Todo esse posicionamento deve ser bem planejado. Então, faça ofertas, ofereça brindes, diminua preços, faça descontos, solte cupons e planeje estratégias que irão chamar os consumidores para esses itens.
Tenha um vínculo forte com os fornecedores para garantir que, quando a estagnação estiver grave, possa existir a devolução dos produtos.
Mas e no cenário virtual, o que fazer?
É claro, tudo começa com uma boa análise e relatório dos motivos pelos quais esses itens permanecem parados – alguns outros motivos que não serão resolvidos com Marketing podem existir, como má reputação do produto, problemas no design e etc.
Mas, se não forem essas as razões, siga o plano. Muitas estratégias já citadas podem ser usadas, como brindes, descontos, cupons… Inclusive, cupons aliados a digitais influencers.
Elabore boas descrições desses produtos no site, expondo a vantagem de compra para os clientes. Utilize anúncios em redes sociais e no Google, e, se a estagnação estiver grande, você pode até mesmo fazer promoções de queima de estoque.
Se o seu planejamento estratégico for maior (semestral ou anual, por exemplo), é interessante pensar em planos de longa data, como atuar no Marketplace de sites maiores.
Mantenha sempre uma boa análise de dados e do comportamento do seu consumidor para acompanhar a demanda pelos seus produtos. E, claro, conte com a Produtiva para criar as melhores estratégias de Marketing.