• facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

Aprenda a trabalhar com o estoque mínimo na crise

A importância de um bom gerenciamento do estoque é primordial para que a sua empresa possa funcionar dia após dia sem ter falta de insumos para processar e gerar o seu produto/serviço para a sociedade.

Dentro do mercado, pode existir variações que podem interferir diretamente ou indiretamente a sua produção.

Pensando nessas variações, é importante que a sua organização esteja preparada para receber qualquer mudança.

Como preparar minha empresa para momentos de crise?

Para que a sua empresa possa ter uma resposta rápida, é interessante que ela tenha um banco de dados dos seus processos.

E o que seria esse banco de dados? São informações que são geradas dos seus processos no dia a dia de suas execuções, por exemplo para um restaurante, quantas pizzas foram vendidas no dia, ter registrado as entradas e saídas do seu caixa.

Como usar melhor o banco de dados da empresa?

Tendo tudo isso, é possível e vantajoso para você e sua empresa a criarem indicadores em cima desses dados, que possibilitam uma análise mais aprofundada da sua empresa e que auxilia nas tomadas de decisões mais assertivas.

Já na área de estoque, existe um indicador de importância significativo o qual todo gerenciamento eficaz e eficiente precisa ter, o qual é o estoque mínimo.

O indicador de estoque mínimo é caracterizado pela quantidade mínima de produtos que sua empresa deve ter até que o próximo reabastecimento do fornecedor.

Esse indicador é essencial para o controle do seu estoque e para o setor financeiro voltado a ele.

Tendo feito esse cálculo, você pode prevenir a quebra do seu estoque e consequentemente uma possível paralisação do core business.

Como calcular o estoque mínimo e consumo médio?

ESTOQUE MÍNIMO: CONSUMO MÉDIO X TEMPO DE REPOSIÇÃO

E para calcular consumo médio, é por meio do cálculo:

CONSUMO MÉDIO = CONSUMO DAS MERCADORIAS EM UM CERTO PERÍODO / DIAS DESSE PERÍODO.

Exemplo:

Houve um volume de vendas do produto X de 100 unidades em um mês, nisso o consumo médio é de 3,33 Unidades (100/30).

Se o tempo da reposição deste produto for de 20 dias, então o estoque mínimo tem que ser de 66,6 unidades (3,33*20).

No caso arredondaria o resultado para mais, colocando como estoque mínimo de 67 produtos.

Havendo o entendimento desse indicador e tendo ele mensurado, o gestor terá um conhecimento melhor do que é realmente necessário ter.

Mas, para que isso seja sempre fidedigno é importante e essencial o monitoramento dos processos diariamente para que haja uma atualização no banco de dados para os indicadores funcionarem de forma assertiva, que com isso possa trazer benefícios, como, redução de custos e um prevenção de riscos. 

Estoque mínimo na prática

Com esse embasamento teórico, vamos dar uma olhada como funciona o estoque mínimo no mercado.

O gerenciamento do estoque varia bastante de acordo com o ramo da empresa.

Por exemplo, um varejista precisa de um estoque que possa atender o cliente de forma imediata, já em uma indústria e pizzaria precisa ter um estoque de insumos que alimente sua linha de produção.

máquina organizando estoque de empresa de pneus
Imagem de Pashminu Mansukhani por Pixabay

Entendendo o formato do seu estoque, o próximo ponto é entender quais são os insumos ou produtos que são mais requisitados para que haja a execução das atividades. 

Em casos de venda de produtos, uma maneira de entender quais são os produtos mais requisitados (vendidos) no mercado é por meio da curva ABC, uma ferramenta que identifica por meio de análises dos dados das vendas, os produtos que geram mais impacto no faturamento da empresa.

E em situações que a empresa tem sua base de processos uma linha de produção, pode ser visto as matérias primas mais requisitada para que o produto final seja criado. 

Então, para que você possa ter um gerenciamento de estoque mais eficaz, é preciso ter o entendimento do que o seu core business mais precisa para poder gerar os melhores resultados possíveis em meio de mudanças no mercado.

Se um produto X tem um maior volume de vendas do que o Y, então é mais interessante ter no seu estoque mínimo mais unidades do produto X, pois tem mais risco de faltar, podendo ocasionar perda da clientela.

Outro fator que ajuda a estabelecer um estoque mínimo estratégico, é o estudo do seu público, entender qual é o habito de compra dos seus clientes. Mas por que querer entender isso?

alvo acertado como objetivo
Foto de Skitterphoto no Pexels

Entendendo a rotina dos seus clientes, você consegue prever períodos de pico de vendas e que também datas comemorativas podem ser promovedores desse aumento de consumo.

Dependendo da data comemorativa, alguns ramos da economia irão se beneficiar mais do que outros.

Por exemplo, no carnaval, uma grande parte da população brasileira consome mais bebidas alcoólicas, o aumento de consumo em restaurantes e também existe um elevado volume de viagens para alguns determinados lugares do país.

Não concorda que se esses lugares que recebem um grande volume de pessoas nessa época, pode ter um planejamento mais assertivo e com isso se aproveitar da situação para crescer?

Existe uma grande chance de aumentar o consumo e se você não tiver um estoque que suporte essa elevação, tem possibilidade que tenha uma ruptura na sua produção e que seu core business pare.

Percebeu como um indicador de estoque mínimo pode salvar uma empresa de parar de fornecer seus serviços/produtos?

E que também uma gestão de estoque bem feita pode auxiliar a organização em reduzir seus custos, obter um estoque enxuto e reduz drasticamente os riscos que alguma mudança no mercado pode acarretar na empresa e fora outros benefícios. 

Conclusão

Este tema pode ser muito mais explorado. Se você se interessou pelo conteúdo e acha valido aprofundar-se nele, entre em contato conosco, podemos te auxiliar a entender melhor esse assunto e como pode ser aplicado no seu negócio.

E lembre-se, estoque parado é dinheiro parado, este pode ser um diferencial gigante da sua empresa dentro do mercado, isso é um fato.

  • facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

Leia também

  • Como criar um processo seletivo eficaz?

    Você já parou para pensar sobre como o recrutamento é parte essencial de um negócio? […]

  • Como criar um planejamento financeiro: Etapas e pontos de atenção

    Você não consegue entender as entradas e saídas de dinheiro na sua empresa? Por vezes, […]

  • Como retomar o crescimento de um negócio?

    A estagnação de um negócio significa a falta de crescimento, os resultados inalterados e a […]