Você já parou pra pensar o quanto as empresas têm de desperdício ao longo dos anos com a ausência de padronização de processos? E a produtividade? Você imagina o quanto ela pode ser afetada com o não conhecimento por completo dos processos por parte dos funcionários? E se falarmos ainda da gestão da informação das empresas? Você concorda que ela pode ser melhorada com a documentação dos processos?
Pois é! Com processos bem definidos, todos esses problemas citados, que são comumente vivenciados em inúmeras organizações dos mais variados segmentos, podem ser sanados.
E é nesse contexto que está inserido o mapeamento de processos. Esse serviço tem como principal intuito entender profundamente as etapas de um processo produtivo, bem como o fluxo de atividades, informações e funções desse processo.
Na prática, o mapeamento de processos se dá através de:
- Observações;
- Questionários; e
- Análises dos funcionários durante a execução real dos processos na empresa.
Com as informações colhidas, são criados fluxogramas com o objetivo de facilitar a visualização e identificação do processo, permitindo análises mais detalhadas das etapas críticas e gargalos encontrados, favorecendo assim, a proposição de melhorias. Por fim, todos os processos são documentados e divulgados para toda a empresa.
Dessa forma, o mapeamento de processos favorece a gestão da informação da empresa, um melhor direcionamento e produtividade na execução dos processos e com a redução de erros, bem como um maior poder de cobrança dos gestores para com os funcionários.
Mas afinal, quais os benefícios que o mapeamento de processos pode proporcionar a minha empresa?
Segundo Peter Drucker, guro em gestão, uma empresa é formada prioritariamente por pessoas e processos, por isso se faz extremamente importante atentar aos processos da sua empresa. Listamos também oito benefícios que o mapeamento de processos pode trazer para sua empresa. São eles:
- Padronização das atividades realizadas;
- Definição de responsáveis para cada atividade;
- Poder de cobrança do gestor;
- Possível redução de custos e aumento na produtividade (vai depender de cada caso, mas no geral é uma grande possibilidade);
- Identificação e solução de pontos de melhorias nos processos;
- Melhor controle do processo produtivo;
- Descentralização do conhecimento;
- Redução de erros e desperdícios.
Conseguiu entender o como o Mapeamento de Processos pode ajudar o seu negócio? Esperamos que o conteúdo possa te ajudar a potencializar os resultados do seu negócio.
Entenda quais são os serviços relacionados a mapeamentos de processos e como eles são realizados, basta clicar aqui.