O ano começou e, segundo pesquisa do SEBRAE, 72% dos empresários projetam seus resultados de maneira otimista para 2020. A melhora dos números da economia brasileira e as expectativas de crescimento do país justificam esse cenário, contudo, será que sua empresa está preparada para os desafios que a aguardam nesse novo tempo?
Não é novidade para ninguém que o mercado está passando mudanças significativas, que irão ditar os negócios nos próximos anos, e de olho nisso, separei 5 dicas que ajudarão você a traçar bons planos de ação frente a essas transformações. Mas, antes disso, vamos passear por alguns dados, que serão a base sólida para formular nossas medidas de enfrentamento.
Recentemente, uma pesquisa publicada pelo The Economist Journal & BDO Consulting divulgou oito megatendências que devem nortear os negócios em 2020. Os dados trazem perspectivas interessantes sobre esse novo cenário.
“A competição global irá elevar os padrões de serviços oferecidos”. Isto é, empresas hoje reconhecidas pela qualidade dos seus produtos e serviços serão niveladas de maneira global visto que a competição entre organizações tende a, cada vez mais, não ter fronteiras. Portanto, a qualidade dos serviços, em 2020 vai ser um grande atrativo para o mercado, se este constatá-la de forma global.
“As empresas devem manter o nível de seus serviços diante da necessidade de velocidade”. Como foi dito anteriormente, a qualidade e o nível dos serviços de uma organização vai ser de extrema importância em 2020, porém a velocidade se tornou um diferencial competitivo, visto que os consumidores esperam que as empresas lhes poupem tempo.
“As empresas precisas adaptar-se, e utilizar a seu favor o aumento da transparência trazido pelas mídias sociais”.As redes sociais exercem hoje o papal de fiscalizar o que acontece dentro das organizações. É extremamente fácil encontrar avaliações e feedbacks sobre produtos e serviços na internet, e as organizações necessitam lidar com essas ferramentas.
“As empresas precisam antenar-se a novas fontes e tipos de dados, com o objetivo de rastrearem e personalizarem seu serviço”. Hoje, as maiores empresas são aquelas que lidam com os maiores ativos do nosso tempo: os dados. A empresa que não adotar uma boa gestão orientada por dados ficará para trás nesse novo cenário. Portanto, é preciso saber coletar dados disponíveis na internet, como feedbacks e avaliações, para que os produtos e serviços sejam personalizados aos desejos e exigências do mercado consumidor.
“Colaboradores continuam a ser essenciais para o serviço das empresas, porém, essas devem fazer bom uso da tecnologia”. O perfil dos consumidores mudou bastante nos últimos anos, e é preciso que as organizações consigam identificar qual fatia deles deseja um “toque mais humano” ou apenas a rapidez e praticidade do ambiente digital.
“Fortalecimento da tendência de terceirização do atendimento ao cliente para especialistas no assunto”. Estamos vivendo a era do “Customer Sucess” e os clientes precisam ter seus desejos e necessidades satisfeitos pelas empresas. Nesse contexto, a tendência de repassar essa função para quem “sabe o que faz” é bastante forte quando as empresas não possuem esse tipo de expertise.
“O aumento de segmentos de consumidores irá forçar as empresas a encontrar novos nichos de produtos e serviços”. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e as empresas precisam fazê-los se sentirem especiais. Com o aumento da segmentação desse público, é preciso que essas foquem na criação de produtos e serviços personalizados de acordo com cada nicho de clientes.
“As expectativas do consumidor no que se refere a atendimento instantâneo estão cada vez maiores”. Independentemente de atendimentos feitos em ambiente físico ou virtual, os consumidores anseiam por instantaneidade. Por isso, as organizações precisam adequar-se a essa realidade, permitindo contatos feitos 24h por dia, 7 dias por semana.
De maneira resumida, o mercado espera das empresas serviços e produtos de altíssima qualidade, que possam competir bem no mercado global, sendo um grande diferencial a velocidade com a qual entregam e a capacidade de adequá-los e customizá-los de acordo com as preferências de seus consumidores. Esses exigirão cada vez mais transparência das marcas, e as mídias sociais, ou melhor, a tecnologia como um todo funcionará como mecanismo fiscalizador e fornecedor de insumos preciosos para a tomada de decisão das empresas.
Outro dado relevante está na fala de José Saad Neto, diretor de conteúdo da GoAd. “Propósito gera consistência para as marcas se comunicarem com seus públicos. Por meio dele, é possível orientar investimentos, definir causas e se comunicar de forma mais efetiva e verdadeira”. Ou seja, hoje mais que nunca, ter um propósito vai ser essencial para toda empresa, pois isso vai influenciar diretamente a escolha do cliente pela marca. Os consumidores estão cada vez mais ligados ao impacto que as organizações querem deixar para a sociedade, e isto passará a ser um fator importante na hora da escolha.
Baseando-se nessas tendências que separei algumas dicas para que você e sua empresa possam se antecipar aos desafios que 2020 trará:
Não há como fugir! Toda empresa precisa render esforços para melhorar e padronizar seus processos, visto que, este é um ponto fundamental para se obter a crescente demanda por qualidade e velocidade. Processos padronizados garantem produtos e serviços entregues sempre da mesma forma, e um olhar crítico acerca destes garantem melhorias na qualidade e identificação de pontos de melhoria no que se referem a desperdícios e gaps no processo.
Como citado anteriormente, os dados são hoje um dos, se não o maior ativo que uma organização possui. Eles estão disponíveis em toda parte, e é preciso estar atento a o potencial que eles carregam. Por isso, incorpore a tecnologia aos seus processos! Isso fará com que consiga chegar ao seu público alvo de forma mais eficaz e ainda possua mecanismos para coletar e analisar dados, que possibilitarão uma maior assertividade na customização de seus produtos e serviços ao seu público alvo.
Ter proposito e saber aonde se deseja chegar é indispensável! O mercado está cada vez mais exigente e para as empresas, está cada vez mais difícil operar apenas no “feeling” por isso e muito importante executar um bom planejamento estratégico, que defina não apenas as metas da organização, mas crie indicadores de acompanhamento e também indique para a organização quais os melhores caminhos para chegar de forma eficiente ao seu público alvo. Caso deseje saber um pouco mais acerca de como fazer um bom planejamento estratégico, clique aqui e leia o conteúdo do nosso blog que fala sobre esse assunto.
Como foi projetado pelo The Economist Journal, o número de segmentos de cliente tem crescido bastante, e as organizações precisam saber lidar com esse aspecto. Mas para isso, é preciso saber qual o segmento que está mais propenso a receber seus produtos e serviços. Uma boa pesquisa de mercado pode trazer informações preciosas nesse aspecto, e apontar qual nicho deve ser explorado e o que esse grupo espera das suas entregas.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e esperam das marcas produtos inovadores que mudem suas realidades e sanem suas necessidades. Porém, inovar por inovar não trará, em via de regra, melhoria dos resultados da sua organização. É preciso estar antenado as necessidades e tendências do mercado, para que essas possam ter um reduzido time-to-market (termo que se refere ao tempo entre a concepção de um produto ou serviço e a sua disposição para a venda), e sejam lançadas de forma competitiva e assertiva.
Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você e sua organização! A Produtiva Júnior, está disponível para conversar e tirar qualquer dúvida acerca do que foi tratado nesse, ou em qualquer outro conteúdo do nosso blog. É só entrar em contato com a nossa equipe. Será um grande prazer para nós ajudar a transformar suas expectativas em realidade!