Você já parou para pensar se a sua empresa, realmente, está fazendo o máximo que pode com o menor gasto de recursos? E mais… Você acredita que hoje detém o controle financeiro da sua empresa? Essas devem ser dúvidas para muitos empreendedores, como você.
Pois bem, muitas vezes acreditamos que se no final do mês não ficamos no vermelho, está tudo certo. Mas, deixa eu te contar uma coisa, nem sempre que isso acontece é realmente verdade!
Quer saber o por quê? É só continuar lendo o post, que vou te explicar.
Ter um controle financeiro significa conhecer e ter controle sobre todas as movimentações financeiras realizadas pela empresa.
Além disso, é de suma importância ter todas essas informações registradas, pois através desse registro é possível comprovar as as transações da empresa, identificar padrões que se repetem e definir a melhor estratégia para atuar em cima deles. Ou seja, pode-se mensurar como está a gestão financeira da empresa para realizar análises mais coerentes.
Dessa forma, mesmo que no final do mês o resultado operacional seja de lucro, durante o decorrer do mês podem-se terem sido realizados gastos desnecessários ou maus planejados. E para entender um pouco mais sobre a redução de custos, temos um conteúdo que apresenta dicas do que fazer para reduzir os custos e aumentar performance da sua empresa.
Com um bom controle financeiro, você poderá ter mais embasamento para suas tomadas de decisão e com isso:
Sabendo o quanto você tem disponível no momento e realizando projeções futuras, pode-se definir quais serão os investimentos mais necessários a se fazer, bem como, estudar a viabilidade de realização e manutenção para cada um deles e o retorno que irão trazer.
Dessa forma, será possível realizar investimentos inteligentes, que não comprometam a saúde financeira da empresa e possam trazer retornos significativos e relevantes. É importante lembrar que um bom controle financeiro é a base para a definição de objetivos e metas.
Através do controle financeiro, pode-se identificar saídas financeiras desnecessárias, seja por extrapolar. Dessa forma, é de suma importância acompanhar sempre o processo produtivo ou de prestação de serviço, para perceber oportunidades de melhorias, por exemplo:
Compreendendo quais são os gastos recorrentes da empresa e conhecendo as possíveis entradas financeiras que podem ocorrer, pode-se planejar o futuro da empresa a partir de três perspectivas: pessimista, realista e otimista.
Antes de iniciar o mês, o trimestre ou o intervalo de tempo que você considere interessante, é importante planejar-se quanto essas perspectivas, prevendo assim entradas e saídas para cada situação, de modo que proporcionem um resultado positivo ao final do período.
Sendo assim, poderemos garantir uma gestão financeira equilibrada aliada ao crescimento saudável da empresa, contribuindo para que ela continue sendo competitiva e que esteja preparada para os desafios que surgirem no seu caminho.
Além disso, é de suma importância registrar todas as suas entradas e saídas, a fim de garantir um bom controle financeiro de todas as movimentações realizadas pela empresa, permitindo assim uma visão clara do seu estado real. Para isso, temos a seguinte planilha de Fluxo de Caixa para te auxiliar.
Dessa forma, você pode dar adeus ao seu livro de caixa e começar a registrar tudo nessa ferramenta virtual, prática e dinâmica.
Por fim, espero que tenha gostado do conteúdo e que você possa aplicá-lo, de fato, na prática. Qualquer dúvida ou vontade de entender melhor como podemos te ajudar com isso, entre em contato com nosso time!
Ficaremos muito felizes em poder te ajudar!