“Transformando limão em limonada” é com essa frase que a marca brasileira de roupas Reserva finaliza o vídeo que veio a ser uma de suas maiores jogadas de marketing.
Em 2013, uma de suas principais lojas foi assaltada, os bandidos invadiram o local no meio da noite e levaram tudo o que puderam.
Nesse cenário, considerado uma situação de crise por muitos, a marca usou as filmagens do assalto registradas pelas câmeras de segurança e criou uma propagando sensacional de liquidação, resultando numa grande repercussão e sucesso da promoção que estava sendo divulgada.
Nessa história, a Reserva usou o problema que estava vivendo para criar algo inovador e fora da caixa, trazendo resultados positivos para a organização.
É com base nesse exemplo que questiono: sua empresa está conseguindo tirar bons resultados em meio à crise que estamos vivendo?
É fato que a crise global pela qual passamos hoje possui uma dimensão muito maior e uma gravidade muito mais alarmante que o problema vivido em 2013 pela marca brasileira do exemplo.
Contudo, busquei trazer esse breve caso para te questionar acerca de como está gerindo o seu negócio nessa época: está buscando mantê-lo funcionando e saudável? Sim?
Muitos empreendedores em todo o mundo também estão. No momento, não sai na frente só quem consegue continuar em atividade, reter os clientes ou manter a saúde financeira da empresa.
A hora é de, mesmo com trabalho remoto, buscar estratégias para se diferenciar, rodar aquele projeto que nunca saiu do papel, oferecer novas soluções, melhorar processos internos e executar melhorias que sejam direcionadas para o sucesso do seu cliente.
Percebo que muitas empresas conseguem continuar funcionando durante a crise vivida mas de forma parcial:
Assim, a maioria das organizações que se encontram nesse cenário estão seguindo dois caminhos distintos:
Demissão de funcionários e redução de gastos com folha de pagamento ou manutenção da estrutura empresarial e dos funcionários e, consequentemente, dos gastos com os salários.
Num primeiro momento, a primeira opção parece ser mais lógica e correta: meus funcionários não estão em plena atividade, devo demiti-los e reduzir gastos para manter meu caixa durante a crise, certo?
Não necessariamente.
Com o volume de trabalho reduzido devido às mudanças causadas pela crise, seus colaboradores possuem mais tempo para desempenhar atividades diferentes e realizar novos projetos, maior potencial de fazer mais pela sua empresa.
É nessa hora que você deve contar com seu corpo de funcionários para desenvolver melhorias que tragam retorno a curto, médio e longo prazo.
Pode ser bem mais interessante para o seu negócio considerar a manutenção da folha de pagamento como um investimento em melhorias do que reduzir gastos de forma imediata.
Reorganizar sua estrutura interna e otimizar o uso do seu capital humano em prol de inovações é uma estratégia inteligente que permite que sua empresa saia na frente num mar onde a maioria está apenas buscando sobreviver.
É com base nessa grande oportunidade que trago para você uma forma de reestruturar seus setores para que funcionem de uma forma mais produtiva durante esse período de crise e trabalho remoto.
Por isso, se atente aos tópicos que trouxe para te auxiliar nessa estratégica:
O primeiro a se fazer é buscar diagnosticar em qual cenário sua empresa se encontra pois não adianta tentar fazer algo novo se não se sabe o que deseja resolver ou quais soluções quer trazer.
Por isso busque tirar um tempo para entender quais são.
Atualmente, pode pedir opinião dos seus colaboradores nesse momento para ter maior precisão na resposta.
Com as dores elencadas, é hora de definir quais são prioridades, onde você deve focar e o que precisa de mais atenção.
Para chegar numa conclusão, é interessante usar ferramentas que te auxiliem.
Estruture um formulários simples para coletar a perspectiva dos seus funcionários, compile as respostas numa planilha e use um método para priorizar.
Eu indico a Matriz GUT, ferramenta simples e eficaz para entender qual ponto deve receber mais atenção.
Esse post do blog Rock Content explica a estrutura da ferramentas e como usá-la.
Não só isso, é interessante compilar todas as melhorias que são desejadas na empresa, todos os projetos que sempre foram planejados mas nunca realizados e mudanças que todos falam em fazer há um tempo mas nunca aconteceram e que você compreende que seria algo de grande valor caso de fato fosse realizado, isso também será prioridade para sua empresa nesse momento.
Agora é a hora de compreender onde você pode mexer, quais recursos pode usar e quem vão ser as pessoas que poderão assumir novas atividades.
Dessa vez, faça uma diagnóstico dos setores, funcionários e operações da sua empresa, buscando avaliar quais áreas estão em pleno funcionamento ou não, quais processos não estão sendo executados, quais colaboradores estão ociosos ou sobrecarregados.
Com essa análise, você poderá selecionar quais operações devem ser de fato pausadas, quais setores podem ser temporariamente dissolvidos ou suspensos, quais colaboradores devem ser realocados.
Assim, você terá um entendimento mais claro dos recursos que estarão disponíveis para você realizar as melhorias necessárias.
Entendendo as necessidades da sua empresa e os recursos que você poderá usar para supri-las, é hora de pensar estrategicamente em como ligar um ao outro.
É o momento de chamar seu time para opinar e desenvolver estratégias que vão de fato agregar valor para o seu negócio.
Trouxe aqui alguns exemplos de reestruturação interna que podem ser realizados:
Uma possibilidade é mesclar áreas diferentes num só departamento para fazer elas trabalharem em conjunto.
Diante da ociosidade de alguns funcionários, é possível realocá-los para algumas funções temporárias que supram as necessidades atuais.
Garçons de um restaurante podem ser direcionados para receber os pedidos por telefone e passar os pratos para os entregadores, tendo em vista que todo o volume de venda será feito por delivery.
Se o time está com tempo livre no trabalho remoto é a oportunidade perfeita para tirar do papel projetos de melhoria.
Forme grupos com pessoas de diferentes setores da empresa, promova reuniões virtuais, atribua líderes para cada grupo e um foco para cada um desses times.
Cada grupo de trabalho desse acabará se tornando um setor da empresa, de certa forma, e será responsável por desenvolver uma melhoria específica para a empresa.
Assim, você terá um time diverso que estará compartilhando experiências diversas e pensando estrategicamente em alguma otimização para a organização.
Para fazer os grupos de trabalho rodarem da melhor forma, confira nosso post sobre como implementar home office na sua empresa.
Como já citado, a suspensão de atividades presenciais gera uma oportunidade de direcionar seus setores para trabalharem de forma virtual por meio das mídias sociais, telefone e outras ferramentas.
É o momento ideal de buscar atualizar seu negócio para os meios digitais e fazer a empresa rodar usando mais tecnologia.
Para exemplificar uma empresa que passe pelos três pontos, podemos imaginar uma loja de roupas femininas que, por causa da crise atual, está atuando de forma virtual e apenas fazendo entregas, tendo seu atendimento presencial na loja física suspenso.
Assim, o gestor segue o passo a passo que mostrei anteriormente da seguinte forma:
Buscando entender suas dores, o dono da empresa relembra que o atendimento ao cliente sempre foi um ponto de atenção: já foram recebidas reclamações sobre os vendedores e a forma como atendem o público.
Não só isso, analisando seus dados, o dono da loja visualiza que existem muitos produtos parados em estoque e percebe que isso é um problema recorrente.
Nesse cenário, o time de vendedores está totalmente ocioso pois sua atividade fim de atender clientes está suspensa devido à pausa das atividades em loja e a restrição do trabalho para ser apenas remoto.
Por outro lado, o time de compras e distribuição está altamente atarefado com o aumento gigantesco dos pedidos pelo site.
Buscando usar o capital humano dos vendedores e resolver os problemas levantados, o dono da loja divide esse grupo em dois times.
Parte dos vendedores participará de um projeto de melhoria de atendimento, buscando entender a satisfação dos clientes acerca disso, propondo como esse grupo poderá melhorar esse atendimento e desenvolvendo essas melhorias por meio de processos, novas metodologias e treinamentos.
Dessa forma, ao retornar com as atividades presenciais, os vendedores estarão capacitados para atender melhor os clientes e reduzir o índice de reclamação sobre o atendimento.
Já o outro grupo, utilizará do seu conhecimento acerca do perfil dos clientes devido ao contato direto com eles e os dados disponíveis na empresa, para ajudar o time de compras a fazer aquisições mais assertivas de produtos que sejam mais bem aceitos pelos clientes de acordo com seus gostos.
Assim, o setor de compras receberá um maior suporte para desafogar os colabores dessa área e reduzirá o estoque parado pois a tendência é que sejam comprados produtos que estejam mais de acordo com o perfil dos clientes identificado pelos vendedores e, desse modo, tenham uma saída maior e mais rápida.
Diante disso, siga o passo a passo para realizar a reestruturação organizacional e dos setores da empresa nesse período de crise, seja de forma temporária ou duradoura.
Pense de forma inovadora e saiba, assim como a Reserva, tirar bons frutos mesmo em tempos de turbulência, sempre focando na saúde do seu negócio, vivência dos seus colaboradores e sucesso do seu cliente.
Caso tenha restado alguma dúvida ou precise de auxílio, entre em contato conosco, teremos o prazer em ajudar com as melhores soluções!