O que determina o bom desempenho nas vendas da sua empresa? Na maioria dos casos, cuidar do processo de vendas é a solução para melhorar os resultados.
Estruturar o processo, otimizar as etapas do fluxo, definir indicadores de desempenho para monitorar a eficiência e outras medidas passam a ser necessárias.
Com o devido acompanhamento, os seus resultados irão longe. Então, confira a seguir as nossas dicas para acelerar as vendas.
O processo de vendas é o fluxo determinado pela empresa e colocado em prática pela equipe de vendas para negociar com os consumidores. O processo começa desde a prospecção e não termina após a compra, pois vai até o pós-venda.
Por ser essencial para os bons resultados da empresa, o mesmo deve ser prioridade. Ele deve ter etapas bem definidas e a performance monitorada, afinal, é uma tarefa determinante para a receita da marca.
Para entender mais sobre como investir em métodos funcionais para aumentar a eficiência do seu processo de vendas, trouxemos algumas dicas. Confira a seguir.
A venda é a grande busca dos negócios. Afinal, empresas criam e desenvolvem os seus produtos para lucrar, então, é preciso contar com maneiras funcionais para otimizar esse processo. Recomendamos que você:
Não comece a otimização com excesso de preciosismo, pensando em detalhes demais, para não perder o foco na estratégia. O ideal é estruturar os processos considerando as metas do negócio, os cenários internos e externos da empresa.
Guia a equipe para que entenda o negócio com profundidade e integre todos os processos com outros departamentos da empresa, como o Marketing e o financeiro.
É preciso coletar dados das vendas para entender a operação e poder melhorar as falhas. A falta de dados pode deixar a gestão às cegas, por isso, é importante definir KPIs (Key Performance Indicators).
Um indicador-chave de desempenho irá te ajudar a rastrear os resultados, então, compreenda quais métricas são importantes para o seu negócio e aplique elas.
O seu processo de vendas deve ser ajustado de acordo com as necessidades do cliente. As técnicas e os argumentos usados devem sanar as dores do seu público, sendo adequadas ao perfil do consumidor.
Entenda como o Customer Success pode te auxiliar a construir uma venda personalizada clicando aqui!
Os seus processos devem ter uma boa definição dos responsáveis, para que nenhum profissional fique sobrecarregado ou não saiba de suas tarefas. Os pontos devem estar alinhados entre os vendedores.
A estrutura deve ser clara, de preferência com manuais de como agir a depender da situação. Assim, você estará trabalhando na padronização desse processo.
Mapeie os seus processos para compreender onde estão as falhas e o que é necessário melhorar. Sem um mapeamento, os fluxos podem não ter um direcionamento correto.
O mapeamento de processos é uma representação visual das etapas da sua empresa, facilitando a definição das melhores estratégias para otimizar essas etapas.
Ele também facilita o entendimento dos fluxos pelos colaboradores, e indica condições de pagamento, prazos de entrega, formas de proceder em cada situação e mais.
Como falamos antes, os indicadores-chave de desempenho são essenciais para diagnosticar as vendas, acompanhar a performance e criar metas.
Com os indicadores, a gestão terá maior controle dos processos e da efetividade das vendas. Então, permaneça monitorando e faça auditoria deles periodicamente.
O seu processo de vendas é um dos fluxos mais importantes da sua empresa, então, é ideal contar com uma equipe especializada para otimizar essa fase. Para desenvolver as dicas que recomendamos aqui, você pode contar com o time capacitado da Produtiva.