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Saiba como estruturar a previsão de demanda do seu estoque

Quais produtos são mais demandados pelos seus clientes? Qual o momento ideal de fazer um novo pedido? Qual a quantidade ideal de produtos deve ter disponível para venda? Muitas empresas não sabem as respostas para essas perguntas, situação alarmante e que caracteriza uma má gestão de estoque decorrente da falta de conhecimento acerca da demanda futura.

A demanda dos seus clientes guia a operação da sua empresa: ela é o caminho para entender quanto de cada produto você ter em estoque para atender seus clientes e satisfazer seu público ao passo que garante a receita da sua organização. Uma gestão da demanda bem feita permite que se tenha um entendimento do comportamento dos seus compradores de forma que auxilie nas tomadas de decisões no momento de comprar e estocar.

Em outras palavras, fazer o estudo de previsão de demanda é o caminho para se ter uma boa gestão de estoque, o que deixa claro a importância dessa análise correta para garantir ao máximo que se tenha o produto que o cliente quer, no momento e na quantidade desejada e aos menores custos para a empresa.

Nesse cenário, é perceptível o quanto a previsão de demanda e a boa gestão de estoque são imprescindíveis para alavancar os resultados da sua empresa. Quando um desses dois pontos não funciona da melhor forma, a organização fica vulnerável a graves falhas na compra e venda de mercadorias.

Sobre isso, a Confederação Nacional do Comércio, em 2018, divulgou uma pesquisa realizada com 6 mil lojas do país, indicando que 30,7% delas tinham estoques de bens duráveis desalinhados com a demanda o que certamente causou grandes prejuízos a essas organizações, especialmente acerca da perda de receita e aumento de custos com estoque.

Para estruturar uma previsão de demanda para o estoque, confira os 5 passos que listei para você:

  • Foque nos produtos certos

Quando se tem uma grande variedade de produtos, o segredo é priorizar. A partir do momento que se sabe quais trazem mais retorno e são mais importantes para a sua empresa, é possível focar nesse grupo e, inicialmente, trabalhar a previsão de demanda deles. A melhor maneira de visualizar o retorno de cada produto é por meio da Curva ABC, a qual permite isso levando em consideração a quantidade demandada, o preço de venda ou o lucro (ou até todos os critérios juntos).

O padrão que normalmente é visto como resultado de um Curva ABC é que 20% dos produtos da empresa são responsáveis por 80% dos resultados dela (seja em volume de vendas, faturamento ou lucro). A partir daí, tem-se a informação de quais produtos representam esse retorno tão significativo para a organização, sendo possível então direcionar as análises para eles.

  • Possua um bom histórico de dados

Uma boa base de dados torna-se imprescindível para o estudo assertivo da demanda. Um histórico de vendas sobre qual produto foi vendido quando e quanto é o conjunto de informações base para se realizar as análises e as previsões, especialmente as quantitativas que são mais assertivas e serão explicadas mais à frente.

É provável que caso sua empresa já possua um sistema de gestão integrado e bem alimentado no que se diz respeito às vendas, ele já forneça essas informações em forma de relatório. É interessante que se tenha dados de, em média, 1 ano para que o estudo possa ser efetivo.

  • Defina método de previsão 

Como citado anteriormente, no que se diz respeito à previsão de demanda, tem-se métodos tanto qualitativos quanto quantitativos. Os qualitativos são pautados no conhecimento e julgamento humano de quem está fazendo as previsão, tornando-se uma maneira subjetiva de fazer a análise. Dentre os métodos qualitativos, alguns dos mais comuns são:

  • Método Delphi: leva em consideração perspectivas de um grupo sobre as demandas futuras as quais são coletadas por meio de questionários individuais. Assim, são discutidas as respostas até se chegar a um consenso.
  • Pesquisa de vendas: o time comercial da empresa estima a demanda futura baseando-se na experiência da rotina de vendas e contato com os clientes.
  • Júri de executivos: diversos colaboradores de áreas distintas debatem sobre uma previsão que deve levar em consideração a visão de cada área (vendas, projetos, financeiros etc) e assim chegar a uma média.

Os métodos quantitativos são conhecidos como os mais assertivos porque não se sujeitam ao julgamento humano e baseiam-se em dados históricos de vendas. Assim, quando se tem dados, é preferível que sejam adotados esses métodos, sendo alguns deles:

  • Média móvel: é o mais simples dos métodos pois a previsão é representada apenas pela média dos últimos períodos. O comum é que sejam considerados 3 períodos.
  • Suavização exponencial: é semelhante ao método anterior mas faz um ajuste exponencial para que os dados mais antigos tenham menos peso no resultado.
  • Regressão simples: prevê que a demanda pode ser prevista a partir de uma relação linear com outra variável. Por exemplo: a demanda do produto tem relação linear com a idade do consumidor.
  • Regressão múltipla: similar à linear, ela prevê que a demanda pode ter (idade, renda etc).
  • Defina um horizonte de previsão 

Com o método de previsão escolhido, é necessário definir um horizonte temporal o qual terá a demanda prevista. Para definir isso, é preciso analisar de forma plena o que se pretende com a previsão da demanda para definir quais períodos futuros deseja se analisar e fazer a previsão.

  • Análise resultados e desenvolva planos de ação 

Com a aplicação dos método, tem-se em mãos a previsão da demanda para os períodos futuros, dados valiosos para que se possa fazer uma boa gestão de estoques. Assim, é possível definir quando, quanto e o que comprar para atender às demandas previstas, isso tudo por meio do monitoramento de indicadores da gestão de estoque (ponto de pedido, estoque de segurança, giro de estoque etc).

Com uma previsão de demanda assertiva, sua organização irá possuir informações que permitam uma boa gestão de estoque. Caso queira saber mais sobre previsão de demanda para estoque ou queira tirar alguma dúvida entra em contato com nosso time aqui.

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