Lidar com pessoas é um grande desafio. Atender às expectativas de diversidade, organização e outras demandas da equipe é uma tarefa em constante melhoria. O engajamento dos colaboradores e um ambiente empresarial saudável mexem com os resultados da inteira produtividade, e sabemos que precisamos cuidar da nossa equipe. Mas como criar uma cultura organizacional humanizada?
A cultura organizacional é a forma como a organização trata os seus clientes, colaboradores e parceiros. As práticas e políticas empresariais são um reflexo desse tipo de cultura, incluindo as atitudes, regras, normas, linguagem e outros elementos que constroem a empresa como ela é.
A cultura organizacional acaba sendo definida pelo dia a dia, – não exatamente uma formalidade descrita na visão e valores, mas o funcionamento na prática.
Essa cultura também engloba a gestão empresarial. Durante muito tempo, existia uma grande distância entre empregados e empregadores, mas a modernidade trouxe para as empresas uma estrutura mais participativa, sem grandes hierarquias. A tendência da humanização gerou maior colaboração nas gestões em todos os setores.
Aproveite e confira os nossos exemplos de outras empresas com boas práticas que aplicam uma nova organização bem-sucedida.
A Unilever testa semana de trabalho de quatro dias na Nova Zelândia
A Unilever anunciou que pretende fazer um teste com a semana de trabalho de quatro dias, sem corte nos salários dos funcionários, que poderiam participar do experimento durante um ano. Dependendo dos resultados, a Unilever adotaria a semana de quatro dias em outros países.
O diretor geral da Unilever no país, Nick Bangs, afirmou que:
“O objetivo é medir o rendimento em função da produção, não do tempo. Acreditamos que a antiga forma de trabalhar está desatualizada e não é a mais adequada”.
O diretor ainda mencionou que a pandemia foi catalisadora de “transformações das práticas no mundo do trabalho”.
A cultura da Netflix é bastante disruptiva e o seu texto completo tornou-se viral. O manifesto fala sobre a importância de manter a flexibilidade e a autonomia dos funcionários, disponibilizando sempre uma remuneração justa e incentivando os colaboradores a se capacitarem mais e mais.
Liberdade e responsabilidade são duas palavras na empresa, onde cada funcionário define o seu próprio horário de trabalho e decide quando serão suas férias. Em contrapartida, as responsabilidades de cada um exige muito comprometimento.
Uma cultura organizacional humana e participativa é uma busca contínua de toda empresa que deseja um time de profissionais engajados e com bons resultados. Separamos 3 pontos importantes que podem te guiar nessa busca.
O planejamento estratégico, a rotina de missão, visão, valores, os propósitos, as inspirações e a prática de funcionamento definem a sua cultura organizacional. Estude a sua empresa e aplique as melhorias necessárias para uma boa cultura organizacional. Lembre-se de dar liberdade para que os seus funcionários participem das reuniões e projetos, para que se tenha como consequência uma sensação de bem-estar no dia a dia de trabalho.
É importante que os profissionais estejam conscientes das missões e valores da sua empresa, bem como estejam treinados e capacitados para as tarefas. A qualificação da sua equipe é a chave para os resultados. Se possível, construa um manual de acolhimento para abrir as portas para novos funcionários e faça reuniões periódicas para que haja sempre espaço para falar, dar ideias ou comunicar o que for necessário.
Monitore sempre as métricas e cuide para reforçar a cultura organizacional humanizada e participativa a partir de rotinas, eventos, treinamentos, debates, etc. Permita que os seus colaboradores sempre possam ir até você falar sobre dúvidas, problemáticas ou necessidades que afetem o trabalho.
Aconselhamos ler um artigo completo sobre a cultura organizacional voltada para os resultados e ferramentas para estimular o engajamento e produtividade da sua equipe.
Gostou do artigo? Se quiser aprofundar mais na boa cultura organizacional para sua empresa, a Produtiva tem uma equipe especializada em mapeamento de cultura. Uma melhor organização no funcionamento da sua empresa é também uma otimização dos seus resultados. Fale com um dos nossos consultores!