Há urgência no tema sustentabilidade, em cuidar do meio ambiente e iniciar atividades ecologicamente sustentáveis. O que nem todo empreendedor sabe é que ele tem muito a ganhar com ela.
Além de preservar o Planeta Terra, as medidas sustentáveis têm grandes benefícios para as empresas que seguem a causa. Para saber como, é só seguir a leitura!
A sustentabilidade empresarial é o conjunto de ações economicamente sustentáveis e também benéficas socialmente adotadas por uma marca. Mais do que nunca, o mercado discute a inclusão dessas atividades no planejamento estratégico das empresas, dentro da produção e até do marketing.
Atualmente, se preocupar com o aspecto sustentável do negócio, além do óbvio bem ao mundo, é determinante para que a empresa tenha uma boa imagem no mercado e reduza custos. Os diferentes setores entendem, com base nas pesquisas recentes e na própria mudança de comportamento do público, que a prática sustentável é um avanço para uma economia mais humana e boa para o mundo.
Além de preservar o planeta, adotar a sustentabilidade na empresa tem grande impacto no lucro presente. Então, vamos aos benefícios de incluir atitudes sustentáveis:
Com a maior preocupação dos consumidores com aspectos como higiene, saúde e ecologia, o valor da empresa, aliado a sua boa imagem, vai muito além do atendimento eficiente ou do produto amado pelo público.
Os consumidores pedem comprometimento social, querem se enxergar representados pela marca. Dessa forma, quando a empresa adere à sustentabilidade e expõe isso na otimização dos seus processos, na redução de custos e comunica ao cliente, naturalmente melhora a imagem, a sua relação com parceiros e o seu valor de mercado.
A sustentabilidade é uma motivação em comum para engajar os colaboradores e promover união. Todos precisam estar envolvidos nas medidas sustentáveis, que estão nas práticas diárias. Essas atitudes geram admiração pela empresa, sensação de pertencimento e motivação por uma causa.
As pequenas ações diárias que são insustentáveis para a empresa normalmente também são prejudiciais para o meio ambiente. Quantidade desnecessária de papel impresso, energia gasta a mais com maquinários antigos, retrabalhos de colaboradores, mau uso de recursos…
É comum que a sustentabilidade ande lado a lado com melhores tecnologias, menos desperdício, mais eficiência na produção e um orçamento mais enxuto.
A sustentabilidade é muito presente na lista de pré-requisitos para grandes parcerias entre países, empresas e até investidores. Segundo a Forbes, são mais de 500 fundos focados em sustentabilidade nos Estados Unidos, já na América Latina há índices essenciais, como o ISE B3 e S&P/B3 Brasil ESG. São investimentos especialmente voltados para organizações sustentáveis.
Você sabia que 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis? Marcas que não são gerenciadas visando aspectos sustentáveis e sociais podem ficar para trás no mercado, e esse é o grande diferencial para que a sua empresa aumente a força econômica, independente do ramo.
O objetivo é construir um futuro onde toda a cadeia de produção atue da melhor maneira. Nesse cenário, a sustentabilidade é um importante fator estratégico no mercado.
No Brasil, infelizmente as soluções sustentáveis para empresas ainda são precárias, por isso, queremos te dar dicas práticas sobre o tema.
Segundo o Google, consumidores se interessam principalmente pela preservação de matas, florestas e oceanos, em segundo lugar por influenciadores ambientais, em terceiro por crises climáticas e, finalmente, por lixos e resíduos.
São temas importantes, não? Então corre para conferir esses insights:
É muito importante a comunicação empresarial sobre a sustentabilidade, enriquecendo assim a geração de valor empresarial. O custo de ações não-sustentáveis é grande quando se trata da sua imagem no mercado, então o inverso também é real: o investimento em Marketing sustentável vale ouro.
Investir em ações sustentáveis e comunicá-las tanto internamente (para a equipe, os acionistas e a liderança) quanto externamente é essencial. Dessa forma, a sociedade irá perceber claramente o quão sustentável é a sua empresa e quais os bons impactos dessa atitude, refletindo no valor de mercado e boa reputação da marca.
A coleta seletiva é a separação de resíduos segundos as suas características. Materiais semelhantes são separados dos diferentes e coletados. Assim, a reciclagem fica mais fácil e viável, já que os diferentes produtos são reciclados de diferentes formas.
Para implantar a coleta seletiva na empresa, engaje a equipe nessa atividade. É uma oportunidade de aumentar a motivação e a união do time.
Se você quer ter uma organização sustentável, o primeiro passo é eliminar a papelada e o plástico. Além dos documentos em papel estarem muito obsoletos, os documentos digitais são mais práticos e seguros. Adote sistemas online, economizando espaço, evitando uso de pastas, canetas, papel e agilizando na eficiência.
Substituir as embalagens não descartáveis por refis é economizar e evitar desperdícios e custos adicionais. Assim, você vai gerar menos resíduos, economizar e investir em todos os benefícios da sustentabilidade citados acima.
Grandes empresas, como a Natura, já lucram com o uso de materiais recicláveis e refis. Além de melhorar a reputação da marca, a adoção de atitudes sustentáveis é necessária para o sucesso financeiro da empresa.
Indicamos que você leia as leis ambientais do Brasil e os padrões da SASB. E, se ainda sobrar dúvidas, conte conosco! A sustentabilidade requer processos complexos, mas as vantagens são imensas e nós estamos aqui para te ajudar. Temos profissionais qualificados para te guiar na mudança que o seu negócio precisa!