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Como adaptar o seu negócio ao Delivery?

A revolução digital e as medidas de isolamento em decorrência da pandemia aceleraram a necessidade da adaptação de empresas ao Delivery, o que resultou no aumento de mais de 50% em pedidos de entrega por todo o Brasil. Esse fenômeno mundial não é uma ferramenta que deve ser aplicada apenas por causa da necessidade do momento: o Delivery é uma grande ferramenta de vendas, trazendo mais acessibilidade para o seu produto e facilidade e conforto para os clientes.

Mas afinal, como implementar o Delivery? 

As medidas de isolamento afetaram as empresas, mas a adaptação é uma palavra-chave para todo líder de sucesso. Manter as suas vendas só nas lojas físicas não é a melhor decisão em um mundo cada vez mais digital. Explore todas as formas de chegar até o seu cliente, trazendo o omnichannel, ou seja, o relacionamento com o consumidor em vários tipos de canais, para cada vez mais perto da sua empresa. Se o seu consumidor não tem tanto costume de utilizar celular, por exemplo, o bom e velho canal dos telefonemas podem e devem continuar abertos. 

Primeiro entenda exatamente o que é o Delivery

Já sabemos que o Delivery é a entrega a domicílio, tendência cada vez maior no mercado. Essa atividade pode ter surgido em 1800! Mas a entrega como a gente conhece só veio em 1950, nos Estados Unidos, e foi mesmo popularizada a partir dos smartphones. 

O Delivery simplifica e muito a jornada dos consumidores na sua empresa na hora de pedir seus produtos. A parte da entrega é geralmente feita por colaboradores e a monitoração é possível. Hoje em dia, há entregadores que trabalham em carros, motos, bicicletas e outros meios de transporte.

Conheça os diversos meios de Delivery e defina o melhor para você

Lembre-se: o Delivery não é só entrega de comidas e não é só por aplicativos!

Atualmente, há uma incrível tendência de aplicativos de entrega de comida, mas a empresa pode funcionar por diversos meios e para entregar outros produtos, como farmácia e mercado. A Rappi, por exemplo, deixa clara a sua multifuncionalidade, assim como a Eu Entrego e a Lalamove

O WhatsApp também pode ser uma forma rápida de permitir que o cliente entre em contato e peça o produto diretamente ao restaurante. O WhatsApp tem versão comercial que permite muitas funcionalidades, ferramentas extremamente úteis para um empreendedor. 

O interessante é abrir um leque cada vez maior de meios de comunicação para que o cliente tenha toda disponibilidade para entrar em contato com você. Há ainda uma série de plataformas que podem ajudar a sua empresa no Delivery, como a InfoGo e a Delivery do Bem. Conheça mais aqui!  Antes de escolher, avalie as taxas de entrega e se o meio é o melhor para o seu público, servindo para as necessidades da sua empresa.

Seja acessível, comunicativo e conheça o seu público!

Já falamos de ser omnichannel: deixe claro nas suas redes sociais que você tem Delivery e qual é a forma de funcionamento da sua entrega. Exiba o número de telefone, endereço, tenha um site ou uma plataforma que seja acessível e a melhor para o seu público. Mostre o seu produto nos stories do instagram, em lives e fotos. Garanta que está seguindo todas as medidas de higiene. É muito importante também o seu cadastro no Google Meu Negócio para que qualquer cliente possa facilmente encontrar a sua marca na internet. 

Os cuidados com os meios de pagamento

A forma de pagamento acaba por definir se o cliente continua ou não com você ou quando a sua empresa vai fechar o orçamento, então é importante estar atento.  Observe os prazos de recebimento do dinheiro para verificar se são adequados (é melhor para você pagar mais e receber rápido ou é possível esperar?), fique atento contra armadilhas se for inexperiente nessa área, e preze pela facilidade para oferecer a melhor experiência para o cliente. 

Faça questão de deixar a nota fiscal no produto, e garanta provas que o cliente recebeu o pedido, como assinaturas no recibo ou entrando diretamente em contato no WhatsApp do cliente (caso a comunicação tenha sido feita por lá) solicitando um Feedback. 

Lembre-se de checar sempre o Código do Consumidor e garantir que está seguindo tudo o que é necessário. Muitas empresas optaram por liberar gratuidade nas taxas de entrega ou disponibilizar vários cupons para os consumidores durante a pandemia, por exemplo. 

Quando a entrega finalmente for feita, se for possível, é interessante deixar bilhetes ou notas especiais e personalizadas nas embalagens para que o consumidor saiba da dedicação que a sua empresa tem com todo produto. Lembre-se que estamos ainda estamos em meio a uma pandemia e toda a higiene deve estar sempre em primeiro lugar. 

Gostou das dicas? Esse tema é muito atual e queremos garantir que não restou dúvidas. Sinta-se à vontade para entrar em contato com os especialistas da Produtiva, será um prazer falar com você! 

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