O clima organizacional de uma empresa é o diagnóstico de como o ambiente corporativo se encontra, é a maneira como cada membro da equipe se sente em relação a totalidade da instituição.
“Ao fazer uma gestão do engajamento, faz-se também uma gestão da produtividade”.
Atualmente, as empresas têm notado como as equipes motivadas e satisfeitas são mais produtivas e empenhadas na realização das atividades propostas. Por outro lado, quando o cenário é de desânimo, cansaço e tédio os resultados obtidos são; péssimo rendimento e baixa eficácia.
Sabe-se que a ideia de equipe, um grupo de pessoas em busca de um só resultado, surgiu a muito tempo; então já está na hora de aprender a como tornar essa experiencia a mais excelente possível.
Pensando nisso trouxe algumas dicas de como implementar essa atmosfera de engajamento em sua organização.
O que você vai aprender neste post:
Se o objetivo é transformar o clima organizacional, deve-se começar entendendo o que é notado como negativo; para a partir disso tomar as medidas necessárias para transformar esse cenário.
A Pesquisa de clima organizacional (PCO) é uma ferramenta de diagnóstico que a partir da coleta de dados fornecidos pelos funcionários, gera um panorama de como é trabalhar na empresa. Esse diálogo direto com o dia a dia do colaborador é de extrema importância para desenvolver as adaptações necessárias para a obtenção de uma equipe satisfeita e motivada.
A pesquisa busca identificar todos os aspectos que envolvem trabalhar na empresa;
então ela precisa ser desenvolvida sempre tendo em vista esse objetivo:
PESQUISA COM 2 OU 3 TIPOS DE RESPOSTA
Esse tipo de questionário se configura como uma lista de afirmações sobre o clima organizacional, e as respostas devem ser feitas apenas com “sim” ou “não”; se preferir pode ser inserida a opção de resposta “parcialmente”.
AVALIAÇÃO
São expostas afirmações sobre cenários positivos e então o colaborador designa uma nota de quanto isso representa a empresa, que pode variar entre 0 a 10 ou de 0 a 5, depende apenas da escolha do aplicador.
MÚLTIPLA ESCOLHA
A partir da proposição de diversas situações problema, o colaborador aponta uma das respostas que mais se adeque ao que realmente acontece no decorrer de tais cenários.
APLICAÇÃO
A forma como os colaboradores responderam a esse questionário pode variar bastante, mas a maneira mais indicada é por meio de um formulário digital; pois os resultados gerados podem ser computados diretamente em uma planilha, o que pode facilitar bastante a análise desses dados.
Antes de começar a implementar as mudanças ou novas práticas, deve-se analisar os resultados da pesquisa. Estando por dentro dos principais pontos de melhoria apontados pelos colaboradores, se torna mais fácil identificar quais são os próximos passos. Mas trouxemos algumas dicas que podem ajudar a melhorar o ambiente de trabalho:
Na atualidade a busca por propósito e sentido tem sido cada vez mais frequente, então a clareza acerca do planejamento estratégico da empresa pode ser algo fundamental na motivação e no desenvolvimento de uma cultura organizacional sólida.
Isso pode ser feito de várias formas, desde uma gestão visual, com a missão, visão e valores da empresa a vista em todos os setores, até premiações de quem mais representou cada valor da empresa.
As metas são coisas extremamente importantes para uma empresa, e nada mais válido que premiar quem mais colaborou para o alcance de tais objetivos, os critérios podem variar muito, depende também do tipo de empresa e de colaborador, mas sempre tem algo que pode agradar os membros, desde um jantar a um dinheiro extra. Uma equipe valorizada é uma equipe motivada.
O fator liderança é crucial no desempenho de qualquer grupo de pessoas, então a escolha desse líder deve ser muito cuidadosa.
Um líder precisa exercer influência sobre o grupo, e nada melhor que o exemplo para tal. Essa pessoa deve ter as características que são necessárias para alcançar o objetivo esperado; a fim de que a equipe as modele.
É de extrema importância que exista esse acompanhamento, com uma frequência definida; pois é com o tempo que os resultados se tornam mais assertivos. Além disso gera uma capacidade nos colaboradores de identificar e externar com cada vez mais clareza o ambiente no qual está inserido.
Esses treinamentos, além de qualificar e nivelar os funcionários, estimula a troca de experiências, geram relacionamento entre eles e desenvolve maior interação no dia a dia.
Aliás, uma equipe capacitada consegue alcançar os objetivos mais facilmente, algo que pode alavancar ainda mais a qualidade dos projetos e os níveis de otimismo com relação a resultados.
Podem ser desenvolvidos com base no perfil de colaborador que a empresa possui, mas cafés da manhã, sorteio de prêmios, e jogos de competição saudável normalmente geram boas respostas.
Outra prática estimulante é comemorar passos importantes para a empresa; como algum objetivo alcançado ou receber um prêmio. Buscar maneiras de agradecer todos que contribuíram tanto de forma direta como indireta no alcance do que está sendo celebrado.
Meios de comunicação que divulguem os eventos, avisos e andamento de metas. As ferramentas utilizadas podem ser tanto digitais a exemplo de WhatsApp, sistema interno ou e- mail; quanto analógicas como jornal mural. Assim todos da empresa estão sempre informados sobre tudo.
Uma atmosfera confortável no trabalho pode solucionar diversos problemas que são frequentemente encontrados quando o assunto é liderar pessoas: como atrasos frequentes, pedidos de demissão, falta de engajamento, aumento nas taxas de desperdício e decréscimo de inovação.
Além de driblar dificuldades como essas; outras consequências também podem ser notadas, como colaboradores mais engajados e motivados, uma empresa que é sonho de trabalho para muitos, melhoria da comunicação no ambiente de trabalho e líderes cada vez mais capacitados.
Se ficou ou alguma dúvida, ou caso queria entrar em contato com um de nosso consultores! Será um prazer poder te ajudar.