Quem nunca comeu na McDonald’s ou foi comprar um presente na Cacau Show para alguma data especial? Quem nunca pensou em se inscrever na Smart Fit? Você pode até ter notado o quanto essas franquias crescem e aparecem em cada esquina. De fato, o ramo franchising está em alta.
Se você está pensando em abrir o próprio negócio ou expandir a sua empresa para outros setores, o sistema de franquias pode te interessar. Hoje nós vamos falar sobre as vantagens do franchising para quem quer entrar nos negócios ou ampliar os investimentos. Confira!
O sistema franchising funciona a partir da concessão de um direito de uso por parte da empresa dona da marca, para que outros investidores repliquem o negócio em seu formato para outras localidades.
A empresa replicada pode ser um serviço, a venda de um produto, ou até mesmo um conceito. As franquias estão em mais setores do que é possível imaginar, e a sua característica é justamente a padronização dos processos que constroem a marca.
Esse modelo de negócios facilita muito para ambos os lados, pois a marca “replicada” é um formato já reconhecido e bem sucedido, o que torna o acordo bastante eficiente e o investimento mais seguro.
É importante efetuar um estudo, principalmente do território onde a franquia será implantada, antes de realmente efetuar este passo. E, caso pretenda expandir a sua marca para outros setores, também é importante analisar com uma boa pesquisa de mercado se a sua empresa está pronta para esse passo.
Se quiser saber mais detalhes sobre o que é uma franquia, você pode conferir o nosso artigo. Também falamos sobre os diferentes modelos de negócios no nosso post.
Como falamos, um investimento em franquias não traz muitos riscos, pois esse modelo de negócio é feito a partir de uma marca já existente e com reputação consolidada no mercado.
É ideal para quem quer começar já com o pé direito, transmitindo sucesso só pela marca e correndo menos riscos. Isso não significa que uma análise não é necessária: a pesquisa é essencial antes de fechar qualquer acordo e começar novos projetos.
Ter uma franquia é assumir uma série de responsabilidades. É preciso entender a marca à qual você está se ligando, reunindo uma análise boa sobre o mercado. Alinhe todas as suas ações à imagem que está conectada com a reputação da marca.
Confira as vantagens desse negócio:
Baixo custo e facilidade
Esse modelo engloba baixo custo e certa facilidade. Ao se tornar um franqueador, a expansão pode ocorrer de forma rápida e com menor investimento, pois os parceiros da associação franchising dividem responsabilidades, e os investimentos com crescimento da imagem e estabelecimento no mercado são menores.
Equipe reduzida
O custo com equipe também é reduzido, o que traz maior facilidade de supervisão. Equipes enxutas são marcas do franchising, já que as responsabilidades entre as franquias são separadas, e os franqueadores assumem parcela da gestão onde podem trabalhar com quantidade reduzida de colaboradores.
Normalmente, o franqueado também é responsável por encontrar substitutos, lidar com colaboradores que faltam ao trabalho e cobrir turnos.
Padronização dos processos
Criar um padrão é mais difícil e caro do que manter o que já existe. Além disso, só o ato de testar esses processos novos no mercado já é mais caro do que apenas utilizar a padronização com boa reputação, atestada ao sabor dos consumidores. A operação já padronizada das franquias ajuda o franqueador a lidar com uma operação facilitada e organizada.
Suporte do franqueador
Após o contrato ser firmado, a empresa franqueada fornece o suporte necessário para que o franqueador implemente e comece a gerir a unidade. A franqueadora também vai fornecer os conhecimentos sobre as operações, administração e contabilidade do negócio.
Público-alvo já conquistado
Essa é uma vantagem que faz brilhar os olhos de qualquer gestor que sabe o quanto conquistar o público é um trabalho árduo. A franquia, inclusive, pode contar com uma grande parcela de público fiel à marca. Mesmo nos primeiros meses de negócio, que podem também ser os mais críticos, é possível já contar com o renome da empresa para dar suporte e trazer aderência do público.
Mas lembre-se: se a franquia não é o que você espera, atualmente os modelos de negócios estão cada vez mais inovadores e adaptáveis. Há muitos para que você possa escolher o melhor e começar a empreender.
Quem não quer abrir um negócio que já tem clientes fiéis? Essa é uma grande vantagem do sistema de franchising, além do baixo risco e menores custos do que começar do zero.
O ideal é ter um bom estudo sobre o mercado e o modelo de negócio. Mas, analisar a viabilidade econômica, a situação orçamentária e outras variáveis pode dar dor de cabeça em qualquer gestor, por isso estamos aqui para te ajudar. Conte com a nossa equipe especializada, que sabe lidar com o mercado e evitar qualquer prejuízo. Nós vamos te guiar pelo caminho do empreendimento de sucesso. Fale conosco e alcance ótimos resultados!