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Tendências para os negócios em 2021

Como automatizar processos?

Automatizar processos é trazer mais eficiência e menos custos indevidos para o seu negócio. Uma ótima solução para resolver muitas dores de cabeça dos gestores. Não significa deixar que os processos sejam esquecidos, inteiramente feitos pelas máquinas, mas entender cada etapa e estabelecer uma melhoria contínua aliada à tecnologia. 

Na automatização, trabalhamos com uma integração dos sistemas da sua empresa, trazendo mais uniformidade. Para começar a aplicar o conceito, é preciso entender o mapeamento de processos.

Vamos começar pelo mapeamento de processos!

Antes de partir para a automatização, é preciso fazer o mapeamento dos seus processos. Será possível ter uma visão de todos os fluxos da empresa com mais clareza. É necessário reunir a equipe, fazer entrevistas em cada departamento para entender as formas de trabalho, estudar cada etapa. Para saber mais sobre o passo a passo do mapeamento de processos, será interessante conferir o nosso artigo.

Como implementar a automatização de processos?

Agora que você já mapeou os processos da sua empresa e está ciente de cada fluxo, será mais fácil olhar o cenário total e identificar onde é possível implementar melhorias. 

Identifique as necessidades da sua empresa

Dificuldades nas formas de pagamento, estabelecimento de métricas, indicadores de desempenho, mensurar a satisfação dos clientes… Enfim. A tecnologia traz necessidades e oportunidades. Só com muito estudo e observação você poderá saber quais são as melhorias que poderão ser implementadas na empresa. 

Se está interessado em entender o passo a passo da otimização dos processos do seu negócio, recomendamos também o nosso artigo com dicas importantes. 

Quais processos podem se tornar automáticos? 

Depende do setor no qual está a sua marca. Exemplo: se trabalha com grandes quantidades monetárias, provavelmente uma mensagem de confirmação de pagamento não será suficiente. Ou seja, tudo depende dos fluxos da sua empresa. Por isso, é necessário estudar o mapeamento dos processos e estabelecer objetivos e prioridades. 

Faça escolhas assertivas e pesquise bastante

Pode parecer clichê, mas a verdade é que temos vontade de dar passos maiores do que as nossas pernas. Pesquise como outras empresas do mesmo ramo lidam com a tecnologia e quais medidas estão aplicando. Certifique-se que a automatização não será mais custosa do que a sua empresa pode aguentar. É sempre importante estarmos modernizados para alcançar resultados, pois isso ajuda na competitividade – mas a nossa empresa tem características que precisam ser estudadas antes de qualquer passo. 

Treine a sua equipe

A melhoria tecnológica precisa vir acompanhada de capacitação humana. Não adianta melhorar os sistemas se os seus funcionários não estão adaptados com as novidades. Reúna a equipe, faça testes, treinamentos, debates, palestras… Tudo o que for necessário para que a ferramenta esteja no máximo potencial e a equipe se sinta engajada. 

Monitore os resultados

Implementar uma melhoria é estar em constante avaliação do bom funcionamento dos fluxos. Lembre-se de checar as métricas e analisar todos os dados, estar sempre estudando os processos e verificando possíveis erros para evitar gastos indevidos. Se quiser se aprofundar mais sobre o assunto, já falamos sobre redução de custos no nosso artigo e citamos o mapeamento de processos como ótima ferramenta para melhores resultados.

Quais tecnologias de automatização escolher?

Lembre-se: boas ferramentas devem oferecer mais facilidade e fluidez na experiência do cliente a sua maior prioridade é sempre a satisfação do seu público. Como falamos antes, tudo dependerá do que a sua empresa precisar, mas aqui vão dicas de algumas ferramentas interessantes:

Entre as ferramentas de E-mail Marketing, há a MailChimp e a iContact, por exemplo.

Se está interessado em Sistemas de Gestão Financeira, há, por exemplo, o Software ERP

Para coordenar as tarefas da equipe e deadlines, o Trello e o Asana são ferramentas que tornam o fluxo muito mais assertivo, pois todos os profissionais estão se comunicando em um sistema interno e podem colocar as atividades como completas, em progresso, tirar dúvidas, atribuir etapas e datas para receber lembretes, etc. Com essas ferramentas, você tem centralização da informação e maior transparência no processo. 

Se quiser mais rapidez e facilidade no pagamento, há o PIX para empresas.

Gostou das nossas dicas? Para saber mais sobre quais tecnologias implementar e como melhorar os processos da sua empresa, fale conosco! Adaptar-se ao “novo normal” inclui reestruturar a sua empresa para trabalhar com eficiência no mundo digital – e nós somos experts em reestruturar marcas e alcançar resultados de alto impacto. Solicite uma consultoria com a nossa equipe especializada.

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