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Saiba como medir o engajamento do seu cliente

Por vezes, a empresa está indo bem no mundo dos negócios, mas de repente as vendas caem, as interações diminuem, os likes e as visualizações somem, e os gestores são surpreendidos com maus resultados. 

Afinal, como entender essas métricas? Não existe exatamente um cálculo para medir o engajamento do público, mas existem indicadores que medem diferentes formas de interação e te ajudam a entender os resultados encontrados.

Para evitar que a sua equipe perca tempo na busca por entender as razões do aumento ou diminuição do engajamento, continue a leitura para conferir as nossas dicas para essa prática.

O que é engajamento dos clientes?

O “engajamento dos clientes” pode ter diversos significados, já que existem diferentes tipos de engajamentos, mas é possível resumir como a quantidade de interações ou envolvimento que o público tem com os seus conteúdos ou produtos.

Ou seja, o engajamento é a frequência com a qual os clientes consomem, usam o seu aplicativo, entram no seu site, dão like e comentam nos seus posts, visualizam os seus vídeos e stories, leem o seu blog post e outras formas de interação. 

A importância de medir o engajamento

A partir da métrica do engajamento, você terá ideia da força da sua marca e da satisfação dos consumidores com as suas redes sociais.

Por exemplo: se os seus clientes se engajam muito com as suas redes, isso deve significar que você entrega uma boa experiência, bons conteúdos, boa linguagem, bom design e etc.

E, se eles compram muito pelo seu e-commerce, significa que a plataforma e o seu produto solucionam bem os problemas dos clientes.

Ou seja, um dos principais motivos para verificar o nível de engajamento é que ele pode sintetizar bem muitos feedbacks importantes para a sua empresa. Você entenderá como está a eficiência do seu produto ou poderá observar onde estão as falhas a serem corrigidas durante o fluxo do cliente com a sua empresa. Acompanhar o engajamento é fundamental para a sobrevivência dos negócios.

Você conhece o conceito do Customer Success, onde o sucesso do cliente é o principal objetivo da empresa? O CS vai te guiar durante toda a jornada do cliente para encantar e fidelizar. Confira mais aqui.

Saiba como medir o engajamento

Estamos aqui justamente para isso: te ajudar entender como medir o engajamento. Então vamos te explicar alguns índices que serão necessários nessa jornada:

  • Índice de ativação

O índice de ativação é, em resumo, entender quais passos o cliente precisa seguir para “ficar ativo” na sua empresa. Ou seja, quais são as atividades necessárias para permanecer envolvido com a empresa, como cadastros, ou assinaturas de planos e etc.

Primeiro, é necessário que você entenda quais ações tornam os usuários ativados no seu negócio. Depois, estude quanto tempo demora idealmente para que o consumidor termine de executá-las.

Agora, confira o cálculo:

Índice de Ativação = (Clientes ativos ÷  total de clientes) × 100

A partir dessa métrica, é possível entender se você precisa mudar algo no processo de ativação para aumentar a satisfação dos clientes.

  • Taxa de retenção

Você sabia que, de acordo com Philip Kotler, referência mundial em economia e Marketing, conquistar um novo cliente custa 5 a 7 vezes mais do que manter os clientes ativos? 

Além disso, segundo estudo conduzido por Fred Reichheld, estrategista de negócios, aumentar a retenção em apenas 5% pode aumentar o seu lucro em mais de 25%!

Com esses dados, é fácil perceber a importância da retenção, não é mesmo? Essa métrica é essencial para saber o nível de satisfação e engajamento dos consumidores, já que, se uma grande quantidade de usuários são fiéis a sua empresa por um bom período de tempo, isso significa mais interações e mais lucro.

Para fazer o cálculo, primeiro saiba:

Qual é o total de clientes no final do período determinado (CF);

Quantos novos clientes foram adquiridos durante esse período (CA);

Qual era o número de clientes no início do período (CI);

Então utilize a fórmula:

Taxa de Retenção = [(CF – CA) ÷ CI] × 100

Essa mesma métrica pode servir para obter a taxa de abandono dos clientes que, quando alta, é prejudicial para a empresa.

  • Net Promoter Score (NPS);

O NPS é um dos indicadores mais tradicionais para observar como anda o relacionamento dos clientes com a sua empresa. Trata-se de perguntar: “em uma escala de 1 a 10, qual é a probabilidade de você indicar este produto a conhecidos?”.

Se a resposta for:

De 1 a 6: os clientes são detratores — insatisfeitos e, além de não recomendarem o produto, falam mal da marca.

De 7 a 8: os clientes são neutros — o cliente não recomenda, mas também não fala mal.

De 9 a 10: os clientes são promotores — indicam a sua marca.

Para o cálculo, siga essa fórmula:

NPS = [(promotores ÷ total de respostas) – (detratores ÷ total de respostas)] × 100

Se o resultado for de 75 a 100, a sua empresa está muito bem, se for de 50 a 74, está num nível Ok de qualidade, de 0 a 49 precisa melhorar e de -1 a -100 está num nível crítico.

Através dessas simples métricas, é possível notar falhas, identificar oportunidades, acompanhar o engajamento e muitas outras funções. Para medir, você pode usar também os dados do seu Marketing, redes sociais e sites, através do Google Ads, Facebook Ads e outras plataformas.

Se quiser conhecer mais indicadores, é só conferir o nosso artigo.

A Produtiva quer te ajudar a fornecer uma melhor experiência ao seu cliente para alavancar os seus resultados. A hora de transformar o seu negócio é agora! Fale conosco e entenda como reter, engajar e encantar os clientes.

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