O quanto a sua empresa está preparada para resistir a uma crise financeira caso essa venha a atingir seu segmento de mercado? Além disso, o quanto sua margem de lucro possibilita que haja investimentos em estruturação e inovação do seu negócio? Não é de hoje que ouvimos a frase “fazer mais com menos”. Mas será que você compreende como sua empresa pode reduzir custos para alcançar esse cenário?
Nesse contexto, organizações que mantém sua estrutura de gastos, sem desenvolver alterações que possam diminuí-los, estão destinadas a uma constante dependência de fatores externos para obtenção de recursos os quais possibilitem seu crescimento. Porém, frente a um mercado competitivo, é necessário que, para se manter no topo, uma empresa seja a maior responsável por seu próprio sucesso. Assim, torna-se imprescindível uma estratégia de redução de custos e despesas, analisando como esse pensamento pode auxiliar no aumento do lucro.
Ao se pensar na prestação de um serviço ou na produção de determinado bem, nota-se diversas variáveis financeiras que possibilitam a ocorrência de tais processos, influenciando diretamente na entrega final. Desse modo, a diminuição de um gasto realizada de maneira arbitrária pode comprometer todo o valor gerado pelo produto ao mercado e, consequentemente, a imagem da empresa frente a ele. Pensando nisso, é fundamental haver um planejamento e controle das finanças em prol de uma redução assertiva dos custos e despesas.
Nesse sentido, para desenvolver uma diminuição precisa de gastos, é necessário, primeiramente, compreender profundamente a estrutura financeira do seu negócio.
Dessa forma, deve-se entender a diferença entre custos e despesas. E para isso, encontrei um artigo bem bacana que pode te auxiliar nisso. Mas ainda assim, resumo da seguinte forma :
Custos: refere-se aos gastos ligados diretamente à atividade-fim de uma organização.
Despesas: são gastos de apoio ao core business da empresa, relacionados à manutenção de suas atividades gerais.
Com isso, inicia-se uma análise acerca de quais os gastos da organização e como esses podem influenciar em seu pleno funcionamento, por meio de algumas perguntas-chave:
Para que esse estudo se utilize de dados e informações fidedignas, bem como seja desenvolvido de forma a contribuir com o controle das finanças, é preciso seguir alguns parâmetros, como a documentação e mensuração de todos os gastos da empresa, bem como, a definição de um limite de valor para cada custo ou despesa de acordo com sua importância para o cumprimento das atividades. Além disso, é primordial que se compare, constantemente, os gastos orçados com os que foram, de fato, realizados, a fim de monitorar as metas estabelecidas, como também, os dados iniciais e posteriores à redução, com o intuito de manter o controle comparativo em relação ao quanto a diminuição de determinado gasto impactou nas operações de sua organização.
Mediante o planejamento e controle estruturados, existem formas de, efetivamente, diminuir os gastos da empresa, de acordo com os fatores relacionados esses. Assim, listei alguns meios de diminuir gastos:
Frente a tudo isso, evidencia-se a importância de reduzir os custos para aumentar a performance da sua organização. Construir uma estrutura de custos embasada no que é mais benéfico de se direcionar recursos dentro de sua empresa fará com que você alcance um maior lucro, sem haver uma dependência de fatores externos, permitindo investimentos mais estratégicos.
Conseguiu entender como uma redução de custos pode auxiliar no desempenho do seu negócio? Espero que o conteúdo possa auxiliar sua empresa a alcançar resultados ainda maiores.
Qualquer dúvida ou vontade de conhecer melhor como podemos te ajudar com isso, entre em contato com nosso time! Será um prazer ajudá-lo!