• facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

Qual o papel de uma Assessoria e os benefícios para o seu negócio?

Muito se fala de como uma Assessoria pode melhorar uma empresa, porém esse serviço ainda é desconhecido para alguns empreendedores. Seja para quem está iniciando um negócio, para quem precisa organizar os processos internos da sua empresa  – de forma a melhor aproveitar os recursos e reduzir gastos ou trazer um olhar inovador para o seu mercado. Os benefícios da Assessoria são muitos para qualquer setor e empreendimento, do pequeno ao grande porte, mas vamos por partes. A primeira coisa que precisa-se saber é…

O que faz uma Assessoria?

Uma assessoria atua auxiliando o empreendedor em uma necessidade técnica específica. Dessa forma, a empresa retira a sobrecarga dos colaboradores e os direciona para atividades e setores que requerem atenção exclusiva. Nas mãos dos profissionais experientes da assessoria, atividades e processos antes problemáticos na empresa, rapidamente observam melhoria na mão de obra especializada.

Lembre-se: Uma empresa organizada e funcional, com foco em inovação e uma boa gestão estratégica tende a observar um maior desempenho com uma assessoria especializada na necessidade do cliente.

Qual a diferença entre Assessoria e Consultoria?

A Consultoria consiste no acompanhamento do seu negócio, a fim de realizar um diagnóstico que irá guiar soluções e indicar à gestão os caminhos para colocá-las em prática. Existem consultorias voltadas a todos os setores da empresa, sendo a de processos e a financeira as consultorias mais buscadas pelos gestores. Uma visão externa pode ajudar a impulsionar o seu negócio.

A Assessoria realiza o diagnóstico da empresa e levanta cenários com soluções possíveis para auxiliar a gestão na solução de problemas. Diferente da consultoria, o trabalho continua na implementação do plano ação.

Sabendo a definição de cada trabalho exercido pelos profissionais, as diferenças entre ambos torna-se mais evidente. Para comparar separamos 3 pontos essenciais:

  • Tipo de trabalho

Enquanto o trabalho do consultor é identificar e entregar um plano de ações para ser executado pela empresa, o assessor põe em prática o plano de ação e acompanha de perto cada detalhe, realizando ajustes no decorrer da jornada. Ambos possuem um olhar técnico e experiente, mas apenas o trabalho de assessoria irá realizar pelo gestor o plano apresentado.

Leia também: Qual o motivo da existência da sua organização?

  • Tempo de colaboração

Qual a duração do trabalho realizado? Neste ponto as diferenças são claras: o consultor tem o tempo de trabalho mais curto, pois seu trabalho se detém ao diagnóstico da empresa. Já o assessor vai além da análise e executa as melhorias identificadas. 

Por exemplo, se o assessor percebe que a melhor solução para o seu cliente é liberar determinados setores para trabalho remoto, ele terá que formular todo o plano e executá-lo de forma que a empresa não tenha que se preocupar e isso é algo a ser implantado a médio e longo prazo.

  • Independência

Ambos os serviços realizarão a imersão na realidade da empresa, mas a assessoria, por seu caráter prático, costuma estar envolvida diretamente nas atividades diárias, observando em tempo real como o empreendimento funciona, buscando sempre identificar falhas e aumentar a performance . Por esse motivo tem maior dependência que o consultor.

Benefícios ao se contratar uma assessoria

Muitas vezes, um olhar de fora consegue encontrar falhas e melhorias, estratégias para alavancar seu negócio. Por isso contratar uma assessoria traz diversos benefícios para a empresa. 

Os indicadores serão aliados da assessoria durante todo processo. Com dados atualizados, o assessor poderá mensurar quais ações terão um retorno mais positivo para a estratégia em questão.

 Entre os benefícios já citados ainda temos:

  • Diminuição de custos com trabalho especializado, tornando desnecessária a criação de vários departamentos que não se refiram à atividade principal da empresa;
  • Retira a necessidade de especialização em uma área importante que não seja estratégica para o negócio;
  • Redução dos erros e imprevistos ocasionados pela falta de profissionalização dos funcionários encarregados em realizar as atividades;
  • Garantia de uma atuação especializada e atualização constante.

E quando contratar uma assessoria?

É de extrema importância que a gestão esteja sempre atenta ao que acontece dentro da empresa, só assim conseguirá perceber a necessidade de um profissional para resolver um problema que esteja prejudicando o crescimento e a entrega do seu negócio.

Contrate uma assessoria quando:

  • O gestor não tenha tempo para desenvolver determinada atividade indispensável para a empresa, mas que foge da sua área de atuação;
  • Houver necessidade de desenvolvimento de uma atividade de forma contínua e especializada;
  • A atividade exercida pela assessoria requer atualização constante, um exemplo é a assessoria tributária;
  • Existir a necessidade de contratação e treinamento da equipe para uma atividade específica e essa opção sem assessoria for cara ou pouco eficiente.

A Produtiva possui assessorias para empresas de diversos setores. Seja na área de Produção, Qualidade, Estratégica ou Financeira, com profissionais qualificados e prontos para uma imersão completa no seu negócio. Fale com um de nossos consultores.

  • facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

Leia também

  • Como criar um processo seletivo eficaz?

    Você já parou para pensar sobre como o recrutamento é parte essencial de um negócio? […]

  • Como criar um planejamento financeiro: Etapas e pontos de atenção

    Você não consegue entender as entradas e saídas de dinheiro na sua empresa? Por vezes, […]

  • Como retomar o crescimento de um negócio?

    A estagnação de um negócio significa a falta de crescimento, os resultados inalterados e a […]