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Estabeleça já o planejamento estratégico do seu negócio!

Gostaria de convidá-los a analisar essas quatro empresas de nível internacional e descobrir o que elas possuem em comum:

Todas elas são de segmentos distintos, mas possuem alguma semelhança que fizeram total diferença para atingirem o patamar de líderes que possuem atualmente. Você consegue perceber qual foi?

Se pensou em planejamento estratégico, está totalmente correto!

Todas as empresas do mundo passam por momentos de crise, que podem ser ocasionados por fatores internos ou externos, fazendo com que seja ainda mais necessário a estruturação de um planejamento baseado em análises consistentes e focadas em estratégias que possam garantir o sucesso, mesmo com a alta imprevisibilidade de possíveis momentos de tensão econômica.

Essas quatro gigantes passaram por essas situações de crise em seus setores, obrigando-as a pensar fora da caixa e procurar um meio de garantir seu crescimento e perenidade. O ponto de partida para essa mudança é a indagação:

O que podemos fazer para nos diferenciar e garantir resultados expressivos?

Para responder essa pergunta, primeiro devemos analisar o modelo de negócio da empresa, as diretrizes estratégicas, ambiente interno e externo e definir a ferramenta estratégica mais adequada para sua realidade. E caso você queira saber mais detalhadamente como funciona o passo a passo para realizar essas análises, confira nosso conteúdo sobre planejamento estratégico.

Mas, na etapa em que será utilizada a ferramenta estratégica, é onde são desenvolvidos todos os indicadores que servirão para o acompanhamento das metas organizacionais e, segundo diversos especialistas da área, esse é o ponto mais crítico da estruturação da estratégia organizacional, afinal, são essenciais para mensurar se todas as análises e direcionamentos elaborados nas etapas anteriores.

E para que você possa elaborar suas metas e indicadores com maior precisão, nós também produzimos um conteúdo focado nessa temática e você também pode acessá-lo.

Já vimos que as empresas líderes de seus segmentos de mercado fazem uso do planejamento estratégico para atingirem seus resultados de forma constante, garantindo a perenidade da empresa e o domínio do market share mesmo em tempos de crise. Agora quero te fazer uma pergunta:

É necessário esperar um momento de instabilidade no mercado para tomar atitudes que gerem vantagem competitiva?

Para responder esse questionamento, convido-o a entender um pouco mais sobre o que são vantagens competitivas, como elas são importantes para a organização e como elas podem potencializar os resultados de sua empresa.   

Vale salientar que um planejamento estratégico bem executado é focado em descobrir quais as vantagens competitivas são mais condizentes ao seu modelo de negócio e irão impulsionar mais fortemente sua empresa rumo a diferenciação, que hoje é indispensável para a sobrevivência de qualquer instituição.

Em um mercado cada vez mais agressivo e competitivo, pouco mais de 60% das empresas fecham antes dos 5 anos de atividade no Brasil, segundo dados do IBGE. Além disso, o Brasil passa por uma situação econômica delicada, sendo o número de empresas que fecham no país maior do que o número de empresas que são abertas.

Segundo dados de uma pesquisa feita pela 5A Company e publicados na revista Época, 61% das empresas não seguem um planejamento estratégico. Será uma coincidência? Eu acredito que não, mas irei listar apenas cinco desvantagens ocasionadas pela falta de estruturação estratégica e peço que tire suas próprias conclusões:

1) A empresa está sujeita a ter custos maiores devido a falta de organização e planejamento para seu pleno funcionamento;

2) Desconhecimento sobre os fatores internos e externos da organização, como suas principais forças, maiores dificuldades, melhores oportunidades e principais ameaças;

3) Despreparo para as mudanças constante do mercado, dificultando a tomada de ações em tempos incertos e a perda de vantagens competitivas já existentes;

4) Dificuldades em manter um posicionamento de mercado assertivo e constante ocasionando em baixos índices de fidelização dos clientes;

5) Dificuldades em manter um crescimento constante, o que acaba por transformar oportunidades em ameaças e podem levar a empresa a uma crise.

Essas são apenas algumas das principais desvantagens em não possuir um planejamento estratégico, você está disposto a correr esses riscos? Caso a resposta seja não, e você queira alavancar seus resultados para transformar sua expectativa em realidade, faço convite para você vir conhecer melhor o nosso trabalho e descobrir como podemos ajudá-lo da melhor maneira possível.

Entra em contato aqui com um de nossos consultores!

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