Se você já jogou uma partida de xadrez, com certeza em algum momento se questionou qual das peças deveria mover e para onde, pois qualquer movimento em falso poderia comprometer todo o jogo. No mundo dos negócios não é muito diferente, por isso, se faz fundamental a construção de um planejamento estratégico.
O mercado muda o tempo inteiro, é desafiador acompanhar a sua dinamicidade, mas hoje, se manter competitivo frente aos seus concorrentes e fazê-lo com qualidade é essencial para sobrevivência de qualquer negócio e assim como no jogo é preciso pensar na melhor jogada antes de pôr em risco uma de suas peças.
O planejamento estratégico vem para atender essa necessidade e auxiliar a sua empresa na construção do seu futuro.
Antes de definir objetivos e metas é preciso conhecer o seu modelo de negócio, o BMC (Business Model Canvas) é uma ferramenta que visa relacionar informações de uma forma sistêmica integrada e rápida sobre a empresa. O BMC é constituído por 9 blocos:
Segmento de cliente: público alvo que você pretende atingir.
Proposta de valor: o que a sua empresa oferece de maior valor ao cliente, o seu diferencial.
Relacionamento com clientes: de que maneira que você vai criar e manter um bom relacionamento com o seu cliente.
Canais de comunicação: quais os meios de comunicação você vai usar para chegar ao seu cliente.
Atividades chaves: as principais atividades que você executa dentro da empresa.
Recursos chaves: quais os recursos necessários para executar suas atividades-chave.
Estrutura de custos: quais os seus gastos para manter a empresa.
Fluxo de receitas: quais as entradas de receita da sua organização.
Depois de construir o BMC, é importante definir as diretrizes estratégicas da sua empresa, elas representam a identidade do seu negócio e servem como um norte para a sua equipe.
trata da razão de ser, qual o propósito da sua empresa existir?
Exemplo: Mudar o mundo através da tecnologia
é a descrição do futuro de forma objetiva e mensurável, onde você deseja chegar?
Exemplo: Até o final de 2021, ser líder no mercado potiguar satisfazendo as necessidades do meu cliente e garantindo um atendimento de qualidade.
são os princípios ou crenças que guiam os comportamentos de toda a equipe, como vocês se enxergam?
Exemplo: Comprometimento, Integridade, Criatividade.
Depois de definir as suas diretrizes é importante estudar a sua empresa e a relação dela com o ambiente externo. A SWOT é uma ferramenta de aplicação muito simples mas pode ser um ótimo guia na hora de traçar estratégias para o seu crescimento. Para construir a SWOT basta listar quais os pontos positivos ligados a estrutura interna e depois ligados ao ambiente externo. Em seguida listar os pontos negativos novamente ligados a estrutura interna e depois ligados ao ambiente externo.
Ao finalizar o levantamento das características da empresa, você poderá analisar como os quadrantes estarão relacionados e a partir disso será possível traçar objetivos e estratégias para alavancar o seu negócio. Para uma análise primordial se questione:
Agora que você já definiu seu modelo de negócio, suas diretrizes e já estudou suas forças e fraquezas chegou o momento de traçar objetivos e criar planos de ação para agir baseado na sua análise. A ferramenta estratégica BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia muito conhecida pela facilidade de aplicação, ela busca demonstrar os indicadores da empresa sobre quatro perspectivas:
O objetivo é que baseado na missão a empresa defina suas metas e indicadores dentre essas quatro perspectivas para que seja possível o alcance da sua visão. Mas como aplicar? Vamos trazer de volta o nosso exemplo de visão.
“Até o final de 2021, ser líder no mercado potiguar satisfazendo as necessidades do meu cliente e garantindo um atendimento de qualidade.”
Considerando a perspectiva de clientes, como podemos medir se o atendimento está de fato atingindo um bom nível de qualidade? Existe uma ferramenta chamada NPS através dela é possível aplicar um questionário para medir a satisfação dos clientes. A partir disso torna-se viável calcular uma nota para o atendimento da empresa e analisar se esse resultado está satisfatório ou não. No cenário de o resultado não ser bom você poderá pensar em planos de ação para reverter a situação.
Assim repetimos o mesmo processo para cada perspectiva a fim de analisar o desempenho geral da empresa, podendo definir até mais indicadores por perspectiva. O planejamento estratégico requer bastante acompanhamento para que seja analisada a reação da empresa perante os planos de ação tomados. Para garantir que os planos de ação estão trazendo resultados podemos implementar a ferramenta da qualidade PDCA.
A ferramenta consiste em ao lidar com uma necessidade, Planejar (Plan) a forma de Agir (Do) sobre ela com um plano de ação personalizado à situação, Checar (Check) a eficiência do seu plano, e Agir (Act) caso seja necessário realizar alguma mudança. Com a definição do seu modelo de negócio, das suas diretrizes, objetivos e indicadores é Xeque-mate! Mas lembre-se, o mercado é desafiador! Não fique inerte na sua zona de conforto, procure por metas que farão de você um grande nome no mercado e assim você poderá ter o crescimento exponencial desejado.
Ficou alguma dúvida ou quer conhecer melhor o serviço de Planejamento estratégico? Entre em contato com nosso time! Será um prazer construir o futuro do seu negócio junto à você.