• facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

Entenda o papel de uma consultoria e como pode ajudar o seu negócio

Já parou para pensar qual seria o papel de uma consultoria na sua empresa? Você como gestor, possui em si próprio uma responsabilidade grande nas tomadas de decisão para o futuro da instituição. Você acredita que possui conhecimento na área de gestão? Acredita que possui prioridades de investimento dentro da sua empresa? Acha que tem tempo hábil para pensar no futuro do seu negócio? Ter uma consultoria, além de te ajudar a responder essas perguntas, seria responsável por fornecer uma opinião externa sobre o funcionamento do seu empreendimento.

O que é uma consultoria?

Antes de eu começar a falar sobre o papel da consultoria empresarial, gostaria de explicar rapidamente o que seria uma consultoria. Consultoria é, de uma forma sucinta, um diagnóstico atrelado com planos de ações, que se abordam algum assunto ou especialidade. Fazendo uma analogia, o consultor é como um médico, o qual deve prevenir doenças e garantir uma vida saudável para seu paciente, fazendo com que esse tenha a vida mais produtiva e plena possível. No caso da Produtiva Júnior, os pacientes são as empresas, as quais são diagnosticadas e estudadas, de forma que possam funcionar de maneira mais eficiente possível.

Nos dias atuais, é muito comum que os responsáveis pela gestão da empresa se encontrem cada vez sobrecarregados. Este excesso de atividades, no geral é caracterizado por deveres operacionais, fazendo assim com que em muitos casos os gestores não tenham tempo de pensar em melhorias internas para sua empresa e acabam apenas seguindo uma rotina maluca para que a companhia continue se sustentando. Assim, podemos visualizar motivos claros para que exista a contratação de uma equipe de consultoria.

Em outros casos, administradores dessas empresas possuem uma rotina mais tranquila e tem tempo para realmente pensar em melhorias e aperfeiçoamentos das empresas. Mesmo nesse caso, a consultoria ainda se apresenta como uma ótima possibilidade de ajuda.

Dessa forma, vamos discutir o papel da consultoria nos dois casos que foram expostos acima, ou seja, situações que: 

  • Os gestores estão lotados de atividades e não conseguem pensar estrategicamente para a empresa;
  • Empresas com pessoas responsáveis por desenvolvimento e pensamento interno.

Como posso ser ajudado?

Empresas com gestores sobrecarregados

Essa situação, é muito comum em microempresas e pequenas empresas. Geralmente, ocorre com pessoas que decidem abrir seu negócio e não possuem nem  formação nem contato com a área de gestão empresarial. Esse empreendedor, abre sua empresa por ter expertise na atividade fim do negócio, produzindo um produto ou serviço de qualidade e que agrada os seus clientes.

Entretanto, esse empreendedor tem sua rotina extremamente agitada e mesmo tendo um negócio com alta quantidade de clientes e demanda, não consegue ter o tempo que desejava para a família ou simplesmente para si próprio. Isso ocorre na grande maioria dos casos, devido a dependência que a empresa possui do seu dono.

A dependência e centralização das atividades da empresa com o seu dono faz com que o mesmo não possa executar o papel de gestor da companhia, ou desempenhe de forma inadequada. Essa quantidade grande de atividades operacionais que o gestor está realizando, na maioria dos casos pode ser amenizada de diversas formas, com medidas como: distribuição de atividades para o quadro de funcionários presentes na empresa, fazendo assim com que o gestor evite atividades que o mesmo não precise executar, outra saída é a padronização dessas tarefas que são realizadas diariamente, a partir de um diagnóstico seguido pela mudança na forma que os processos estão sendo executados, podemos fazer que a o resultado deste seja melhor, utilizando menos recurso. 

Vale ressaltar que a execução de uma das saídas expostas acima, não descarta a presença da outra, tendo em vista que na maioria dos casos o correto é a união desses dois procedimentos, caso queira saber um pouco mais sobre esse tema, recomendo a leitura do seguinte conteúdo: Entenda a relevância do mapeamento de processos.

Ou seja, de maneira mais resumida, uma consultoria em um negócio como o descrito acima, tem a função de auxiliar a estruturação básica de um empreendimento, fazendo assim com que o mesmo tenha liberdade e disponibilidade para o gestor despender menos tempo realizando atividades operacionais e invista mais tempo pensando em futuros investimentos para empresa, tais como: promoções que possam ser realizadas, campanhas de marketing, reformas de espaço físico entre outros.

 

Empresas que se consideram estruturadas

00

Muitos empreendedores acreditam que por serem mais estruturados internamente do que a grande maioria das empresas da região que está inserido, não necessitam de um auxílio de uma consultoria empresarial. Esse pensamento, de certa forma faz sentido, pois a presença de um projeto com consultores implica no investimento de tempo e dinheiro, para uma empresa que não sente dores no seu dia a dia.

Entretanto, como dito anteriormente, a parte inicial da consultoria se resume a um diagnóstico da empresa e a um olhar crítico ao modo o qual a mesma está funcionando. Dessa forma, uma equipe de consultores que já desenvolveu trabalhos em diversas empresas diferentes analisará o aspecto escolhido na venda e abordará a situação com uma visão de pessoas especializadas no ramo e que não tem a vivência diária junto a empresa, trazendo uma crítica construtiva para os responsáveis pela empresa.

Outro ponto, em que a consultoria pode auxiliar essas empresas que se consideram estruturadas é a ação em áreas que os membros da empresa não possuem conhecimento e nem devem conhecer! Por exemplo, um restaurante, é um tipo de negócio que não necessita obrigatoriamente da presença de um colaborador que sabe fazer o custeio e a precificação dos produtos existentes, pois essa demanda pode ocorrer de maneira muito esporádica. Dessa forma, a contratação de uma empresa prestadora de serviços na área, resolve o problema desse gestor de uma maneira mais barata, qualificada e eficaz.

E agora?

Diante de tudo que foi discutido, fica notória a viabilidade de ocorrer uma consultoria empresarial em instituições com diversos níveis de maturidade, além da maneira que uma empresa como a Produtiva Júnior pode estar auxiliando o desenvolvimento do seu negócio. Por fim, gostaria de deixar claro que os exemplos dados no decorrer do texto são situações corriqueiras que acontecem no mercado em que estamos inseridos e não significa que será uma regra para todos os empreendimentos.

Conseguiu entender como uma consultoria pode auxiliar na evolução do seu negócio? Espero que o conteúdo possa auxiliar sua empresa a aperfeiçoar e profissionalizar seu negócio!

Qualquer dúvida ou vontade de conhecer melhor como podemos te ajudar com isso, entre em contato com nosso time! Será um prazer ajudá-lo!

  • facebook
  • linkedin
  • whatsapp
  • twitter
  • email
  • compartilhar

Leia também

  • Como criar um processo seletivo eficaz?

    Você já parou para pensar sobre como o recrutamento é parte essencial de um negócio? […]

  • Como criar um planejamento financeiro: Etapas e pontos de atenção

    Você não consegue entender as entradas e saídas de dinheiro na sua empresa? Por vezes, […]

  • Como retomar o crescimento de um negócio?

    A estagnação de um negócio significa a falta de crescimento, os resultados inalterados e a […]