Aquele momento em que uma ideia que parece perfeita pipoca na sua mente e desperta a veia do empreendedorismo é sempre incrível, não é? Entretanto, iniciar um novo negócio não é apenas ter uma excelente ideia e jogá-la no mercado. Existem diversas fases de estudo e pesquisa necessárias antes de iniciar um empreendimento, desde montar um plano de negócio, até um bom planejamento estratégico, e diversas outras. Não é impossível: você pode apenas jogar a sua ideia e testar a sorte, mas a chance de algo dar errado é altíssima.
Entrar no mercado cheio de dúvidas: “O meu produto/serviço será aceito?” ou “Conseguirei ter uma boa margem de lucro?”, ou ainda “Minha empresa tem diferencial para atrair o público que desejo?”, é extremamente doloroso. Só o empreendedor sabe como é quando a sua ideia é rejeitada ou quando o seu sonho de empreender não dá certo.
Por esse motivo, é necessário o teste do produto antes de ser oferecido no mercado. Toda a pesquisa, desde pensar em como lançar um novo produto ou como testar um novo serviço, é o diferencial entre a falha e o sucesso da sua empresa. O conceito se resume a uma sigla: MVP.
MVP ou Mínimo Produto Viável (Minimum Viable Product) é um conjunto de testes feitos para validar a viabilidade do seu negócio. Atenção! Esse ainda não é o produto final, mas sim um protótipo com todas as características e valores que irão compor o produto final, e que será apresentado a um grupo seleto de pessoas que correspondem ao público alvo que se pretende atingir.
A partir do feedback desse grupo, pode-se saber se a sua ideia está pronta para ser lançada no mercado, dessa vez com a certeza que será aceita pelo público desejado, ou se a ideia precisa ser melhorada e/ou alterada para chegar com sucesso aos consumidores. Esse protótipo é uma forma resumida do produto final, feito com o mínimo de recursos possíveis e com a função de colocar em prova a visão do empreendedor para provar se a ideia é real ou apenas utópica.
Com o MVP, o empreendedor economiza dinheiro investido, pois não lançará nada sem saber ao certo se terá o retorno esperado. Com ele, perguntas como “Como saber se o meu serviço é viável?” ou “Como saber se o meu produto terá sucesso?” são respondidas nas conclusões do feedback e você terminará o experimento sabendo a real viabilidade do produto.
Para esclarecer melhor, o MVP não é um protótipo criado para dar errado ou para não atrair pessoas – a ideia é exatamente o contrário. Ele é criado para ter sucesso, pois o mínimo produto viável é uma proposta de valor entregue e tem o objetivo de provar que a ideia fará sucesso. Se não fizer, você terá feedbacks para melhorias e um futuro lançamento com mais certeza de quais resultados esperar.
Um dos principais benefícios é a possibilidade de poupar o empreendedor dos riscos de ter um prejuízo imenso ao lançar no mercado um produto que não se sabe se será aceito pelo público. Porém, existem muitos outros fatores importantes envolvidos nesse processo: o MVP também serve para criar um laço de proximidade entre você e o usuário, porque ter a opinião levada em conta na criação de um produto/serviço que gosta é gratificante para o consumidor.
Essa troca de informações entre os dois lados permite ao empreendedor aplicar os melhores preços, ter inovação nos seus produtos e serviços e ainda ter a real visão do mercado, “prevendo” eventuais mudanças antes da concorrência.
A primeira coisa que você precisa saber é que não existe um manual ou uma fórmula a se seguir, cada projeto irá demandar pontos e funções específicas, mas sabendo os principais pontos é possível entender quais outros podem ser necessários. Segue abaixo os tópicos “guias” para iniciar o caminho do MVP:
Conheça as dores do seu público, pois sabendo disso você poderá criar uma proposta de valor que traga soluções para o consumidor. Todo modelo de negócio começa com a determinação do que irá atrair a atenção do mercado e gerar lucro, então pense bem qual valor você quer atrelar a sua marca e reproduzir nos seus produtos.
No segundo passo, o empreendedor deverá definir os propósitos do MVP, ou seja, delimitar quantas variáveis serão confirmadas para colocar o projeto em prática.
O script será montado pensando nos processos que serão utilizados, como entrevistas, teste A/B, testes presenciais, etc. Além disso, deve ser observado o feedback dos clientes – por exemplo: se um cliente não utiliza certa funcionalidade do produto, é porque não o agradou, ele não soube usar ou não viu a função?
Chegamos a um passo muito importante para o MVP. Aqui será analisada a receptividade do mercado quanto ao seu produto/serviço para justificar o investimento pretendido.
Existem diversas formas de validar uma ideia e testar um produto. As duas mais comuns são o teste alpha, que consiste em lançar o protótipo para um grupo seleto que representa o seu público-alvo, e o teste beta, onde divulga-se o MVP para o público geral.
Aqui o feedback precisa ser muito bem analisado em 2 pontos:
Esse ponto é a conclusão de todo o teste até o momento. Aqui você saberá se vale a pena continuar, o que deve melhorar ou modificar e se a sua proposta de valor agradou o mercado.
Interpretar feedbacks não é uma tarefa fácil, porque nem todos os usuários falam algo que faça sentido com o seu modelo de negócio. É um processo de filtração de resultados, separar o famoso joio do trigo, e depois disso você terá os feedbacks que impactam seu negócio.
Pode acontecer de no final não existirem feedbacks suficientes para uma conclusão e ser necessário realizar mais testes – isso é perfeitamente normal e fornece mais segurança ao empreendedor. Caso, ao final da análise, você perceba que a resposta foi positiva, então avance para o lançamento do produto final. Caso contrário, não desanime, pois isso acontece com mais frequência do que parece. Aproveite o que aprendeu até aqui, reformule a sua proposta criando uma nova hipótese a ser testada e siga em frente.
DICA: Nem todos conseguem abraçar as mais variadas etapas do empreendedorismo sozinho – na realidade, essa é uma tarefa muito difícil. Então, se você perceber que precisa de uma ajuda profissional, não hesite em recorrer a uma consultoria que pode te auxiliar rapidamente, ou a uma Assessoria, caso precise de alguém que analise de forma mais completa a sua empresa e te ajude a implementar os passos necessários.
O MVP é uma ferramenta de testes no auxílio do desenvolvimento de novos projetos, por isso é de extrema importância se cercar de profissionais qualificados, com novas visões e ideias.
Nós, da Produtiva, trabalhamos com opções de assessoria integrada nas áreas de processo, financeira e estratégica. Se você é um empreendedor (a) que busca iniciar um novo negócio com uma equipe qualificada que te auxiliará nos processos e na idealização de novos produtos e serviços, entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.