Você entende o funcionamento completo da sua empresa e tem bem definido qual a proposta dela para o mercado?
Você sabe quem são os seus clientes e qual o diferencial que eles que eles enxergam em seu produto/serviço? Você sabe dizer qual o modelo de negócio que sua empresa mais se encaixa?
Ter esse conhecimento é essencial para que você e seus colaboradores possam entender como a empresa funciona e para que ela consiga se posicionar no mercado, sabendo exatamente onde deve estar e quais ações são necessárias para isso.
Pensando nessa importância é que irei trazer aqui para você o porquê de se ter bem definido seu modelo de negócio e como você pode construí-lo!
Modelo de negócios nada mais é do que o formato em que sua empresa atua.
Entretanto, para que se tenha bem definido o funcionamento da organização, é necessário que se possua com clareza todos os pontos essenciais que a formam, como quem são os seus clientes, o que você entrega à eles, como estabelece contato e qual o diferencial frente ao mercado, além de quem são seus stakeholders, os recursos e operações necessários à sua atividade-fim.
Para que fique mais claro pra você, como exemplo de modelos de negócios temos: franquias, venda direta, b2b (business to business) e até mesmo modelos que vieram à tona recentemente, como o de economia compartilhada.
Fazendo referência a um termo muito em voga na atualidade e considerado por muitos como de extrema relevância para o desenvolvimento pessoal e profissional, o autoconhecimento permite a identificação de qualidades e pontos de melhoria, ajudando também no controle emocional.
Não só isso, mas como acreditava o psicólogo Carl Rogers, compreendendo a si mesmo o ser humano conseguiria se transformar em tudo aquilo que ele deseja ser.
Trago aqui esses conceitos pois acredito que, da mesma forma que o ser humano pode se desenvolver entendendo a si mesmo, quando conhecido o funcionamento da empresa, ela pode estar sendo aprimorada para que chegue em seu nível máximo de satisfação e consiga atingir tudo aquilo que foi almejado em sua criação.
É bem simples e existem muitas ferramentas que podem te auxiliar! Irei apresentar para você algumas delas e é muito importante que você as utilize como guia para construção mas que também deixe tudo documentado, para que você possa revisar quando quiser ou até mesmo deixar visível em sua empresa para os colaboradores internalizarem ou como forma de apresentar a sua organização para stakeholders.
Essa é a ferramenta mais conhecida e a maior referência quando se trata de modelo de negócio. Ela segmenta em 9 áreas tudo aquilo que é importante para uma empresa:
Para que fique mais claro, trouxe aqui também um exemplo de um BMC que, nesse caso, foi construído tomando como base uma loja de roupas:
Caso você deseje, a Produtiva tem disponível para você um material gratuito que o guiará na construção do seu BMC.
Também conhecido como Canvas da Proposta de Valor, essa ferramenta dá um maior enfoque nas áreas de proposta de valor e segmento de clientes, que também estão presentes no Business Model Canvas.
A intenção de se utilizar apenas essas duas áreas é a de focar especificamente nas necessidades do cliente e em como a empresa pode atendê-las.
O Sexy Canvas é uma ferramenta que possui a intenção de, por meio dos 7 pecados capitais, identificar estímulos que os clientes podem desenvolver em relação aos seus produtos, que os levarão a compra-lo. A sua utilização pode auxiliar a construir estratégias de marketing e até mesmo a conhecer melhor o seu produto e aprimora-lo.
Ciclo Validation Rocket: Essa metodologia, que funciona por meio de ciclos, auxilia no desenvolvimento do negócio e tem a intenção de alcançar a estrutura de modelo de negócios que mais se enquadra para a sua empresa.
Não, pelo contrário! A ideia de se ter formulado e documentado seu modelo de negócio é exatamente para que você o revise constantemente, sempre verificando se aquele modelo ainda condiz com o que o mercado espera ou se são necessárias alterações, seja para melhor estruturação interna ou inovações na entrega de valor ao cliente.
Principalmente em momentos de crise, como a que estamos vivendo agora em decorrência do corona vírus, é de extrema importância que a sua empresa se adapte às novas condições de mercado, analisando quais os pontos que devem sofrer alterações e quais os que devem ser mantidos para que ela continue sua atuação e consiga oferecer o que o novo padrão de consumo solicita.
Mas não espere por crises e situações difíceis para fazer alterações em seu modelo de negócio!
Hoje o mercado pede por inovações e as empresas que se destacam são aquelas que estão constantemente em busca do novo e do diferente. Então, estabeleça uma rotina e defina um período para revisar a forma de atuação da sua empresa e pensar em como ela pode estar se superando cada dia mais.
Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco! Também temos outros conteúdos aqui no site que podem te auxiliar a chegar onde deseja com seu negócio!