Os impactos da pandemia ficaram mais e mais claros com o tempo. No setor comercial não foi diferente, afinal, com todos em casa, obviamente o modo de compra tinha que mudar.
E muitas dessas transições permaneceram pós pandemia, mesmo que não na totalidade. Para saber lidar com essas mudanças, siga a leitura e aprenda a analisá-las.
Entenda as mudanças de hábitos dos consumidores
Um dos principais impactos para essa mudança nos hábitos dos consumidores, foi por causa dos dois anos de lockdown que trouxeram novas formas de comprar sem precisar sair de casa.
Mas os empreendedores podem se perguntar: esses hábitos vieram para ficar?
É preciso lembrar que a pandemia não exatamente mudou o que existia no setor comercial, apenas acelerou mudanças que já estavam caminhando. As compras via e-commerce e o delivery, por exemplo, já estavam há alguns anos no mercado e apenas cresceram.
Hoje, de acordo com estudos disponíveis no Google Academy, 51% das pessoas que aderiram ao e-commerce de alimentos querem continuar com esse hábito mesmo após a volta à normalidade. É fácil pensar que muitas dessas mudanças vieram para ficar.
Você já deve saber de algumas, mas vamos aprofundar:
Carrinhos e listas de compras que podem ser compartilhadas entre várias pessoas estão cada vez mais comuns.
A crise fez com que os clientes repensassem o consumismo. Houve uma melhoria na consciência sobre sustentabilidade, meio ambiente, minimalismo, a satisfação com os bens de consumo atuais e etc.
Por causa dos novos hábitos de compra, as lojas tiveram que adotar novas logísticas, como toda a adaptação para o Delivery, as melhorias do e-commerce, o suporte para o cliente online e mais. É claro, as lojas físicas não morreram, apenas viraram complementares.
Há vários vieses cognitivos que influenciam a decisão e o comportamento do consumidor. Vamos te apresentar como implementar essa prática:
Por causa dos hábitos digitais, em que os consumidores rolam a página com velocidade para ver sempre novas informações, descrições curtas sobre os objetos vendidos são ideais. Use especificações-chave dos produtos para simplificar a compra.
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Por causa do mundo acelerado da internet, a sua empresa precisa ser rápida no atendimento, ou o consumidor pode perder o interesse. Garanta uma jornada de compra qualificada para o digital para que o cliente permaneça com a sua marca.
Recomendações, feedbacks e avaliações de outros clientes são checados pelos possíveis consumidores. Na internet, o boca a boca é ainda mais importante, pois um comentário ruim pode chegar a muitas pessoas rapidamente.
Se o cliente acha que há pouca disponibilidade de um produto, ele se torna mais desejável.
A sua empresa precisa contar com vozes de autoridade para que o cliente confie nos seus produtos. Conte com especialistas nessa fase.
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É claro, não há como esquecer do necessário: manter o melhor atendimento para aumentar as vendas. Nós também podemos te ajudar nessa jornada, clique aqui para saber como.
Esses vieses pertencem ao marketing há anos. Mas, com as compras digitais, não há como abrir mão deles. Quer saber mais sobre como lidar com as grandes mudanças no comportamento do consumidor? Conte com a Produtiva para repaginar a sua logística, o Marketing e as vendas. Fale conosco!