Você sabe a real importância do modelo de negócio para sua empresa? E o impacto que essa ferramenta tem em atrair seu público e alavancar vendas? Aqui no blog já falamos sobre o que são modelos de negócio e como eles podem influenciar o seu empreendimento. Nesse artigo vamos te apresentar alguns tipos de modelos de negócio, mas antes, vamos recapitular rapidamente alguns pontos.
De forma simples, modelo de negócio é o formato que sua empresa atua. Ao conhecer seu público, saber o que você entrega a eles, qual seu diferencial no mercado, quem são seus stakeholders, entre outros pontos essenciais, você terá uma organização bem definida e poderá mais facilmente encontrar seu modelo de negócio.
Você pode então se perguntar: Qual o benefício que um modelo de negócio trará para minha empresa? O benefício não está no produto final, mas no caminho para chegar até ele, pois para definir um modelo para o seu negócio, é necessário conhecer a fundo cada etapa da etapa, valores e entrega ao seu cliente. Conhecendo tão profundamente sua marca, você terá Know-how para caminhar sem medo no mundo do empreendedorismo.
Vale destacar também que o modelo de negócio não será o mesmo eternamente. É necessário estar em constante atualização, tendo em vista a movimentação do mercado. Sua empresa pode também utilizar mais de um modelo de negócio simultaneamente, combinar características dentre alguns e criar novos modelos que se adaptem com mais perfeição ao seu empreendimento.
O Modelo de Negócio está em todas as etapas da sua empresa, e como já falamos anteriormente, para que ele seja corretamente aplicado, duas etapas internas são essenciais: o bom planejamento estratégico e uma boa gestão estratégica . Ambos trabalham em conjunto para estruturar a sua empresa de forma sólida e alinhada a todos os valores e entrega da marca. Com esses dois pontos realizados, e uma empresa melhor estruturada, é a hora analisá-la e definir o modelo de negócio ideal.
Confira alguns modelos:
Ou Business Format Franchising (Franquia de Negócio Formatado), é a venda de licença de uma marca existente tendo como responsável o franqueador e o franqueado.
O franqueador já tem um negócio rentável estabelecido e decide crescer geograficamente para outras regiões, assim oferece treinamento para quem deseja perpetuar sua marca. Conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem 160 mil franquias em operação no país em 2019, um número 4,7% maior que no ano anterior.
Exemplos de franquias: Havaianas, McDonald’s, Bob’s, Subway e Boticário.
Caracterizada pela venda contínua e periódica, Assinatura é um dos mais velhos modelos de negócio. É baseado em periodicidade, tendo as assinaturas mensais, trimestrais ou anuais como as práticas mais comuns.
Hoje, basicamente todo brasileiro tem ou já teve contato com esse modelo. Muito usado no mundo do entretenimento, dos jornais e revistas, recentemente recebeu um novo exemplo: as caixas exclusivas para fãs. Editoras de livros adotaram o formato entregando novos lançamentos e brindes exclusivos todos os meses.
Dica: coma grande concorrência desse modelo, períodos gratuitos para degustação e bônus para o cliente que fechar pacotes anuais, por exemplo, são boas estratégias.
Exemplos de assinaturas: Netflix, Sky, Intrínsecos, Prime Video, Disney+,…
Essa é a variação moderna do modelo de assinatura, para aqueles usuários que preferem não ter a obrigação de assinar para desfrutar do mínimo do serviço.
O modelo costuma ser bem aplicado em empresas de tecnologia, que oferecem uma parcela do seu serviço em uma versão gratuita, porém limitada, fornecendo a opção de migrar para um plano Premium com mais funcionalidades. E então ocorre um grande investimento nas ofertas Premium para seduzir o cliente com preços baixos por determinados períodos.
Exemplos de Freemium: Spotify, Dropbox, Onedrive, Youtube, Deezer,…
Nesse modelo a empresa cria uma interdependência entre o serviço/produto comercializado, oferecendo primeiro o produto de compra com um preço bem abaixo do esperado, mas recuperando o investimento no produto vendido em seguida, essencial para o seu pleno funcionamento.
Um exemplo recente desse modelo é a máquina de café Nespresso. Ao “fisgar” o cliente pelo baixo preço da cafeteira, a empresa consegue garantir maior lucro ao comercializar por um maior período de tempo suas cápsulas exclusivas. É uma forma de expandir o seu ticket a médio prazo.
Exemplos de Isca e Anzol: Nespresso, Gillette, Impressoras HP, Sony Playstation,…
O Marketplace foi um dos modelos de negócio que mais cresceu durante a crise e o Isolamento Social. Esse modelo consiste em disponibilizar produtos de diferentes vendedores em um único ambiente virtual, considerando um e-commerce de grande porte, que pode ou não vender os próprios produtos, mas acima de tudo possui um grande número de clientes que confiam na marca.
Para as grandes empresas, o marketplace é um modelo de negócio, já para as pequenas é um canal de distribuição, onde é possível alcançar grande clientela de forma rápida e em ambiente seguro. Entretanto, esse modelo tem suas desvantagens, pois a pequena empresa raramente terá sua marca reconhecida, por estar sempre atrelada a uma empresa de grande nome.
Exemplos de marketplace: Amazon, Americanas, Magazine Luiza, Submarino, Mercado Livre,…
Esse modelo é a febre do momento. Aqui a empresa é intermediárias entre o cliente e o “fornecedor”. Um exemplo famoso é o Airbnb: de um lado temos uma pessoa com um imóvel disponível por um curto período de tempo, ou um quarto vago em sua residência; do outro lado temos pessoas que amam viajar ou viver experiências diferentes, mas buscam lugares com tarifas mais em conta, o que não é comumente praticado em hotéis. A empresa então serve como conexão para os dois lados, oferecendo lucro para o “fornecedor”, e um ambiente seguro para o viajante, livre de pessoas mal intencionadas.
Aqui chamamos de win-win, quando todos os lados saem ganhando, inclusive a plataforma que cobra taxas em cima do serviço prestado. A Uber também é um exemplo desse tipo de negócio, ao conectar fornecedores a clientes por meio de viagens.
Existem inúmeros modelos de negócio, e escolher o correto para a sua empresa pode ser uma tarefa bastante complicada sem ajuda de um profissional. Nós da Produtiva Júnior oferecemos Consultorias Empresariais aos nossos clientes, com um serviço de Criação, validação, adaptação e estruturação de modelos de negócio, perfeito para quem deseja (re)estruturar sua empresa. Fala com a gente! Ficaremos felizes em poder participar do seu projeto.