O mundo digital mudou a forma como os consumidores se comportam e a pandemia acelerou essa transformação. As empresas precisaram, de uma hora para outra, transferir a maior parte do seu funcionamento para o mundo online e mudar a comunicação com os clientes. Entender o caminho que o consumidor percorre ao comprar, é conhecido como jornada de compra, uma etapa essencial que tem o intuito de conseguir cativar e influenciar esse cliente na passagem pela sua loja.
Se o mundo está passando por tanta mudança, a forma de comprar também. O seu público tem novos anseios, e não há como comunicar efetivamente, encantando e fidelizando, se você não entende essa nova forma de atravessar os canais de compra: ou seja, a jornada.
A jornada de compra (do inglês buyer’s journey) é o modelo que utilizamos para definir em que etapa da compra o consumidor em potencial está. A jornada de compra é comumente dividida em quatro fases: aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão:
Aprendizado: o cliente não sabe que tem um problema ou necessidade;
Reconhecimento: a partir da pesquisa de informações, do Marketing da sua empresa ou de outros canais, o cliente percebe a sua necessidade de um produto ou serviço;
Consideração: o consumidor considera soluções, compara as que parecem mais benéficas;
Decisão: após a análise, o cliente decide se compra ou não.
Entender essa jornada é essencial para que você possa construir estratégias e planejamentos que de fato funcionem para o seu cliente. Atualmente, comunicar, incentivar, persuadir e vender são ações mais leves, a partir de uma construção de relacionamento com o público e do fortalecimento da sua marca. Ter uma estratégia bem construída e que esteja adaptada ao ciclo do consumidor é o ideal para gerar confiança e otimizar os resultados.
A pandemia impactou muito o mundo do e-commerce. O consumidor, que não quer se arriscar, prefere comprar tudo a partir do conforto do seu lar. O crescimento do comércio eletrônico foi de pelo menos 36,7% na América Latina em 2020. O impulso de compras também diminuiu, com muito mais atenção ao essencial e cuidado com a higiene.
Naturalmente, atividades como o Delivery e o Marketing Digital cresceram bastante. Com a quarentena, a forma mais fácil e confortável de adquirir a comida do seu restaurante favorito é pedir no Uber Eats ou outro aplicativo semelhante.
Essas mudanças vão permanecer no pós-pandemia? Com certeza, no mínimo, as novidades da tecnologia estarão alinhadas às necessidades do consumidor, das empresas e da economia. O interessante é a possibilidade que os consumidores têm de comprar quando quiserem, onde quiserem e por qual canal preferirem. É o nosso papel oferecer uma experiência encantadora, confortável e sem problemas.
Muitas mudanças, mundo digital, e-commerce, redes sociais, novos canais de comunicação online e consumidores sempre em casa… Como lidar com esse novo mundo de compras que representa o novo cenário do mercado?
Omnichannel não é o mesmo que multicanal, mas sim uma estratégia mais profunda e complexa: na prática, é o uso conectado de diferentes canais de comunicação para chegar até o consumidor, utilizando em conjunto o online e o offline. Dessa forma, a experiência do público é muito facilitada.
Ter um planejamento Omnichannel é mais do que o ideal para construir um bom relacionamento com o consumidor: a sensação de confiança, facilidade e vários benefícios que a sua empresa vai transmitir ao estar sempre disponível, pois é importante para fidelizar o público.
Trata-se de ter um telefone, Whatsapp, e-mail, site adaptado ao desktop e loja física totalmente conectados: o seu cliente compra pelo e-commerce e escolhe pegar o item na loja física, ou recebe por Delivery, mas pode fazer a troca pessoalmente em qualquer loja, por exemplo. Essa estratégia também traz redução de custos físicos.
Quer entender com mais profundidade o que é o Omnichannel? Confira aqui o nosso artigo.
Os canais podem ser diversos, mas eles podem não serem úteis se não for o que o seu público precisa e espera. Não ofereça diretamente a venda para consumidores que ainda estão entendendo o problema e buscando soluções. Procure publicar em suas redes sociais e newsletters conteúdos úteis que tragam informações interessantes para o público.
Aprenda a entender os dados sobre os seus consumidores. Idade, gostos, geolocalização… Todas as informações são importantes para que a sua venda se adapte. Você precisa falar com o seu cliente na linguagem que ele gosta e entende: jovens, por exemplo, naturalmente se comunicam de forma mais jovial, já se o seu conteúdo é para especialistas, pode utilizar linguagem técnica, entre outras diferentes situações. Dessa forma, você também vai entender quais canais são os favoritos dos seus consumidores: instagram, Facebook, e-mail, Whatsapp, ligações ou outros. Lembre-se da importância da pesquisa para o seu negócio com o nosso artigo sobre o tema.
Novas tecnologias como o e-commerce vieram para ficar e é necessário se adaptar para vencer o mercado. Também é essencial ter o seu serviço/produto atualizado nas plataformas de venda: aplicativos, sites e redes sociais precisam usar e abusar da inovação e proporcionar uma boa experiência de compra para o cliente.
Podemos ajudar nessa tarefa com alguns materiais muito úteis:
Entenda como adaptar o seu negócio ao Delivery
Descubra plataformas para gestão do Delivery
Saiba mais sobre como construir um bom planejamento estratégico
A pandemia foi decisiva para todas essas mudanças, mas elas já vinham acontecendo e a adaptação é um processo necessário para todos os empreendedores. O uso adequado da tecnologia tem vários benefícios, inclusive o menor gasto com lojas físicas, contas de energia, água e outras contas de escritório. Pequenas empresas podem funcionar praticamente apenas a partir da internet.
A inclusão digital é um processo que a pandemia só acelerou e, para conseguir superá-lo e utilizar todo esse mundo tecnológico ao seu favor, você precisa de uma consultoria especializada. A equipe da Produtiva é capacitada e qualificada em inovação para construir o planejamento estratégico ideal para cada negócio. Fazemos um estudo profundo sobre o seu consumidor, o seu setor e a jornada de compra para construir resultados otimizados e feitos especialmente para fortalecer a sua marca. Fale conosco!