Quando a ideia de um produto ou serviço surge, é um momento brilhante para todo empreendedor. Mal podemos esperar para dar forma ao que projetamos, mas não podemos dar passos sem antes fazer boas análises, ou os sonhos podem resultar em dores de cabeça.
Por isso, uma das primeiras coisas a se fazer antes da abertura de uma empresa é decidir qual será o seu tipo de modelo de negócio, que dependerá da proposta de valor e das características do empreendimento.
Não podemos simplesmente copiar modelos de negócios. Mesmo que pareça que foram modelos de sucesso para outras empresas, o seu modelo de negócio é a sua ideia de criação e a forma como você vai gerar valor para os clientes. É o primeiro passo ideal para colocar em prática a sua proposta.
O SEBRAE definiu, em 2016, que modelo de negócios é “a forma como a empresa cria, entrega e captura valor”. De fato, os modelos de negócios são a forma com a qual uma empresa coloca no papel a sua ideia de criação, explicando como gera e entrega valor para os clientes a partir do projeto.
É bastante particular, não existindo uma receita pronta, mas sim formada a partir das características da empresa. Na prática, é um resumo sobre o funcionamento, o produto e a forma como o negócio ganha dinheiro.
Se quiser saber sobre o conceito do Modelo de Negócio com mais detalhes, nós temos um artigo só sobre o tema. Também já falamos sobre quão importantes são os modelos de negócios para o futuro das empresas neste artigo.
O comportamento do consumidor foi bastante afetado tanto pela revolução digital que já acontecia quanto pela sua aceleração causada pela pandemia. Estamos em anos de compras online, reuniões com as câmeras ligadas e muito delivery. Por isso, precisamos falar sobre os novos modelos de negócio que podem servir de inspiração para que empresas nasçam e evoluam cada vez mais inovadoras. Conheça alguns:
Modelo Freemium – Esse modelo aposta em uma versão mais básica e gratuita que conquistará o cliente. Em seguida são ofertadas as funções “premium”, que serão pagas.
Modelo por Assinatura ou Inscrição – A assinatura é para empresas que querem manter o consumidor por longos períodos e possuem produtos ou serviços constantes para oferecer.
Modelo de Ofertas Gratuitas – É como funciona o Google ou até mesmo o entretenimento oferecido por muitos influencers: o público adquire o produto principal gratuitamente, mas o negócio ganha dinheiro por ser atrelado a outros serviços, como publicidade e captura de dados e comportamentos.
Modelo de Marketplaces – Uma loja aluga o espaço virtual de outra loja maior, cedendo a ela uma porcentagem sobre as vendas. É vantajoso para ambas, já que a loja menor terá mais visibilidade para alcançar públicos, e a loja maior terá mais uma fonte de lucro.
Modelo por Relacionamento – Esse modelo, muito interessante para fidelizar e encantar, apoia o revendedor, consumidor ou colaborador com tudo o que é necessário e, a partir desse relacionamento, oferta os produtos.
Modelo de Ecossistema – O consumidor fica preso em determinado segmento, como é o caso dos produtos Apple ou outras marcas de tecnologia que só permitem aplicativos, fones de ouvido, carregadores e outros produtos da mesma empresa funcionando juntos.
Através do modelo de negócio é possível conhecer o funcionamento da sua empresa. Quando você escolhe o melhor modelo para o que idealiza para o negócio, evita perder dinheiro e garante mais um passo em direção ao sucesso. É conhecendo com detalhes que podemos aprimorar cada processo, oferecendo ao cliente o produto e serviço na sua melhor versão. Através desse registro, é possível idealizar e planejar para que a empresa atinja tudo o que foi sonhado em sua criação.
Você vai entender como se posicionar, como se comunicar com os clientes e aumentar a competitividade enquanto fortalece a sua marca, como gerar rendimentos (os principais e os extras), como diversificar a sua carteira e vários outros benefícios. A verdade é que modelos empresariais inovadores desempenham grande papel para o sucesso das empresas.
Você já se perguntou se o seu modelo de negócio está realmente funcionando? É um questionamento válido, especialmente quando o mercado está sofrendo tantas mudanças bruscas e adaptações são necessárias. Nesses momentos, a necessidade de compreender o seu negócio é ainda maior, pois é a partir desse conhecimento que estratégias e melhorias podem ser construídas.
Afinal, a história empresarial sempre pensa sobre novos modelos de negócios e como executar as novas ideias e atender às necessidades do consumidor. Com foco nas dores do público, as empresas se adequam, melhoram e mudam o plano de trabalho para encantar, fidelizar e obter sucesso.
Você deve ter percebido quantos benefícios existem em ter um modelo de negócio inovador e bem feito. É importante que essa gestão estratégica seja construída com a ajuda de profissionais especializados para que o resultado saia personalizado e ideal para a sua empresa. Você não precisa ter dores de cabeça montando planejamentos, pois a nossa consultoria vai te guiar em cada passo em direção ao sucesso. Fale conosco!